Existem alguns medicamentos que podem ser administrados por injeção e que podem ajudar a reduzir o peso corporal.
No entanto, é importante lembrar que esses medicamentos geralmente só são recomendados para pessoas com obesidade grave ou que estejam em risco de complicações de saúde relacionadas ao excesso de peso, e devem ser usados em combinação com uma dieta saudável e exercícios regulares.
Recentemente, a Anvisa aprovou uma injeção semanal para reduzir o sobrepeso e tratar a obesidade. A droga reduziu o peso corporal em uma média de 17 por cento, de acordo com as observações da agência.
No entanto, o tratamento deve ser prescrito por um médico e deve ser acompanhado por um profissional qualificado.
Segundo Bruno Halpern, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), “Com esta aprovação, entramos oficialmente em uma nova era no tratamento da obesidade, com resultados inéditos de emagrecimento”.
Informações sobre a injeção para obesidade
Conforme informado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a injeção tem como princípio ativo a semaglutida. Tal princípio é semelhante ao nosso hormônio GLP-1, cuja produção se dá no intestino e é responsável pela promoção da sensação de saciedade.
Sendo assim, ao receber a aplicação, o paciente conseguirá se saciar mais rapido e consumirá menos calorias, o que resulta na redução de peso. Em média, a perda de peso corporal ficou em 17%.
Entretanto, a injeção que a Anvisa aprovou é de uso semanal e irá requerer prescrição e acompanhamento médico.
A produção do medicamento será de responsabilidade da farmacêutica Novo Nordisk, a mesma fabricante de Ozempic, remédio utilizado para controlar a diabetes.
Alguns exemplos de medicamentos que podem ser administrados por injeção para ajudar a reduzir o peso corporal incluem:
- Liraglutida (Saxenda): um medicamento que ajuda a controlar o apetite e aumenta a sensação de saciedade.
- Exenatida (Byetta): um medicamento que ajuda a controlar o apetite e a promover a perda de peso.
- Semaglutida (Ozempic): um medicamento que ajuda a controlar o apetite e a promover a perda de peso.
Quando começa a comercialização da injeção?
Desde 2021, a injeção está disponível em quase todas as farmácias dos Estados Unidos. No entanto, atualmente não há previsão de comercialização no Brasil.
A aprovação da Anvisa foi baseada em ensaios clínicos de eficácia da semaglutida no tratamento de obesos, que incluíram 4.500 pessoas de todo o mundo. No entanto, a Anvisa não anunciou o início das vendas.
A próxima fase dos medicamentos será a fixação de preços pela Comissão de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
É importante lembrar que esses medicamentos só devem ser utilizados sob orientação de um médico e podem ter efeitos colaterais potenciais.
Além disso, a perda de peso obtida com esses medicamentos pode ser limitada e pode ser necessário continuar tomando o medicamento para manter a perda de peso.