Como manter hábitos de alimentação saudável está recebendo cada vez mais atenção nos dias de hoje, principalmente porque muitas pessoas ganharam peso e algumas até desenvolveram problemas de saúde desde o início da pandemia do COVID-19.
O maior problema é que existem todos os tipos de “dietas” extravagantes que não funcionam e exigem algo que não é muito acessível para a grande maioria das pessoas, especialmente considerando os preços atuais de alguns produtos e alimentos.
A verdade é que muitas pessoas usam a internet para escolher o que comer durante suas dietas, mas isso desanima muitos quando veem essas instruções porque exigem alimentos caros e inviáveis.
Mas você sabia que é perfeitamente possível ter uma boa alimentação sem ter que comprar esses alimentos que não estão disponíveis em todos os bolsos? Afinal, não é o que você come que importa, mas o quanto você come.
Você não precisa abrir mão de certos alimentos ao fazer dieta! Basta ajustar a quantidade diariamente e evitar usá-lo o tempo todo.
Para ajudá-lo a descobrir isso, vamos falar mais sobre três alimentos em sua dieta que são considerados “vilões”, mas desde que você saiba como tomar cada um deles, eles podem continuar a ser consumidos sem problemas.
Ovos
Os ovos há muito são considerados os vilões de uma alimentação saudável, mas isso não é verdade. De fato, os ovos são altamente nutritivos, pois contêm muitos nutrientes e vitaminas, como A; B2; B6; B9; B12; colina; e; D e K. Tudo isso é muito importante para o nosso bem-estar.
Além disso, fornecem minerais como sódio; selênio; potássio; zinco; fósforo; magnésio; ferro; iodo e cálcio. Então, desde que você prefira uma maneira mais natural de cozinhar ovos, cozidos e mexidos, você pode facilmente incorporá-los à sua dieta agora mesmo.
Glúten em geral
Sim, muita gente diz que o glúten faz mal à saúde, mas a verdade é que o problema aqui é o mesmo com os ovos e o próximo alimento que vamos falar a seguir.
Demasiado glúten pode definitivamente fazer você engordar. Mas seu consumo moderado não precisa ser erradicado só porque você o viu na internet que deveria ser assim. Você não precisa abrir mão de tudo.
Concluindo, o ponto aqui é que, quando você inicia uma dieta, precisa reduzir a quantidade de alimentos que contêm glúten em sua dieta, mas não precisa eliminá-los completamente de sua vida.
Laticínios (queijo, manteiga, iogurtes e outros)
Embora o leite seja tão presente na vida do brasileiro, estamos mais acostumados a outros tipos de laticínios como manteiga e queijo no dia a dia, certo? Principalmente quando se trata de cozinhar.
Embora muitas pessoas digam que não podem fazer parte da dieta, a verdade é que não só podem, como devem! Além de serem uma grande fonte de cálcio em grande medida, também são uma boa fonte de proteína (no caso do queijo).
Tome cuidado! Veja o que a falta de carboidratos pode fazer com você