Faça essas mudanças na dieta para manter seu colesterol baixo

Níveis elevados de colesterol podem fazer com que uma pessoa desenvolva uma variedade de doenças, incluindo doenças cardiovasculares que podem até levar à morte. Da mesma forma, é importante controlar os níveis de lipídios no sangue.

Abstenha-se dos carboidratos

O consumo regular de alimentos contendo amidos e hidratos tem sido associado à síndrome metabólica, um grupo de condições que aumenta o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes, incluindo níveis anormais de colesterol, segundo o Ministério da Saúde.

Em vez de consumir muitos carboidratos, opte por uma dieta mediterrânea baixa em carboidratos refinados e gorduras saudáveis. Essas gorduras mais benéficas encontradas em peixes e nozes podem ajudar a aumentar o colesterol HDL, também conhecido como colesterol bom.

Beba vinho tinto

De acordo com alguns estudos, beber 30 ml de vinho tinto por dia pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca coronária em 24,7%. Por outro lado, o consumo de álcool pode aumentar rapidamente os triglicerídeos e, por esse e outros motivos, o consumo deve ser feito com moderação.

Alimentos que ajudam a controlar o colesterol

Para te ajudar com o colesterol alto tenha uma alimentação melhor e mais variada, além de ajudar a diminuir os níveis de colesterol, conheça alguns dos alimentos perfeitos para manter os níveis de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em equilíbrio. Confira a lista:

  • Peixes;
  • Aveia;
  • Oleaginosas;
  • Chocolate amargo;
  • Azeite;
  • Alcachofra;
  • Laranja;
  • Vinho;
  • Linhaça;
  • Canela;
  • Soja;
  • Açaí;
  • Chá, principalmente o chá-verde.

Atitudes que podem ajudar quem tem colesterol alto

Agora que você conhece os alimentos que te fazem bem e te ajudam a baixar o colesterol ruim, você vai aprender algumas atitudes que podem melhorar ainda mais a sua qualidade de vida.

  1. Fazer exercício físico regularmente;
  2. Aumentar a ingestão de fibra;
  3. Consumir alimentos probióticos (iogurte natural, kefir, kombucha, alimentos fermentados à base de soja, etc.)
  4. Beber chá-verde diariamente;
  5. Consumir gorduras saudáveis;
  6. Comer mais alho;
  7. Beber suco de berinjela.

Veja os sucos que podem ajudar baixar o colesterol

Existem algumas frutas que podem ajudá-lo a reduzir os níveis elevados de lipídios no sangue. Aqui estão alguns deles, lembrando que a orientação e o acompanhamento do médico são essenciais:

  • Suco de uva;
  • Suco de laranja com berinjela;
  • Suco de goiaba;
  • Suco de melancia;
  • Suco de romã;
  • Suco de maçã;
  • Suco de tomate;
  • Suco de abacaxi.

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