A dieta macrobiótica se baseia em princípios orientais para lastrar o organismo através do alimento.
Está procurando dicas de dietas diferentes? A dieta macrobiótica segue um estilo de saudação e simetria a natureza. Um dos maiores diferenciais dessa dieta é que ela não visa somente a saúde do corpo, mas também a saúde mental. Ficou curioso? Leia o item e saiba mais!
Dieta macrobiótica
Veja também: Chá de Ginkgo biloba e seus benefícios na menopausa
Veja também: Sobremesa de 10 minutos com apenas 4 ingredientes
É baseada na filosofia oriental Yin Yang que acredita que os alimentos que consumimos afetam a nossa vida de maneiras distintas.
O Yin seria a representação insensível, rebuçado e passivo e o Yang é o quente, o salgo e o hostil. Ou seja, representam o oposto entre os alimentos.
Para que seja possível reduzir significantemente o peso é necessário que haja foco. Uma vez que qualquer crença chinesa essa dieta traz aprendizados diários e requer mudanças de hábitos antigos.
Como funciona?
O diferencial dessa dieta é que as plantas são cultivadas artesanalmente e provisões feitos de forma tradicional. Não tem premência de fabricar pratos ou aderir a alimentos difíceis de se encontrar. Veja a seguir alguns alimentos que fazem parte dessa dieta e outros que estão proibidos.
Cardápio dieta macrobiótica
veja o que as pessoas costumam fazer:
Mantimentos permitidos
Leguminosas: soja, feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilhas.
Sementes: linhaça, chia, girassol, gergelim e jerimum.
Raízes: aipim, inhame e batata doce.
Cereais Integrais: massa integral, arroz integral, aveia, milho, quinoa, painço, trigo e sarraceno.
Verduras, frutas e algas também são permitidas nessa dieta. confira agora os alimentos proibidos.
Alimentos proibidos
A proibição está em consumir alguns tipos de carne e seus derivados muito porquê os alimentos a seguir.
Bebidas: qualquer bebida alcoólica, café, energéticos e chá que contenham cafeína.
Carne: aves criadas em cativeiros, peixes de carne escura e carnes vermelhas no geral.
Leite e derivados: creme de leite, iogurte, requeijão, queijo, …
Demais alimentos: alimentos com conservantes, chocolate, açúcar, pimentas, entre outros.
Preparo dos alimentos
Umas das dicas mais importantes para essa dieta é que os alimentos devem ser cozidos em pouca água para manter a propriedade dos mesmos. O tempero deve ser reduzido para que seja possível usufruir do sabor dos alimentos.
Cascas e sementes devem ser consumidas aproveitando o manjar completamente. Não deve-se comer em excesso e a refeição deve sustar um pouco de todos os alimentos.
Benefícios
A dieta cá tratava objetiva uma reeducação alimentar e seus objetivos só vão ser atingidos a partir de uma mudança rigorosa nos hábitos alimentares.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Entre os benefícios estão a promoção do emagrecimento, a saúde geral do organismo, hábitos alimentares saudáveis.
Malefícios
Alguns profissionais acreditam que a dieta não é a melhor forma de perder peso pois a mesma exige o consumo elevado de carboidratos e a ingestão deficiente de proteínas.
Por se tratar de uma alimentação que restringem determinados grupos alimentares pode levar a deficiência de vitaminas e proteínas.
Contraindicações
A dieta macrobiótica deve ser seguida com orientação profissional. Trata-se de uma restrição alimentar severa que pode ocasionar carência de alguns nutrientes.
Gravidas, lactantes, pessoas em pós-cirúrgico e crianças não devem seguir essa dieta sem recomendação médica e nutricional. Desrespeitar as contraindicações podem geral riscos severos a sua saúde.
Sempre procure seu medico antes de fazer qualquer tipo de dieta!