Pular para o conteúdo

Dieta emagrecedora – qual a melhor para você?

Dieta emagrecedora que realmente funciona, veja dicas e como faze-la. Perder peso com saúde é o sonho de muita gente. Cá em nosso site até falamos sobre isso vez ou outra, uma vez que no caso das frutas low carb ou da dieta intermitente.

Atualmente existem muitas dietas que garantem promover o emagrecimento. Algumas também tem como foco incentivar a saúde com hábitos de reeducação alimentar. Emagrecer com saúde e sem tantas restrições pode ser fácil saiba qual a dieta ideal para você.

Dieta emagrecedora

Antes de iniciar uma dieta saiba que é fundamental procurar ajuda profissional, tanto medica como nutricional. Muitas dietas que prometem perda de peso em um prazo pequeno não tem a saúde como foco e acabam prejudicando quem as aderi.

Qualquer dieta deve estar relacionada a hábitos alimentares saudáveis e não devem restringir grupos de alimentos que contribuam para a saúde. Escolha dietas que recomendem a subtracção da ingestão de frituras, refrigerantes e doces ou a totalidade restrição dos mesmos em um pequeno período.

Não realize as dietas que cortem os carboidratos ou que sejam liquidas, pois essas não geram saúde e podem promover danos severos ao organismo. Confira na sequencia as melhores dietas emagrecedoras indicadas por nutricionistas.

Dieta low carb

Em geral essas são dietas que restringem o trigo da alimentação. Apesar de no primeiro momento parecer um pouco extremista saiba que o trigo pode ser devidamente substituído.

O glúten presente em pães brancos, massas e demais produtos que contenham trigo podem ser os vilões para quem deseja emagrecer. A pessoas fica inchada depois da ingestão desses alimentos e isso não ocorre somente em quem tem intolerância a substancia.

Substitua a farinha comum pelas opções low carb uma vez que farinha de arroz, farinha de amêndoas, farinha de milho, entre outras. Lembre-se de associar a dieta low carb a hábitos de promoção a saúde, como exercícios físicos diários e uma alimentação saudável.

Dieta Paleolítica

Essa opção é ideal para quem faz as refeições em casa. Consiste basicamente em não ingerir gorduras, frituras, refrigerantes, leite e seus derivados, doces, farinha refinada, bebidas alcoólicas e industrializados.

A dieta tem base no período paleolítico onde as pessoas comiam suas caças e provisões que encontravam. Por isso nas refeições são permitidos legumes, verduras, cerne, grãos, frutos do mar e raízes.

Dieta mediterrânea

Essa dieta proíbe o consumo de doces, refrigerantes, farinhas refinadas e açúcar. É permitido consumir peixes, frutas, verduras, leguminosas, ovos e cereais integrais.

Não é uma dieta difícil de seguir e é provável introduzir muitos grupos alimentares nas refeições.

Flexitariana

Essa dieta baseia-se em dois conceitos que dão origem ao seu nome sendo eles flexibilidade e vegetarianismo. Entre os benefícios de aderir a essa dieta estão o emagrecimento e a saúde.

Apesar do nome a Flexitariana é uma dieta que não proíbe por completo a ingestão de carne, mas promove o consumo de alguns  alimentos que são possíveis substitutos para a mesma. Esses alimentos são chamados de “novidade carne” que são o tofu, a lentilha, ovos, sementes e ervilhas.

Dicas Importantes

Antes de escolher uma dieta converse com um nutricionista. Aumente o consumo de água diáriamente e pratique exercícios físicos. Elimine os hábitos sedentários da sua rotina e faça refeições a cada três horas.