A fermentação natural do pão atraiu muitos consumidores. Isso porque o pão feito com fermento natural é mais saudável e delicioso.
Este é um ótimo lembrete para donos de padarias e para você que está em busca de inovação em seu negócio.
O café da manhã é considerado a principal refeição do dia. No Brasil, os famosos pãezinhos são indispensáveis para muita gente, mas os pães naturalmente fermentados, como o pão caipira, proporcionam vários benefícios, como melhor digestão, mais saciedade e redução. O índice glicêmico conquistou a preferência de muitas pessoas.
Para produzir este tipo de pão é necessário entender o que é a fermentação natural do pão, quais são as principais diferenças entre ela e a levedura biológica e quais são suas vantagens.
O que é a fermentação natural de pães?
A fermentação natural do pão é o processo de fazer o próprio fermento, multiplicando bactérias e fungos.
Quando renovamos o fermento, ou o alimentamos, ele se torna mais forte. Quanto maior for o tempo de fermentação, melhor terá o sabor do trigo, conferindo-lhe diferentes aromas, texturas e sabores.
As principais diferenças entre fermentação natural e fermento biológico
É impossível comparar um pão com fermento comercial e outro com fermentação natural. A levedura comercial contém uma substância chamada Saccharomyces cerevisiae, que pode ser fresca ou seca.
Quando usamos a levedura comercial, esse processo de fermentação se torna mais rápido porque é mais potente.
A fermentação natural leva mais tempo. A massa pode levar até 8 horas para assar. Em alguns casos, dias, semanas ou até meses, porque é natural agir sozinho no processo.
Quais são as vantagens da fermentação natural do pão?
Deixa o pão com sabor diferente
Comparado com o pão tradicional, o pão feito com fermentação natural tem sabor e textura incomparáveis.
A massa tem uma crosta crocante, um sabor ligeiramente azedo e migalhas mais macias e deliciosas.
Baixa o índice glicêmico
Quando o índice está baixo, pode ajudar o corpo a reduzir a fome e até ajudar a perder peso.
Aumenta a capacidade de digestão
Devido à fermentação natural, possui uma variedade de nutrientes A fermentação natural do pão aumenta a biodisponibilidade de vitaminas e minerais.
Isso torna esses pães mais nutritivos do que os pães comuns.
Além disso, nesses casos, nenhum conservante é adicionado ao fermento, o que torna o alimento mais nutritivo.
O que é preciso para começar a fazer pão com fermento natural?
Nesse tipo de pão, é preciso ter paciência e respeitar o processo. Você não pode pular ou pular etapas. Você deve sempre ser paciente!
Agora que você entende as 4 vantagens da fermentação natural do pão, que tal começar a produzir pão dessa forma? Com fermento natural, você pode fazer massa branca, de trigo integral, centeio, azeitona, pão italiano e até massa de pizza!
Veja mais:
Os benefícios dos pães de fermentação natural são inegáveis e vão muito além do sabor e textura excepcionais que eles oferecem.
Ao longo deste artigo, exploramos como a fermentação natural pode tornar o pão mais saudável, devido à redução de substâncias potencialmente prejudiciais, bem como à maior digestibilidade.
Além disso, a preservação de nutrientes essenciais e a promoção de uma microbiota intestinal saudável são vantagens significativas para a saúde.
É evidente que a escolha por pães de fermentação natural não apenas enriquece a experiência gastronômica, mas também contribui para o bem-estar do corpo.
Em resumo, os pães de fermentação natural são um testemunho da simplicidade e sofisticação da panificação. Eles se destacam como uma alternativa mais saudável e saborosa aos pães comerciais convencionais, demonstrando o poder da paciência e da tradição na culinária.
Através da compreensão e apreciação dos benefícios destes pães, estamos incentivando uma conexão mais profunda com nossa alimentação e uma escolha consciente em prol da nossa saúde e do prazer de saborear um pão genuinamente artesanal.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!