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Kefir de Leite e de Água | Quais os Benefícios e se Emagrece?

Cada tipo de kefir tem vantagens e desvantagens. O leite contém mais probióticos, tem nutrientes adicionais, como cálcio, e uma grande quantidade de proteínas, além de todos os oito aminoácidos essenciais. Esta água é mais rápida de preparar e também muito fácil de consumir.

O que é Kefir?

O Kefir é uma bebida que melhora a flora intestinal, favorece a imunidade e melhora o trânsito intestinal, pois consiste em bactérias probióticas e leveduras, que apoiam a saúde geral do corpo.

Grãos de kefir usados ​​para fermentar bebidas, também chamados de cogumelos tibetanos, plantas de iogurte e cogumelos de iogurte; é nativo do Cáucaso e consiste em vários microrganismos que ajudam a regular os intestinos.

É um produto lácteo fermentado (leite de vaca, cabra ou ovelha) com gosto de iogurte natural para beber.

A bebida contém muita vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina K2, biotina, ácido fólico, enzimas e probióticos.

Por não possuir nutrientes padronizados, seu valor nutricional pode variar dependendo do leite com que é feito. No entanto, mesmo que a faixa de valores seja diferente, é um alimento muito nutritivo.

É rico em nutrientes e probióticos e é muito útil para melhorar a digestão e a saúde intestinal.

Devido ao seu conjunto único de nutrientes, a pesquisa mostra que pode contribuir para:

  • Impulsionar a imunidade;
  • Tratar doenças Inflamatórias Intestinais;
  • Construir Densidade Óssea;
  • Lutar contra alergias;
  • Melhorar a digestão da lactose;
  • Matar o Fungo Cândida;
  • Desintoxicar o organismo.

Esses são apenas alguns dos benefícios de consumir esse alimento diariamente.

Kefir Emagrece?

Consumir kefir ajuda a perder peso, fazendo você se sentir satisfeito e, assim, reduzindo a ingestão de alimentos. Isso ocorre porque melhora a função intestinal.

Alguns estudos descobriram que a população microbiana de pessoas com sobrepeso difere daquela de pessoas magras. Portanto, parece haver uma ligação entre a obesidade e o tipo de bactéria intestinal.

Mas o kefir em si não faz milagres. Ou seja, contribui para a perda de peso, mas você também precisa se alimentar realmente e manter hábitos saudáveis.

Nesse sentido, alguns especialistas afirmam que várias bactérias presentes no kefir podem favorecer a perda de peso. Além disso, também tem poucas calorias.

Sistema Imunológico

kalhh / Pixabay

O Kefir pode fortalecer o sistema imunológico porque pode manter a flora intestinal saudável e evitar que os micróbios infectem o trato intestinal.

Basicamente, os trilhões e trilhões de bactérias e fungos “bons” que vivem no intestino são responsáveis ​​por matar os microorganismos “ruins”. Em outras palavras, é isso que o mantém vivo e saudável.

Então, o que acontece quando você toma os antibióticos da maneira errada?

Na verdade, você está matando as bactérias boas em seu corpo e também permitindo que as bactérias ruins se multipliquem. Em outras palavras, ele perturba a simbiose (equilíbrio) da microbiota, levando a problemas digestivos e respostas imunológicas.

A pesquisa relaciona o autismo à maioria das doenças crônicas, intestino permeável e indigestão. No entanto, a nutrição certa pode ajudar a restabelecer o equilíbrio das bactérias no trato intestinal.

Benefícios para a Saúde

Os “grãos de kefir” não são realmente grãos, mas um delicado equilíbrio de levedura e bactérias.

Em outras palavras, os grãos de kefir podem fermentar o leite em cerca de 24 horas, o que pode transformar o leite cru em uma bebida probiótica refrescante com múltiplos valores medicinais.

Por ser um alimento probiótico, os principais benefícios do kefir são:

  1. Combate ao Câncer

Comer alimentos fermentados é benéfico para o tratamento de diferentes tipos de tumores cancerígenos. Por exemplo, o Journal of Dairy Science publicou um estudo que analisou as células do sistema imunológico de camundongos e descobriu que o consumo regular desse alimento ajuda a prevenir o crescimento do câncer de mama.

  1. Melhora a Saúde dos Ossos

Um estudo publicado na Osteoporosis International em 2014 descobriu que o consumo deste probiótico é benéfico para a densidade óssea e pode reduzir o risco de osteoporose. Os pesquisadores descobriram que as bebidas fermentadas aumentam a absorção de minerais essenciais para a construção óssea, como cálcio e magnésio.

  1. Reduz a Inflamação Intestinal

Devido às altas doses de probióticos, incluindo as cepas de Lactobacillus e Bifidobacterium, o kefir também é um tratamento natural e eficaz para a síndrome do intestino irritável. A pesquisa mostrou que os alimentos ricos em probióticos podem ajudar a reduzir a inflamação no intestino.

  1. Reduz Alergias e Asma

Em termos de prevenção de alergias alimentares e melhoria da resistência das membranas mucosas a infecções por patógenos gastrointestinais, o kefir de bebidas à base de leite e leguminosas pode ser considerado um dos ingredientes alimentares mais promissores.

Tem fortes propriedades antiinflamatórias e pode ajudar a prevenir a asma.

