Entenda o que acontece com seu corpo se você “segurar” a urina quando sentir vontade de fazer xixi.
A micção é uma das chamadas necessidades fisiológicas do corpo humano. Os rins, bexiga, ureteres e outras “partes” do nosso sistema urinário são responsáveis por expelir o que chamamos de “urina” ou mais depreciativa “urina”.
Esta substância é uma mistura de muitos outros compostos, como o ácido úrico, e também possui uma microbiota.
A bexiga é o órgão responsável por “armazenar” a urina. O volume médio é de meio litro, podendo chegar até o dobro.
Quando vem o impulso, somos “espremidos”, o que indica que a capacidade da bexiga se esgotou e o corpo precisa excretar o excesso de urina.
Portanto, a urina é um subproduto do corpo humano e precisa ser removida regularmente.
No entanto, além do processo natural de produção de urina, beber muito líquido pode aumentar o volume da urina.
Às vezes, a vontade vem e você não consegue urinar imediatamente, resultando nas seguintes suspeitas:
Demorar para urina faz mal à saúde?
Esta não é uma prática benéfica. Tecnicamente falando, a bexiga pode reter a urina pelo tempo que o indivíduo precisar.
Acontece que um músculo chamado esfíncter uretral é responsável por “prender” o fluido na uretra, que é a passagem para a micção.
No entanto, como mencionado anteriormente, a urina é um subproduto do corpo humano, produzido por um complexo processo de limpeza.
Por exemplo, as impurezas do sangue são contidas na urina e depois descartadas. Além disso, além de uma ampla variedade de bactérias, o ácido úrico potencialmente tóxico também é um composto amplamente presente em líquidos.
No entanto, reter a urina traz riscos à saúde.
Formação de pedras nos rins
A urina está repleta de elementos que devem ser excretados do corpo o mais rápido possível, para não prejudicar a saúde do indivíduo.
Quando o líquido não é descarregado e permanece no aparelho urinário por muito tempo, essas substâncias possivelmente gordurosas se depositam e calcificam nos rins, formando pequenos cálculos.
E os cálculos renais são uma condição muito desconfortável que, em muitos casos, até requer intervenção cirúrgica como forma de tratamento.
As Infecções urinárias
Bactérias e fungos presentes na urina podem causar infecções graves do trato urinário se o xixi não for eliminado. A maior permanência desses microrganismos no organismo promove sua proliferação.