Doril planta é um remédio natural que contém ácido acetilsalicílico,analgésico e antipirético, paracetamol e cafeína, graças ao qual é capaz de aliviar rapidamente vários tipos de dores, como dores de cabeça, musculares e febre, por exemplo no caso de gripes.
A parte mais utilizada são as folhas, que possuem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antivirais. As flores brancas da erva são buquês que ajudam a aliviar a irritação da garganta e impedir a tosse
O que é a planta doril?
Veja também: Ronco é causa de obesidade
Doril é uma planta típica da América do Sul, muito encontrada no Brasil. Vem da família das plantas ornamentais e é amplamente utilizado na medicina alternativa, pois contém ingredientes com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.
Os benefícios dela já foram comprovados por meio de inúmeras pesquisas científicas.
Também é conhecido por outros nomes, dependendo de onde está localizado. Assim, é chamada de terramicina, penicilina, perpétua do Brasil e até melhoral.
Estudos mostram que as pequenas flores brancas têm propriedades que acalmam a tosse e a irritação. O consumo é geralmente na forma de chás, mas em algumas regiões são utilizadas flores maceradas.
Veja Mais: Hipérico trata ansiedade e problemas renais
Para que serve
O principal uso de Doril é no tratamento de dores e infecções. Isso ocorre porque ele contém um poderoso ingrediente analgésico que é absorvido pelo chá das folhas.
Outro uso do Doril é no tratamento de problemas hepáticos. A planta também tem efeito laxante e diurético, sendo de grande ajuda na eliminação de toxinas do corpo. Além disso, ajuda a prevenir problemas digestivos e pode ajudar a eliminar a dor das enxaquecas.
Esta erva tem propriedades antivirais e ajuda a inibir a proliferação do vírus herpes da simples no corpo humano.
Esta espécie também pode ser encontrada em outros países da América do Sul, onde é usada na forma de chás para tratar diarreia. Quando as folhas são maceradas, tornam-se um ótimo remédio para a constipação, ajudando a regular o funcionamento do intestino.
As flores ajudam a combater a tosse e a reduzir a irritação por infecções na garganta.
Características
Doril é uma planta considerada invasora, ou seja, cresce no lugar de espécies locais. Portanto, tende a resistir às mudanças climáticas e ao ataque de pragas.
A erva pode atingir até dois metros de altura e as folhas são ovais, de textura média e lisa. Eles podem variar entre verdes (quando jovens), vermelho e roxo escuro (quando adultos).
A flor desta planta é pequena e branca, por isso também é chamada de cabeça branca em algumas áreas. As flores são utilizadas em forma de chá e devem ser consumidas pelo menos três vezes ao dia.
Veja Mais: Remédios Naturais para tratar refluxo
Como usar a doril?
O uso mais comum da planta é no chá, que é feito das folhas. Nessa forma, é usado para tratar vários problemas e atua como um poderoso anestésico. Mas também é possível consumir flores e folhas maceradas com segurança.
Confira algumas receitas sobre como usar o Doril e para que serve cada uma.
Chá das folhas
O chá de folhas ajuda a combater vários problemas de saúde e a aliviar a dor. Para preparar a infusão, você precisa de 1 colher de sopa de folhas de Doril e 1 litro de água.
Primeiro, é necessário ferver a água. Em seguida, adicione as folhas e cozinhe por cerca de 10 minutos. Depois disso, o chá está pronto e você pode adoçar com mel antes de bebê-lo.
Para aliviar a dor, um copo é o suficiente. Se você estiver sendo tratado para infecção, deve beber pelo menos três xícaras por dia. Tomar após as refeições ajudará na digestão.
Existem estudos que mostram que beber chá de doril também pode ajudar na diarreia.
Chá das flores
As flores raramente são usadas para fins medicinais, mas também têm poderosos benefícios para o corpo. O preparo da bebida é muito simples, basta apenas 1 colher de sopa de flores dorila e 1 litro de água.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
O primeiro passo é fazer a água ferver e adicionar as flores. Ferva a mistura por 10 minutos em fogo baixo e está pronta para beber após coar.
Esta infusão é usada para tratar tosse e infecções de garganta. Portanto, o ideal é consumi-lo três a quatro vezes ao dia enquanto os sintomas persistirem.
Folhas maceradas
As folhas das ervas maceradas são amplamente utilizadas pelos indígenas da Guiana para tratar problemas intestinais. Dependendo da quantidade consumida, são usados no tratamento da constipação.
Para fazer isso, basta macerar as folhas até que todo o suco esteja misturado. Logo, basta beber puro ou misturado com água.
Onde encontrar?
O Doril está presente em todas as regiões do Brasil e é amplamente vendido em feiras livres e em lojas de produtos naturais.
Outra opção é comprar mudas da planta, que também podem ser utilizadas para paisagismo. Devido à sua cor avermelhada, costuma aparecer em jardins e parques.
Como cuidar da planta em um jardim?
Se você quer comprar uma muda de dorila para o seu jardim, saiba que é uma planta que requer poucos cuidados. Idealmente, deve estar sempre sob luz direta ou sombra parcial e receber irrigação moderada.
Mesmo com um grande jardim, é aconselhável plantar a erva em um vaso. Isso porque tem hábitos invasivos e pode se espalhar para as laterais, substituindo outras plantas.
Contraindicações
Não existem muitas contra-indicações para o consumo do Doril. Alguns estudos até mostram que não afeta os efeitos de outras substâncias no corpo humano.
No entanto, mulheres com menos de três meses de gravidez devem evitar tomar. Depois disso, pode ser feito após a liberação do médico.