Hipoglicemia

Hipoglicemia durante a prática de esportes

A hipoglicemia é chamada também de baixo nível de açúcar no sangue,é caracterizado por sintomas como fadiga, tonturas, palpitações cardíacas, sudorese, pele pálida e tremores. Quer se trate de exercícios aeróbicos ou anaeróbicos, é uma situação relativamente comum durante o exercício.

Só porque é tão comum não o torna saudável. Você pode ter tentado várias vezes, ou visto isso em uma maratona ou corrida de bicicleta. A seguir, descubra por que isso aconteceu e o que você pode fazer.

Por que a hipoglicemia ocorre durante a prática de esportes?

Antes de falar sobre hipoglicemia durante a prática de esportes, primeiro você precisa entender o que está acontecendo em seu corpo quando você está fisicamente ativo. A glicose é a gasolina que seu corpo usa para funcionar. Quando você pratica esportes, seu corpo usa glicose para compensar o gasto de energia associado ao exercício e ao esforço mental.

É armazenado nos músculos (como glicogênio), no fígado e em excesso na forma de gordura. Por serem mais fáceis de usar, o corpo prefere usar os dois primeiros depósitos. Se isso não for suficiente para lidar com a atividade realizada, você terá hipoglicemia induzida pelo exercício.

Em outras palavras, seu corpo necessitará de mais glicose para acompanhar seu exercício atual. Se suas reservas não forem suficientes, seu corpo ficará fora de equilíbrio. Simplificando, é como se você quisesse dirigir mil quilômetros por meio de um tanque de combustível.

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Hipoglicemia reativa

A hipoglicemia reativa, também chamada de “hipoglicemia pós-prandial”, refere-se à queda imediata dos níveis de glicose no sangue após cada refeição (antes de um aumento rápido). Este é um processo natural que ocorre em todas as pessoas, mas em algumas pessoas o declínio do valor é menor do que em outras.

Geralmente ocorre entre 1 e 4 horas após a ingestão de alimentos. Em algum ponto durante este período, seu nível de açúcar no sangue estará mais baixo do que o nível normal de seu corpo. Se você se exercita neste momento, é mais provável que tenha hipoglicemia.

A queda no valor depende do tipo de alimento que você ingere. O índice glicêmico (IG) determinará a taxa de metabolismo do açúcar no corpo. É classificado em uma escala de 1 a 100, dividido em alto, médio e baixo. Por exemplo, o IG das lentilhas é cerca de 26 (baixo), enquanto o IG do pão branco é 73 (alto).

Se sua dieta gira em torno de alimentos de alto índice glicêmico, eles serão consumidos mais rapidamente em seu corpo, o que também reduzirá a hipoglicemia reativa. Posteriormente, explicaremos o que você pode fazer para aliviar essa doença.

Diabetes e hipoglicemia durante a prática de esportes

Outra explicação para a hipoglicemia relacionada ao exercício foi encontrada no diabetes. Na verdade, na maioria dos casos, existe nesta situação. A dosagem de insulina oral ou medicamentos antidiabéticos pode não atender às necessidades metabólicas atuais.

Nestes casos, as sequelas podem surgir durante o exercício ou mesmo após 24-48. Mudanças repentinas na dose de insulina / hipoglicêmico, na dieta do paciente e no cronograma de treinamento contribuem para esse tipo de ataque.

Em geral, essas são as três razões para a queda do açúcar no sangue. Segundo os pesquisadores, a maioria das situações ocorre 20 minutos após o início do evento.

Além disso, estudos mostram que, além dos sintomas descritos, essa condição também pode alterar a termorregulação e enfraquecer músculos e tendões (o que aumenta o risco de lesões).

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Dicas para evitar hipoglicemia induzida pelos exercícios

Há muitas coisas que você pode fazer para evitar essa situação. O mais importante é ajustar a alimentação de acordo com o tipo de atividade que está realizando. Todo atleta, seja amador ou profissional, deve manter uma dieta que atenda às suas necessidades energéticas.

Do contrário, você deixará de fazer progresso em sua disciplina e se exporá a eventos que colocam em risco sua saúde. Mesmo que o plano escolhido seja personalizado, recomenda-se evitar a tradicional distribuição de três refeições diárias e substituí-la por seis refeições diárias.

Segundo os pesquisadores, os suplementos e carboidratos devem ter um papel importante. No entanto, você deve incluir outros grupos nutricionais para manter uma dieta balanceada.

Você também deve evitar pular o café da manhã e ir treinar com o estômago vazio (não importa a atividade que esteja fazendo). Sabe-se que a maioria dos casos de baixos níveis de glicose ocorre quando as pessoas treinam nessas condições. Outras coisas a serem lembradas incluem:

  • Consulte um especialista em nutrição para elaborar um plano alimentar com base nas suas necessidades calóricas.
  • Evite incluir apenas alimentos com alto índice glicêmico em sua dieta.
  • Use suplementos se você fizer treinos de alta intensidade.
  • Verifique regularmente o seu índice de glicose no sangue se for um paciente diabético.
  • Consulte um especialista se sofrer de diabetes e tiver esses episódios.
  • Certifique-se de comer bem antes e depois de cada treino.
  • Beba muito líquido, de preferência água. Reduza o consumo de café, álcool, bebidas açucaradas e outros “substitutos”.
  • Crie hábitos de acordo com os horários que você escolher para treinar.
  • Faça uma análise geral da sua saúde com um médico qualificado.

Em resumo, levar um estilo de vida saudável o ajudará a evitar a hipoglicemia esportiva. Se esta situação ocorrer com frequência, não hesite em consultar um especialista. Certos distúrbios metabólicos e doenças subjacentes podem alterar a maneira como o corpo usa a glicose que consome.

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