IMC: o que é e como calcular

0
117
IMC: o que é e como calcular
IMC: o que é e como calcular

O IMC ou Índice de Massa Corporal é um dos métodos mais simples e é usado em todo o mundo, para identificar se uma pessoa é maior ou menor que o peso ideal. No entanto, de acordo com o Ministério da Saúde, o IMC é um meio para avaliar o estado nutricional como um todo. São apenas uma base para medir e avaliar o peso e a altura para determinar a massa do corpo é ideal para cada grupo.

A organização Mundial de Saúde (OMS) destaca que o cálculo leva em conta os efeitos do excesso de massa corporal para a saúde. No entanto, ele não leva em conta outros fatores importantes, tais como a circunferência abdominal, por exemplo.

Da mesma forma, ao fazer isso, em alguns grupos, o cálculo pode ser tão eficaz, devido a diferenças fundamentais em todas as fases da vida, e deve ser levado em conta na definição do seu peso ideal.

Publicidade

Por esta razão, a Solução do Agregado familiar preparou este artigo sobre o famoso índice de massa corporal, como calcular e usá-lo corretamente.

O que é o IMC?

IMC é sigla de Índice de Massa Corporal, também chamado de Índice de Quetelet. A equação utilizada para determinar a massa ideal do corpo humano, levando em conta a altura.

Este modelo foi proposto pela primeira vez em 1832 pelo matemático belga Adolphe Quetelet. A sua ideia não foi para definir as características que indicam a obesidade, o principal objetivo do modelo criado nos dias de hoje, mas sim para definir quais foram as medidas usuais no homem.

O IMC pode determinar qual é o ideal de massa do corpo humano (Foto: depositphotos)

O cálculo, que leva em conta o peso, a altura e o sexo do indivíduo foi mencionado em um estudo sobre a obesidade em 1972. Pois foi neste momento que o excesso de gordura no corpo começa a ser associado a uma série de problemas de saúde e mortes em adultos.(1)

De acordo com um artigo publicado na Revista de Saúde Pública, no momento, não há consenso sobre o número ideal, porque há um número de diferentes tipos de corpo e estatura. Portanto, não é aconselhável que o IMC ser interpretada apenas.

Portanto, o uso da medida é indicado apenas para profissionais de saúde e levam em conta outros aspectos do corpo, para analisar se um indivíduo adulto está ou não acima do peso.(2)

Principalmente porque, de acordo com a OMS, o índice não é analisados separadamente para tais problemas a diferentes níveis de gordura, o que muda com a idade e até mesmo a prática de atividades físicas, pode aumentar a massa muscular.(3)

Como o índice é calculado?

Calcular o índice de massa corporal é bastante simples, já que o cálculo da geral, que é usado até hoje. Para o cálculo, você precisa usar a fórmula do peso total do corpo/altura da praça.

Isto é, o peso do indivíduo deve ser dividido pela altura multiplicada por si só. O resultado final é o índice de massa corporal, o que sugere que a pessoa está acima ou abaixo do peso ideal, quando se leva em conta a altura e a massa total.(4)

Apenas, por exemplo, se uma pessoa pesa 70 quilos e mede 1,70 de altura, o IMC, de acordo com o censo foi criado por Quetelet, em são 24. É que a conta: 70/1,702= 24,2.

Não IMC ideal?

O QUE indica que o IMC é considerado ideal, é necessário que a relação entre a massa corporal e o quadrado da altura é entre 18,5 e máximo 24.9.

Menos do que este valor é considerado para ser a pressão é menor que o normal, e, portanto, pode trazer algumas consequências adversas à saúde. Com exceção de crianças e jovens em fase de crescimento, como eles usam um padrão de medida.

IMC de 25 a 29,9 é considerado que o indivíduo está acima do peso. Que é, ele é maior do que a massa indicado para a sua altura, mas não está incluído na lista de obesidade.

Se o resultado do cálculo for maior do que 30 a Organização Mundial de Saúde considera a obesidade. É o diagnóstico de que este é sem igual, porque a obesidade pode ser dividida em várias classes, que determinam quais são os maiores riscos para a saúde em cada caso.(3)

IMC de crianças: Como é utilizado?

O índice de massa corporal é usado de forma diferente em crianças. Isso porque, até a idade de 19 anos, que devem ser levados em conta uma série de outros fatores, bem como a altura e o peso, para análise.