Um estudo recente publicado no Journal of Immunology mostrou que o kefir tem um efeito positivo nas alergias e na asma. Inibe significativamente os marcadores de inflamação da interleucina 4, células T auxiliares e imunoglobulina IgE.

  1. Melhora a Intolerância à Lactose

A lactose no leite diminui com o processo de fermentação. Além disso, as bactérias presentes no kefir convertem a glicose em ácido lático. “Nesse caso, o kefir é uma boa escolha para pessoas com intolerância à lactose.

Um estudo publicado no Journal of the American Dietetic Association mostrou que as bebidas fermentadas podem melhorar a digestão da lactose e a tolerância em adultos com má absorção de lactose.

Se você é intolerante à lactose, minha sugestão é colocar uma pequena gota de kefir na parte interna do braço ou do pulso e deixar secar.

Portanto, espere 24 horas para ver se você tem alguma inflamação. Se não houver problema, experimente adicionar uma ou duas gotas à bebida ou ao alimento e veja se você tem alguma reação. Em seguida, você aumenta o número até ter certeza de que não está respondendo.

Como acontece com qualquer alimento ou dieta, certifique-se de sempre prestar atenção ao seu corpo.

Tipos de Kefir

Para as pessoas que são intolerantes aos laticínios, existem outros tipos de kefir que ainda são ricos em probióticos e são saudáveis, mas são completamente livres de lactose.

Existem basicamente dois tipos principais de kefir, e eles diferem em muitos aspectos.

Os dois tipos de kefir são kefir de leite e kefir de água. O leite é feito de leite de vaca, ovelha ou cabra, e leite de coco também está disponível. Por outro lado, o kefir de água é feito de água com açúcar ou coco, nenhum dos quais contém leite.

Todos os kefirs são feitos de “grãos de kefir” e devem conter açúcar naturalmente presente ou adicionado para permitir que bactérias saudáveis ​​cresçam e o processo de fermentação ocorra.

No entanto, não se preocupe, este probiótico de baixo teor de açúcar, porque a levedura viva basicamente ativará e “comerá” a maior parte do leite açucarado durante o processo de fermentação.

Mais importante, contanto que você possa obter “grãos de kefir”, você pode fazer kefir em casa.

Para fazer é simples:

O Kefir é baixo em calorias, pois 100 g tem apenas 37 calorias, o que o torna uma boa opção para uso em dietas para perda de peso. Pode ser usado em substituição ao leite ou iogurte, sendo uma excelente opção para quem tem evacuações.

Pode ser consumido uma vez ao dia, por exemplo ao pequeno-almoço ou ao almoço. Para tornar o sabor mais atraente, você pode adoçar com um pouco de mel ou adicionar frutas, como bananas ou morangos, em forma de vitamina.

Kefir ajuda a relaxar os intestinos, então quando você defecar com mais frequência, você pode notar menos inchaço abdominal na primeira semana porque melhora a digestão e combate a constipação, mas se você seguir os métodos abaixo, perder peso. Você deve continuar a dieta para perder peso e exercite regularmente.

Onde comprar kefir

Os grãos de kefir podem ser comprados no site, e o leite de kefir pode ser encontrado em supermercados ou lojas de produtos naturais, mas doações de amigos ou sites são muito comuns, porque os feijões crescem em um ambiente líquido e se multiplicam, e alguns deles devem ser removidos.

Ele pode ser usado para prevenir o crescimento excessivo, razão pela qual as pessoas que o têm em casa geralmente o fornecem para familiares e amigos.

Os grãos de kefir também são conhecidos como cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, cogumelos de iogurte, fungo de iogurte e lótus da neve. Têm origem no Cáucaso e são compostos por vários microrganismos benéficos para a regulação do trato intestinal.

Receita de Kefir de Leite

A preparação do kefir é muito simples, semelhante ao iogurte natural caseiro. Você pode usar qualquer tipo de leite, leite, leite de cabra, leite de ovelha ou de planta, leite de coco, leite de arroz ou leite de amêndoa.

Ingredientes

  • 100 g de kefir de leite
  • 1 litro de leite

Como preparar

Coloque os grãos de kefir e o leite fresco (pasteurizado, desnatado, semidesnatado ou integral) em um recipiente de vidro. O conteúdo é deixado em temperatura ambiente por cerca de 24 horas.

O leite fermentado é filtrado para separar e recuperar os grãos adicionados ao leite mais fresco, e o processo é repetido.

O kefir líquido fermentado pode ser consumido imediatamente ou armazenado na geladeira para uso posterior.

Como fazer Kefir de Água

O kefir de água é feito adicionando açúcar mascavo ou açúcar mascavo à água de coco ou água mineral.

Ingredientes

  • 3-4 colheres de sopa de grãos de kefir de água
  • 1 litro de água
  • 1/4 de xícara de açúcar mascavo

Como preparar

Em uma jarra de vidro, adicione água e açúcar mascavo e dilua totalmente. Adicione pontas de kefir, cubra a boca do frasco com toalhas de papel, gaze ou fraldas e prenda com elásticos.

Fermentar em local escuro à temperatura ambiente durante 24 a 72 horas. Quanto mais você fermenta, menor é a doçura da última taça de vinho.

Após a fermentação, os grãos são filtrados para a próxima fermentação.

Francisco Araújo

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Francisco Araújo

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