Gordura no fígado: esse hábito ‘inofensivo’ pode prejudicar sua saúde. Infelizmente, algumas pessoas que frequentemente sofrem de doença hepática não percebem seu erro até passarem por um exame clínico. Nesse caso, passam a perceber que as escolhas alimentares não são as melhores, consumindo gorduras, açúcares e aditivos químicos.
Essa situação reflete a ascensão do fast food na vida das pessoas em todo o mundo, resultando em uma situação fora de controle e refletindo a falta de consciência alimentar.
O fígado não sofre apenas com o álcool
Se no século passado um dos maiores problemas relacionados ao fígado era o consumo, atualmente os médicos apontam os riscos dos alimentos ultraprocessados. Uma pesquisa conduzida pela Escola de Medicina Keck da Universidade do Sul da Califórnia mostrou que comer 20% de suas calorias diárias em fast food aumenta a porcentagem de gordura no fígado.
A doença hepática gordurosa não alcoólica
Segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), a DHGNA reflete maus hábitos alimentares. O acúmulo de triglicerídeos no fígado pode destruir gradativamente suas fibras, principalmente quando está associado a outras doenças, como diabetes tipo 2 e obesidade. Quem sofre de algum tipo de compulsão alimentar muitas vezes enfrenta dificuldade em negligenciar suas próprias necessidades nutricionais.
Questão de praticidade que compromete a saúde
É inegável que o fast food mudou completamente o estilo de vida de muitas pessoas com sua praticidade e comodidade. No entanto, seu impacto vai além do limite, pois o estudo de Keck avaliou um grupo no qual mais de 50% dos pacientes com esteatose consumiram pelo menos 20% de suas calorias diárias totais desses alimentos gordurosos e processados.
É preciso proteger o órgão que elimina toxinas do seu corpo
O fígado é responsável por liberar as principais toxinas que entram em contato com o metabolismo, eliminando o risco de inflamações. Ou seja, as doenças hepáticas acima mencionadas podem evoluir rapidamente para cirrose aguda. A cicatrização de sua superfície pode ser comprometida levando à falha completa e, na maioria dos casos, a um prognóstico de morte.