Pular para o conteúdo

Fadiga Crônica – O que é,Sintomas,Causas e Tratamentos

A síndrome da fadiga crônica (SFC) é uma condição clinicamente diagnosticada. Seu principal sintoma é a presença de fadiga intensa (cansaço). Essa fadiga piora com a atividade física ou mental, mas não melhora com o repouso.

É como uma espécie de cansaço constante, que deixa as pessoas desanimadas ao acordar, ocupadas com atividades o dia todo, mas não se dedicando realmente a todos.

A fadiga, como a conhecemos, está relacionada à inflamação de todo o sistema corporal.

Se não for tratada, a fadiga crônica reduzirá a resistência, a memória e a concentração do corpo.

Conheça agora os sintomas, as causas e o tratamentos da fadiga crônica.

Fadiga Crônica e os Sintomas


Doença caracterizada por fadiga extrema, distúrbios do sono, dor e outros sintomas agravados pelo esforço.

Além da fadiga, outros sintomas estão relacionados a doenças e são dignos de atenção, por exemplo: A fadiga crônica geralmente começa de repente. Às vezes, ocorrem sintomas semelhantes aos da gripe ou doenças mais comuns. Mas, ao contrário da gripe, pode durar a vida toda.

– Dor nas articulações ao se mover de um local para o outro;

– Dores musculares ao se exercitar ou até mesmo em uma simples caminhada;

– Perda de memória frequentemente;

– Falta de concentração;

– Aumento nas inflamações de garganta;

– Dores de cabeça constantes;

– Arrepios e suor durante a noite;

– Perda de sono;

– Distúrbios digestivos como síndrome do intestino irritável.

Além dos sintomas acima, as pessoas com síndrome da fadiga crônica também notarão mudanças significativas em seu corpo. Principalmente irritabilidade, constantes mudanças de humor, além de ataques de pânico, ansiedade e depressão.

De acordo com estudo publicado na Family Practice, nos Estados Unidos, aproximadamente 36% das pessoas com essa doença tiveram depressão no último ano, e outros 22% já haviam pensado em suicídio.

Portanto, os efeitos colaterais e emocionais da fadiga crônica não podem ser ignorados. Além disso, o tratamento deve incluir mente, corpo e espírito. .

Causas 

Por exemplo, diante dos sintomas que afetam a mente e o espírito, a síndrome da fadiga crônica pode causar problemas no relacionamento com amigos e familiares.

Portanto, é extremamente importante observar a causa da doença.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Embora as causas da fadiga crônica ainda sejam pouco conhecidas, os desequilíbrios hormonais, as respostas inadequadas do sistema imunológico, as infecções virais, a hipotensão crônica e as deficiências nutricionais são fatores contribuintes.

Estudos também relataram que a síndrome da fadiga crônica pode estar relacionada ao estresse oxidativo, doença celíaca e sensibilidade alimentar ou alergia alimentar. No entanto, esses motivos variam de pessoa para pessoa.

A exposição ao HIV e ao sarampo também pode causar fadiga crônica.

Alguns pacientes com síndrome da fadiga crônica também podem sofrer de níveis anormais de hormônios no sangue. Por exemplo, é principalmente um hormônio produzido pelo hipotálamo, glândula pituitária ou glândula adrenal.

Tratamentos 


Portanto, para muitas pessoas, os antidepressivos são diagnosticados. Em outras palavras, medicamentos para reduzir a ansiedade, pílulas para dormir e analgésicos para aliviar dores musculares e de cabeça. Normalmente, o tratamento prescrito para a síndrome da fadiga crônica é para os sintomas, e não para a causa.

No entanto, é importante atentar para os efeitos colaterais que o medicamento pode produzir no organismo.

Portanto, recomenda-se a adição de vitaminas B, atividade física e atividades complementares. E acima de tudo, uma dieta de verdade, com uma dieta balanceada rica em potássio e magnésio.

Segundo estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, atividades complementares como acupuntura, ioga e meditação são eficazes no tratamento da síndrome da fadiga crônica e da fibromialgia.

Algumas causas da fadiga crônica

Portanto, elimine o consumo de alimentos que causam hipersensibilidade alimentar e alergias. Ou seja, alimentos ricos em glúten, leite e seus derivados.

Dicas para combater a fadiga crônica

  1. Alimente-se bem. Uma alimentação equilibrada pode ser benéfica na redução dos sintomas associados à fadiga crônica.
  2. Pratique exercício físico. A prática regular de exercício físico pode ser bastante benéfica no combate à fadiga crônica.
  3. Estabeleça uma rotina de sono.
  4. Mantenha-se calmo.

Alimentos que devem ser evitados

Por outro lado, certos alimentos devem ser evitados para aliviar os sintomas de fadiga.:

Álcool: é um depressor, portanto aumenta a fadiga. Também pode causar um mau funcionamento do sistema imunológico.

Cafeína: consumido em excesso pode causar flutuações de energia ou dependência.

Açúcar: Ele danifica o sistema imunológico e agrava a hipoglicemia, fazendo com que os níveis de energia flutuem.

Alimentos que contêm glúten: A fadiga pode ser um sinal de intolerância ao glúten. Tente evitar alimentos que contenham glúten.

A Síndrome da Fadiga é um problema muito comum hoje, especialmente entre os jovens. Pode envolver uma dieta desnutrida e altos níveis de estresse. Portanto, mudanças simples na dieta, suplementos e exercícios, como ioga, podem melhorar a fadiga.

Pratique atividades agradáveis ​​ou expresse frustração para reduzir o estresse e melhorar a saúde mental

Antidepressivos, como fluoxetina ou sertralina, para pessoas com diagnóstico de depressão; Drogas para dormir, como a melatonina, para ajudá-lo a adormecer e descansar o suficiente.