×

Guia completo antifrizz: Como acabar com o frizz do cabelo

Guia completo antifrizz: Como acabar com o frizz do cabelo

Diga adeus aos cabelos arrepiados! Confira dicas essenciais para combater o frizz e confira receitas caseiras de hidratantes. Venha aprender mais!

Como-tirar-frizz-do-cabelo-Capa-782x439 Guia completo antifrizz: Como acabar com o frizz do cabelo

Esses famosos fios assustadores estão te incomodando? Se você está se perguntando como acabar com o frizz do seu cabelo, você está no lugar certo! Preparamos um guia completo com dicas para te ajudar a se livrar daqueles arrepios indesejados.

O frizz pode aparecer em todos os tipos de cabelo, dos lisos aos cacheados, por diversos motivos. Falta de umidade, umidade e uso frequente de secadores e ferros de passar são apenas alguns dos fatores que contribuem para o seu aparecimento. A seguir explicaremos tudo para você!

Como tirar o frizz do cabelo

Se você está procurando uma solução para acabar com o frizz dos cabelos ondulados, lisos, cacheados, crespos… – seja qual for o tipo – sua busca termina aqui! Quando surgir um problema, confira produtos e dicas para resolvê-lo:

1. Pomadas poderosas

São uma das soluções antifrizz mais tradicionais. As opções feitas com manteiga, como os modelos de murumuru, carité e babaçu, também nutrem e reparam os danos.

2. Séruns controladores

Mais leve e fluido que os leave-in comuns, o sérum é um tipo de produto com alta concentração de ativos como queratina, silicone e óleos hidratantes. Deve ser aplicado no comprimento dos fios úmidos, antes do secador e da chapinha, e é indicado para quem tem fios médios ou longos.

3. Óleos nutritivos

Acabamentos leves feitos de argan, babaçu e macadâmia podem ser usados ​​em qualquer tipo de fio. Para usar, aplique algumas gotas na palma da mão, esfregue para aquecer e intensificar o produto, depois aplique apenas nos cabelos secos. Eles nutrem, restauram a maciez, reduzem o frizz, dão brilho e ajudam a desembaraçar os cabelos.

4. Condicionador a seco

Você só quer fios que parecem que acabaram de sair do salão? Em seguida, retire do condicionador seco. O spray deve ser borrifado em cabelos já secos e promete dar brilho, reduzir o ressecamento e, claro, controlar o frizz!

5. Coque para fios baixinhos

Antes de sair, prenda o cabelo em um coque. Esse truque ajuda a reduzir a quantidade de cabelo exposto à umidade e, se você está se perguntando como reduzir o frizz no cabelo, é uma das maneiras mais fáceis de resolver o problema. Lembre-se de aplicar o condicionador leave-in nas partes expostas do cabelo para não embaraçar.

6. Acessórios e penteados salvadores

Outra dica de como acabar temporariamente com o frizz: um lenço legal ou até mesmo uma bandana podem ajudar a estilizar o visual. Outra ideia é apostar nas tranças, pois elas ajudam a manter os fios no lugar.

Hidratação caseira para tirar o frizz

As receitas caseiras são uma forma prática para quem pode cuidar dos cabelos sem sair de casa. Confira as fórmulas hidratantes que contêm amido de milho para combater o frizz do cabelo.

Ingredientes: Você vai precisar de 1 colher de sopa de Maizena, 1 colher de mel, 1/2 xícara de água e 1 colher de Máscara de Tratamento.

Passo a passo:

  1. Dissolva o amido de milho na água e leve ao fogo, mexendo sempre.
  2. Quando essa mistura engrossar, desligue o fogo e espere esfriar.
  3. Quando a mistura esfriar, acrescente o mel e a máscara cicatrizante e mexa bem.
  4. Aplique a fórmula nos cabelos lavados e úmidos, enluvando o comprimento e as pontas dos fios.
  5. Deixe hidratar por 20 minutos. Depois, enxágue.

Por último, use um leave-in de sua preferência e finalize o cabelo como quiser.

