Diarreia

Diarreia – Conheça 8 alimentos aliados da sua saúde intestinal!

A diarreia é um distúrbio intestinal com aumento do número de evacuações e fezes moles ou aquosas.

As causas: germes causadores de diarreia geralmente atingem a pessoa pela boca e podem estar em água ou alimentos contaminados.

A maioria das diarreias é causada por vírus, bactérias ou parasitas.

A diarreia é um sintoma de várias alterações intestinais que provocam evacuações frequentes com perda de consistência, tornando as fezes aquosas.

Entre as possíveis causas estão as infecções por vírus, bactérias ou outros parasitas que entram no corpo, essas são as causas mais comuns.

O problema também pode ocorrer devido a intoxicações alimentares e ao uso de certos medicamentos, como laxantes e antibióticos.

Quando ocorre diarreia, a rotina geralmente desaparece. Mas existe uma maneira de resolver esse problema: nutrição adequada.

Confira 8 alimentos para comer quando tiver diarreia

Batata

As batatas são ricas em cálcio e ferro, o que pode melhorar a eficiência do sistema imunológico.

Isso porque têm a propriedade de atuar estimulando componentes celulares e seus reguladores químicos, contribuindo assim para o equilíbrio intestinal.

Elas podem ser consumidos na forma de cozidos, sopa ou purê.

Cenoura

Rica em pectina (uma fibra solúvel) e potássio, a cenoura ajuda a combater a inflamação e a aumentar a imunidade.

Além de ajudar a repor os eletrólitos, os minerais responsáveis ​​pelo fluxo de fluidos no corpo são perdidos na diarreia.

A sua ingestão pode ser sopa espessa, fervente ou até sumo.

Banana

Quando ocorre diarreia, alguns nutrientes, como magnésio e potássio, são perdidos rapidamente.

E, aqui, a banana é uma excelente aliada para substituir esses componentes. Além disso, por ser rica em amido – uma substância que pode absorver água do intestino – essa fruta ajuda a tornar as fezes mais firmes. Ao comer, as bananas podem ser sólidas ou amassadas.

Maçã (sem casca)

A maçã ajuda a facilitar o fluxo intestinal graças às fibras que são capazes de regular o intestino. Eles “limpam” o corpo e aliviam a inflamação que causa a diarreia. Cruas ou mesmo cozidas, as maçãs são uma grande aliada.

A casca de maçã tem propriedades difíceis de melhorar os sintomas da diarreia, como a fibra insolúvel, por isso não se recomenda descascá-la para consumo.

Melancia

Nessa missão, a melancia é uma boa aliada, pois contem água e contribui para a hidratação do corpo já que a diarreia provoca desidratação.

Carnes brancas

Devido ao seu baixo teor de gordura e alto teor de vitamina B, a carne branca (de preferência de frango ou peixe) ajuda a fortalecer a imunidade.

Como também é uma fonte de proteína, esse alimento ajuda a reduzir a inflamação no intestino. Seu consumo pode ser em pedaços, cozidos e picados ou desfiados.

Arroz ou caldo de arroz

O arroz ou caldo ajuda a combater a diarreia devido à falta de fibras insolúveis que contribuem para o agravamento da diarreia.

Além disso, assim como a carne, o arroz contém vitaminas B (que o corpo humano não produz mais o suficiente e se torna ainda mais deficiente na diarreia) e ajuda a reconstruir a flora intestinal.

O maior potencial da sopa de legumes é repor nutrientes e fluidos corporais que são facilmente perdidos durante a diarreia.

Em hipótese alguma devem ser usados ​​alimentos industrializados, pois isso terá o efeito oposto e aumentará a diarreia. O melhor é apostar em sopas como batata, cenoura e nuggets de frango.

Evite esses 3 alimentos em um quadro diarreico

Alimentos que causa diarreia
Créditos da imagem Freepik

Gorduras e frituras

Quando comemos gordura e alimentos fritos, nosso corpo começa a reduzir o excesso de gordura e esse processo irrita a parede do estômago.

Quando os intestinos ficam moles devido à diarreia, a solução mais prática que o corpo encontra é expelir tudo rapidamente.

Em outras palavras, esses alimentos podem agravar os sintomas da diarreia.

Leites e derivados

Além da gordura existente, a lactose também é digerida por bactérias intestinais, portanto, pode aumentar a diarreia porque o fluxo intestinal foi afetado.

Pão integral

O pão de trigo integral contém um alto teor de fibra insolúvel, o que acelera a formação da torta fecal. Isso pode piorar a diarreia.

Diarreia e desidratação

Desidratação
Créditos da imagem Freepik

Devido à evacuação excessiva e às fezes aquosas, a diarreia faz com que o corpo perca nutrientes e água, ainda mais do que é consumido.

Esse fator causa desidratação, complicação que, se não tratada, pode transformar a diarreia em um problema maior de saúde.

Para evitar essa condição, é necessário beber líquidos como água, chás, água de coco e sucos naturais. Além disso, soros caseiros também podem ser incluídos nesta lista.

Atua na reidratação e auxilia na recuperação do organismo. Ingeri-los durante o período de diarreia ajudará a recuperar mais rapidamente.

Veja como fazer soro caseiro:

A receita de soro caseiro é prática e eficaz no combate à diarreia, pois sua composição atua na troca de eletrólitos. Confira:

Ingredientes

Água, açúcar e sal.

Modo de preparo

  • Em um recipiente, coloque 1 litro de água filtrada ou mineral;
  • Adicione 2 colheres rasas de sopa de açúcar;
  • Acrescente 1 colher de chá de sal e misture bem.

Se a diarreia persistir mesmo após uma dieta balanceada, procure atendimento médico. O consumo de quantidades adequadas de alimentos durante este período é essencial, mas se persistir, pode ser necessária medicação.

Mantenha sua flora intestinal equilibrada

Agora que você sabe o que comer quando tem diarreia, é importante entender como manter o equilíbrio da flora intestinal todos os dias.

E o aliado nessa tarefa são os probióticos! Eles atuam diretamente na estabilidade das bactérias intestinais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: