Pular para o conteúdo

Dieta do astronauta: veja os riscos que você deve conhecer antes de entrar nessa onda

Dieta do astronauta: veja os riscos que você deve conhecer antes de entrar nessa onda. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o aumento do sobrepeso e da obesidade mata muitas pessoas ao redor do mundo todos os anos.

Isso, por sua vez, aumenta o interesse em perder peso através de dietas para perda de peso. No entanto, muitos deles se tornaram muito agressivos, como a “dieta do astronauta”.

Por um lado, estão as necessidades nutricionais dos viajantes espaciais e, por outro, as necessidades nutricionais das pessoas na Terra que desejam perder peso. Este modelo alimentar foi desenvolvido para atender as necessidades calóricas e nutricionais desses profissionais em serviço. Portanto, não tem nada a ver com perda de peso. Então, por que é popular?

Assim como outras dietas “milagrosas”, seus seguidores cresceram graças ao apoio de algumas celebridades. Até mesmo seus benefícios controversos se tornaram virais nas mídias sociais. De qualquer forma, é importante saber por que ela está desencorajada e quais são seus riscos.

Como é a dieta do astronauta?

O nome desta dieta milagrosa para perda de peso não tem nada a ver com a NASA. Na verdade, a dieta dos astronautas é estritamente controlada. Durante anos, eles foram alimentados para reduzir os efeitos adversos da microgravidade, como desmineralização óssea e degeneração muscular.

Os nutricionistas devem planejar cuidadosamente o cardápio de um astronauta porque é fundamental mantê-lo saudável antes, durante e depois das missões espaciais. Geralmente, inclui uma pequena fração da energia produzida através de alimentos semilíquidos, liofilizados ou comprimidos.

É provável que nomeie a dieta de um astronauta após o tamanho da porção como exemplo. Portanto, é um nome chique, sem semelhanças em termos de nutrição e ingestão de energia.

restrição alimentar
A dieta do astronauta é extremamente restritiva. Portanto, a longo prazo, pode levar a graves consequências para a saúde.

Em que consiste?

A Dieta do Astronauta é um padrão alimentar de baixa caloria que promete perder 1kg por dia durante 13 dias. Isso é bastante rigoroso, com ingestão de calorias – independentemente da atividade, idade ou sexo – entre 500 e 700 kcal. Portanto, sua duração não deve exceder esse tempo.

Esta dieta apresenta um cardápio limitado, sem grandes alterações. Como exemplo, pode ser o seguinte:

  • Café da manhã: um copo de leite desnatado;
  • Almoço: uma salada verde acompanhada de um ovo cozido;
  • Jantar: carnes (podem ser carnes vegetais) e saladas;

Comer 6 bananas médias por dia resultará em 530 calorias. Então você tem que ter cuidado com o excesso de frutas. Depois de completar 13 dias, recomenda-se descansar por 2 ou 3 semanas antes de se recuperar para obter o efeito de perda de peso desejado.

Riscos da dieta do astronauta

A extrema restrição da dieta de um astronauta coloca em risco a saúde porque a quantidade de calorias consumidas está muito abaixo do necessário. Embora seja verdade perder peso rapidamente, o custo é prejudicial.

O metabolismo basal não é compensado

A ingestão calórica diária é de apenas 500 kcal, o que equivale a 30% das calorias requeridas pelo adulto médio para manter o metabolismo basal. Isso significa um desequilíbrio de energia que mantém a função das células, tecidos e órgãos.

É desequilibrada e pouco variada

A restrição alimentar proíbe determinados grupos de alimentos, como açúcar e carboidratos, para não adicionar calorias.

No entanto, isso significa sacrificar as vitaminas, antioxidantes e minerais que os amidos derivados de frutas e vegetais fornecem. As nozes também são limitadas devido ao seu alto teor de gordura.

Causa o efeito rebote

Perca de 10 a 13 quilos em apenas 13 dias. Essa velocidade pode levar a um efeito rebote, onde a recuperação do peso pode ser maior do que o esperado. Deve-se lembrar que antes de restringir a ingestão, o corpo está preparado para sobreviver e compensar.

Pode afetar o humor

Na dieta de um astronauta, o suprimento de energia das células fica comprometido. A fome pode levar à negatividade, irritabilidade, ansiedade ou depressão. Além disso, o ganho de peso após quase 15 dias sem comer é muito decepcionante

Pode causar “fome oculta”

Um desequilíbrio na quantidade e na qualidade da alimentação durante tantos dias pode levar à chamada “fome oculta”. Neste caso, existem deficiências nutricionais ao nível celular, especialmente se alguns oligoelementos e vitaminas que são habitualmente consumidos na dieta diária não forem suplementados.

Apesar das características de longo prazo da fome oculta, repetir o processo de alimentação do astronauta até que o peso corporal desejado seja alcançado pode levar a deficiências de micronutrientes.

Mulher fraca da dieta
Esse tipo de alimentação pode levar a um déficit de nutrientes e, posteriormente, ao efeito rebote.

Vale a pena perder peso com a dieta do astronauta?

A dieta de um astronauta traz riscos à saúde, então o custo de perder peso é considerável. Uma dieta de baixa caloria, personalizada e abordada por especialistas em saúde e nutrição, é a melhor opção para perda de peso segura.

Independentemente disso, a melhor fórmula para ter um peso ideal é a mesma de sempre: comer de forma saudável, comer vegetais e frutas, reduzir os alimentos ultra processados ​​e o açúcar e fazer exercícios todos os dias.

Veja: Será que é possível emagrecer tomando suco de berinjela com laranja? Confira!