O câncer é uma das doenças que mais preocupam as autoridades de saúde em todo o mundo. Afinal, existem vários tipos de tumores com diferentes causas. Na verdade, entender como combater, tratar e curar a doença permanece um grande mistério. No entanto, não faltam pesquisas sobre o assunto.
Em geral, o câncer é uma condição de saúde multifatorial. É um nome genérico que significa crescimento desordenado de células no corpo, de alguma forma crescimento “errado”. Este novo tecido pode causar problemas com a função do órgão e comprometer a manutenção da própria vida.
Veja também: Shampoo de coco: benefícios e como usar
Existem cânceres adquiridos e outros cânceres, e a genética de todos é um fator. Existem até estudos que mostram uma relação entre os tipos de sangue de certas pessoas e o desenvolvimento de certos tumores.
Pesquisa mostra relação de câncer com tipo sanguíneo
Certos tipos de sangue são mais propensos a desenvolver câncer do que outros, de acordo com um estudo conduzido pelo National Cancer Institute (EUIA) em Bethesda, Maryland. Nesse caso, os grupos A, B e AB eram mais propensos a desenvolver câncer de pâncreas, bexiga e ovário.
“Essa é uma tese que vem sendo defendida desde a década de 1950, mas não consegui comprová-la. Por meio dessas descobertas, sabemos que tipo de pessoa deveria cuidar melhor de si mesma”, explica Stephen Chanock, que liderou o estudo publicado na Genética da Natureza.
Veja mais sobre a pesquisa
Os pesquisadores concentraram seu estudo em um grupo de 4.300 pessoas diagnosticadas com câncer de pâncreas e outras 4.500 sem a doença. O achado mostrou que mais de 78% dos pacientes positivos tinham sangue A ou B, 16% tinham sangue AB e apenas 6% tinham sangue do grupo O.
“O que isso nos diz é que existem variações nos genes que regulam o tipo sanguíneo de cada pessoa, e isso as torna mais propensas a certos tipos de câncer”, acrescentou Jeff Bridges, outro dos pesquisadores.
Confira: Aprenda sobre produtos químicos causadores de câncer que você pode estar usando em sua cozinha