Isso acontece porque as crianças e jovens na adolescência há um número de fatores que influenciam a melhor massa para cada grupo de idade.

Por exemplo, o Ministério da Saúde adverte de que as questões de média de altura-para-idade, peso em relação a sua altura e o mesmo peso em relação à idade da criança e o adolescente são fatores decisivos antes de calcular o IMC. Que este modelo é chamado de Índice de Obesidade (IO), que deve ser inferior a 100%.(5)

Portanto, é necessário usar esse cálculo apenas como uma base, e para pedir orientação médica. Principalmente para as crianças sob a idade de 10 anos, como o pesquisausa de dados diferentes para cada grupo de idade.

A Organização também mostra o uso de percentis para descrever o peso e a altura ideal para cada fase do desenvolvimento da criança.(3) No caso de crianças e jovens, o percentil do IMC, deve ser entre 5 e 85. Acima do que é considerado excesso de peso e obesidade e a menos de cinco significa que a criança está a desenvolver mais baixa do que a média.(6)

E veja mais: Exercícios físicos para Perder peso em um curto período de Tempo

A curiosidade é a maturação sexual também é um fator decisivo para a análise do peso ideal. Por que meninas de sete anos de idade, muitas vezes têm um IMC maior do que a dos rapazes da mesma idade, desde que tenham mais de uma tendência de crescimento durante a infância.(7)

A gordura abdominal traz mais riscos de doenças cardiovasculares

Medir a circunferência do meio é outro método usado para ter como parâmetro (Foto: depositphotos)

Situações em que o cálculo não funciona

Em algumas populações, o Índice de Quetelet não é tão confiável ou não deve ser aplicada, porque em conta uma série de fatores, o resultado não é relevante.

O primeiro está grávida, uma vez que o cálculo leva em conta a presença de outro corpo, e os atletas. Este é o último, porque a prática constante de exercícios, que tendem a aumentar a massa muscular. Assim, de acordo com a tabela padrão, pode apresentar um excesso de peso, não a este nível.

O outro grupo são os mais antigos, desde que com a idade, o IMC naturalmente diminui. Isso é devido a fatores como a redução da massa muscular, mais gordura, menos de estado e de problemas de mobilidade.

Outros métodos de medição da massa do corpo

Você vai ver neste artigo que o IMC quando usado sozinho ele não se aplica a todos os grupos da população e serve apenas como uma base para a definição de excesso de peso e a obesidade são problemas. Então, há alguns outros cálculos que são usados para dar maior segurança para o diagnóstico.

Um deles, de acordo com o Hospital Oswaldo Cruz, em que o Índice de Adiposidade Corporal (IAC). Este cálculo serve para definir qual é o nível de gordura corporal através da fórmula da circunferência do quadril em centímetros/altura, também em centímetros da altura de 1,5. O resultado final ainda precisa ser subtraído de 18 para obter o percentual de gordura corporal.(9)

Outro método de medição da percentagem de a gordura é calcular a densidade corporal. Para conseguir isso, é necessário dividir o peso pelo corpo de volume, que é marcada por profissionais de saúde. A partir daí, o resultado é dividido pelo 495, e foi removido o 450.(4)

Finalmente, para fins de verificação de problemas de saúde, o Ministério mostra a medição da circunferência da cintura. Isso porque a gordura abdominal leva a um maior risco de doença cardiovascular. Portanto, esta medida não deve ser superior a 80 cm em mulheres ou 94 cm em homens adultos.(6)

Veja também: o Que é o melhor redutor de medidas natural?

O IMC pode ser mensurado de forma confiável?

O Índice de massa corporal é uma medida confiável quando ele é usado como um parâmetro de obesidade em alguns casos. Desde o IMC pode não ser sempre aplicada.

Da mesma forma, ele não deve ser usado como única fonte de medidas, que não leva em conta a quantidade de gordura no corpo e como ele é distribuído, ou a prática de exercícios físicos que aumentam a massa muscular.

Por isso, é importante sempre procurar orientação médica.Profissional é a de permitir e verificar outros dados, antes de qualquer diagnóstico.(3)

Emagrecer em casa! Perca 10kg sem ir a academia! Quer saber mais? Clique👇👇👇

 

Conteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos na sua rede social clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here