A dieta sem glúten tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos, tanto para pessoas com doença celíaca quanto para aquelas que buscam uma alimentação mais saudável.
Essa dieta consiste em excluir alimentos que contenham glúten, uma proteína presente em cereais como trigo, cevada e centeio. Ao seguir uma dieta sem glúten, muitas pessoas relatam melhora em sintomas como inchaço abdominal, fadiga e problemas digestivos, além de uma maior sensação de bem-estar.
Já pensou em apenas nove dias perder até três quilos de uma vez? É um período curto para muitas perdas, mas se você estava achando que não era possível, eu digo que sim. Sabe como? Aderindo à dieta sem glúten. Mas e como fazer isso em pouco tempo?
A resposta é bem simples, basta começar a realizar esta dieta que retira os alimentos ricos em glúten do seu cardápio rotineiro.
Como Funciona a Dieta sem Glúten
O que Acontece Quando o Corpo Ingere Glúten?
A primeira coisa é o aumento do peso. Este elemento ajuda a ganhar os quilinhos indesejáveis. Outro ponto é que você começa a se sentir mais inchado na região do abdômen após a ingestão de alimentos ricos em glúten. Por isso é interessante que você conheça essa Dieta sem glúten.
Passo a passo para Ingerir Menos Glúten
Não existe segredos mirabolantes para essa dieta. Basta você ver os alimentos que sejam ricos em glúten e eliminá-los do seu dia a dia, durante um período.
Os alimentos que possuem em sua composição essa substância, normalmente são: os pães, as bolachinhas industrializadas, os bolos e alguns outros.
Mantendo a Perda de Peso
Se você já chegou ao peso ideal, como fazer para mantê-lo? Essa é uma dúvida que acomete a todas as pessoas que decidem iniciar uma vida mais saudável em busca de qualidade de vida.
Pois bem, nessa hora é que entram as práticas físicas. É de extrema importância que você mantenha um ritmo de exercícios diários para evitar o famoso efeito sanfona, que é quando os quilinhos perdidos voltam à tona.
Dessa forma, acho interessante que você busque por mais informações e métodos que comprovem a sua verdadeira eficácia trazendo os resultados que você espera.
Dicas para um Cardápio sem Glúten
Se você está pensativo ainda sobre o que acrescentar em sua alimentação ou o que deve retirar, uma dica bem interessante é olhar os rótulos e ver os ingredientes, normalmente é escrito na embalagem se contém glúten ou não.
Dieta sem Glúten no Dia a Dia
Café da manhã
Se você está acostumado a comer o pão logo cedo, fique tranquilo, pois não há necessidade de tirar, basta observar se há essa substância, caso não tenha, pode comer a vontade. E se você gosta de tapioca é uma boa dica pois esse certamente não tem.
Almoço
Aqui as opções são mais variadas. Uma sugestão é comer arroz com um filé de frango, de preferência grelhado, com alguma salada. E para a sobremesa opte pelas frutas.
Lanche da Tarde
Nesse horário você pode escolher tomar alguma vitamina feita com frutas a gosto. Por exemplo, morango misturado com leite de amêndoas é uma ótima vitamina.
Jantar
Antes de dormir sempre é bom comer algo para não ficar de barriga vazia. Como também não dá para fazer uma refeição grande, escolha comer legumes cozidos que sejam temperados e a seu gosto.
Cardápio para Dieta sem Glúten
Dia 1
- Café da manhã: batata doce com ovos cozidos.
- Lanche da manhã: 1 pedaço de abacate.
- Almoço: Salada de feijão verde com legumes e frango desfiado.
- Lanche da tarde: tomate assado com alho.
- Jantar: camarão grelhado com quinoa, pimentas e ervas.
Dia 2
- Café da manhã: vitamina de banana e 3 pães de queijo.
- Lanche da manhã: 1 pedaço de melancia.
- Almoço: feijão branco com frango grelhado.
- Lanche da tarde: azeitona e legumes cozidos no vapor.
- Jantar: salmão grelhado com alecrim, batata doce e limão.
Dia 3
- Café da manhã: suco de maçã e salada de frutas.
- Lanche da manhã: meio abacate e 1 e castanhas.
- Almoço: bife grelhado, macarrão de cereais com chia e linhaça.
- Lanche da tarde: Antipasto de alcachofra e vegetais cozidos.
- Jantar: frango marroquino com couve-flor e castanha de caju.
Dia 4
- Café da manhã: vitamina de banana e salada de frutas.
- Lanche da manhã: fatias e abacaxi.
- Almoço: creme de beterraba e frango grelhado.
- Lanche da tarde: suco de limão e vegetais crus.
- Jantar: brócolis cozidos no vapor, peixe grelhado e arroz integral.
Dia 5
- Café da manhã: pêssego com quinoa e nozes e queijo ricota.
- Lanche da manhã: 1 vitamina de morango batido na água de coco.
- Almoço: Salada com curry, frango e lentilhas.
- Lanche da tarde: Tahini com biscoitos integrais e sem glúten.
- Jantar: Sementes de gergelim com frango grelhado.
Dia 6
- Café da manhã: salada de frutas e um pedaço de bolo sem glúten.
- Lanche da manhã: 1 fruta à sua escolha.
- Almoço: salada de frango com legumes e batata doce.
- Lanche da tarde: creme de abacate e mel.
- Jantar: ratatouille.
Dia 7
- Café da manhã: omelete de Ratatouille
- Lanche da manhã: 1 frita à sua escolha e castanhas do Pará.
- Almoço: Salada de lentilha, mandioca e linguiça caseira.
- Lanche da tarde: pedações de chocolate amargo.
- Jantar: bife grelhado e grão de bico.
Existe Contra Indicação?
Não há nenhum estudo que diga que você não possa retirar o glúten das suas refeições. Você não irá sofrer com nenhum problema após a retirada deste elemento, quando iniciar sua dieta sem glúten.
Normalmente ela é até indicada para aquelas pessoas que tem algum tipo de alergia ao ingerir e que acabam gerando uma inflamação no corpo. Mas sempre é bom ter um acompanhamento de um profissional da área para ter mais informações.
Outra indicação importante é para quem tem problemas com o diabetes, essa é uma dieta bastante proveitosa e você pode começar
Informações importantes
Não se deve começar qualquer dieta sem antes procurar um profissional no assunto de emagrecimento, além disso a Dieta sem glúten te ajuda a perder, mas manter é com você.