Como evitar o frizz do cabelo

Aqui, o básico para fazer antes de ficar arrepiada (e como rotina, mesmo que seus cabelos já estejam crespos, claro):

1. Hidrate muito

Lembre-se: cabelos cacheados carecem de água. Quando as cutículas se abrem (o que acontece quando o cabelo está danificado), elas perdem umidade e nutrientes. Por isso é tão importante hidratar o cabelo para diminuir o frizz. Tente fazer isso uma vez por semana.

Outro agravante é a descoloração: dão mais carga negativa aos fios, que acabam ficando em pé. Neste caso, a hidratação ajuda a repor os nutrientes perdidos e restaurar a saúde dos fios.

2. Não se esqueça do condicionador

Usar condicionador após a lavagem ajudará a manter as cutículas fechadas e evitar a perda de umidade. No final das contas, é o cuidado diário que você precisa para manter o cabelo com aspecto saudável e sem frizz.

3. Troque a fronha do travesseiro

Vai dormir? Use fronhas de cetim ou seda nos travesseiros. Esses materiais criam menos atrito do que os tecidos de algodão e evitam o frizz na manhã seguinte. Esta é uma das minhas dicas favoritas sobre como se livrar do frizz dos cabelos cacheados!

4. Invista na selagem capilar

Os tratamentos de salão que selam a cutícula (a camada externa do fio) evitam a perda de umidade. A vedação regenera a fibra capilar, evitando pontas duplas e frizz.

5. Comece a usar leave-in já

Os produtos sem enxágue são essenciais para evitar os fios soltos. Aplique em todo o cabelo ainda úmido. Se é crespa ou cacheada e você quer maximizar os resultados, use a Técnica fitagem, em que as mechas são massageadas uma a uma para cachos definidos e hidratados.

6. Nunca esqueça o protetor térmico

Aplique um produto com proteção térmica nos cabelos molhados antes de usar chapinha ou secador para evitar que a cutícula se abra e cause frizz.

Os protetores térmicos são importantes porque formam uma película invisível ao redor dos fios, evitando que o calor danifique os cabelos. Outra dica é finalizar a secagem com um jato de ar frio, que ajudará a fechar as cutículas.

7. Use apenas pente de madeira ou com cerdas naturais

Os pentes de plástico geram eletricidade estática, enquanto os de madeira não conduzem eletricidade, por isso mantêm as madeixas organizadas.

No entanto, uma palavra de cautela: escolha um pente de dentes largos para cabelos cacheados para evitar que o frizz se solte e use-o apenas em cabelos molhados. Por outro lado, as escovas com cerdas naturais são ótimas para manter os pelos finos do recém-nascido no lugar. Ah, e não puxe muito os fios na hora de escovar, para não quebrar!

8. Lave os fios com temperatura morna ou fria

Sim, sabemos que é difícil! Mas vale o esforço, pois a água quente pode ressecar demais os fios, abrir escamas e promover o frizz. Após o banho, procure não esfregar o cabelo com a toalha, e vá mexendo devagar, principalmente quando estiver molhado, o cabelo fica mais frágil.

Cronograma capilar é bom pra tirar o frizz?

sim! Como o cronograma capilar cuidará integralmente da saúde dos fios, o tratamento garante que o cabelo receba a hidratação necessária e diga adeus ao frizz.

Secador de cabelo deixa o cabelo com frizz?

Um secador de cabelo pode deixar as cutículas do cabelo abertas e cheias de frizz se você não proteger as madeixas primeiro. É por isso que é essencial usar um protetor térmico antes de um secador ou outros utensílios aquecidos, como um ferro de passar.

Qual tipo de cabelo é o mais propenso a ter frizz?

Todos os tipos de cabelo podem ter frizz sob certas condições. No entanto, cabelos ondulados, crespos e cacheados são mais propensos ao frizz devido ao seu ressecamento natural. Isso se deve ao formato helicoidal de seus fios, que dificulta a passagem de nutrientes até as pontas.

Agora que você sabe tudo o que há para saber sobre o frizz, salve nosso guia útil para consultá-lo sempre. 😉 Compartilhe com seus amigos também!

Veja também: Sem cabelos grisalhos, em poucos minutos, 100% permanente e natural

Publicar comentário