Pular para o conteúdo

Espinheira-santa e seus benefícios para saúde

Espinheira-santa (Monteverdia truncata – sinônimo de Maytenus ilicifolia) é uma planta da família Celastraceae. Nos jardins exteriores atinge o tamanho de um arbusto até aos três metros de altura.

É prescrita pela medicina popular para combater problemas de estômago, pois alivia dores nas úlceras, evita a fermentação e a formação de gases. É também utilizado em banhos como tratamento de inflamações cutâneas (acne, eczema, herpes).

A Espinheira-santa é rica em taninos, alcalóides e minerais como o cálcio, o sódio e o enxofre, podendo atuar em todo o sistema gastrointestinal, tratar gastrites e combater úlceras gástricas e refluxo.

Esse efeito é justificado pela presença de substâncias curativas que se ativam quando as plantas são expostas a altas temperaturas. Por isso, a espinheira-santa trata a gastrite porque pode curar toda a mucosa gástrica. Também combate úlceras e refluxo, reduzindo a acidez gástrica e a fermentação.

Confira os Benefícios da espinheira-santa

Espinheira santa é melhor que omeprazol

Na análise observacional da University of Hong Kong e University College London, na Inglaterra, 63.000 adultos foram separados, analisados ​​por 12 anos e divididos em dois grupos. O primeiro tomava remédios da família “prazol”. O segundo não.

Os resultados mostraram que, após um ano de tratamento com medicamentos como omeprazol, pantoprazol ou lansoprazol, os pacientes tinham cinco vezes mais chances de desenvolver câncer gástrico.

Após três anos de uso contínuo ou mais, o risco aumenta para oito vezes. É aqui que entra a espinheira santa. Os pesquisadores destacaram que essa erva aumenta o suco gástrico sem alterar o pH, fazendo com que a válvula feche, o que reduz naturalmente o refluxo.

Além disso, a planta também tem uma função reguladora: se o seu problema for falta de ácido clorídrico, isso ajudará a aumentar a produção. Se for excessivo,ela reduz.

Outro benefício da espinheira santa é que pessoas com refluxo frequente também relatam azia e gastrite.

Isso traz os benefícios duplos da erva: o mesmo estudo descobriu que a planta funciona equilibrando as válvulas do coração e curando úlceras estomacais .

Espinheira-santa tem ação diurética

A espinheira-santa não é apenas conhecida como um auxiliar digestivo, mas também considerada um diurético. A erva, rica em triterpenos, estimula o corpo a eliminar o excesso de líquido retido nas células, o que causa inchaço.

Como usar

O chá de Espinheira-Santa pode ser consumido após as refeições para auxiliar na digestão. Para prepará-lo, ferva 3 colheres de sopa da erva em 500 ml de água, refogue, coe e beba. Adicionar folhas de hortelã pode tornar o chá mais saboroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *