Kombucha e seus Benefícios para a saúde

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Kombucha é uma bebida com grandes benefícios para a saúde que pode se estender ao coração, cérebro e principalmente ao intestino.

Kombuchá contém antioxidantes, que podem eliminar bactérias nocivas e ajudar a combater várias doenças.

Aprenda sobre os benefícios do Kombuchá e como ele pode ser benéfico para a sua saúde.

O que é o Kombucha?

Kombuchá é uma bebida fermentada composta de chá preto e açúcar, que é usada como alimento probiótico funcional.

Contém uma colônia de bactérias e leveduras responsáveis ​​por iniciar o processo de fermentação.

Uma vez fermentado, o kombucha é carbonatado e contém vinagre, vitaminas B, enzimas, probióticos e altos níveis de ácido acético, glucônico e láctico.

A solução do chá de açúcar é fermentada por bactérias e leveduras, geralmente chamadas de SCOBY, que é uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras.

Essas bactérias são conhecidas como bactérias produtoras de celulose, o que significa que produzem celulose que atua como um escudo para as células.

Embora geralmente seja feito com chá preto, o kombuchá também pode ser feito com chá verde.

Kombucha é uma fonte rica de probióticos

O kombucha é uma bebida saudável e rica em probióticos

O kombuchá é feito adicionando cepas específicas de bactérias, fermento e açúcar ao chá preto ou verde e, em seguida, permitindo que fermentem por cerca de uma semana.

Durante esse processo, as bactérias e o fermento formam bolhas na superfície do tipo cogumelo, razão pela qual o kombuchá também é chamado de chá de cogumelo.

Essa bolha é, na verdade, uma colônia simbiótica viva de bactérias e leveduras, ou um SCOBY, e pode ser usada para fermentar o novo kombucha.

O processo de fermentação produz vinagre e vários outros compostos ácidos, traçando os níveis de álcool e os gases que fazem com que ele carbonate.

Durante a fermentação, uma grande quantidade de bactérias probióticas também é produzida.

Os probióticos fornecem bactérias saudáveis ​​ao intestino. Essas bactérias podem melhorar muitos aspectos da sua saúde, incluindo digestão, inflamação e até perda de peso.

Por esse motivo, adicionar probióticos como o kombuchá à sua dieta pode melhorar sua saúde de várias maneiras.

Kombucha contém antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias que lutam contra os radicais livres e destroem moléculas reativas nas células.

Antioxidantes em alimentos e bebidas são muito melhores para sua saúde do que suplementos que contêm antioxidantes.

O kombuchá, especialmente feito de chá verde, tem um forte efeito antioxidante no fígado.

Estudos têm constatado consistentemente que beber kombuchá pode reduzir regularmente a toxicidade hepática em pelo menos 70%, que é causada por danos ao fígado causados ​​por produtos químicos tóxicos.

Mais pesquisas sobre este tópico são necessárias, mas esta parece ser uma área de pesquisa promissora para pacientes com doença hepática.

Kombucha pode matar bactérias

Uma das principais substâncias produzidas durante a fermentação do Kombuchá é o ácido acético, também rico no vinagre.

Como os polifenóis do chá, o ácido acético pode matar muitos microorganismos potencialmente prejudiciais.

Kombuchá feito com chá preto ou verde parece ter um forte efeito antibacteriano, especialmente contra as bactérias que causam infecção por Candida e leveduras.

Um estudo descobriu que o kombuchá tem efeitos antibacterianos e semelhantes aos de antibióticos.

Os pesquisadores até sugeriram que o chá de kombuchá poderia ser usado como alternativa aos antibióticos promotores de crescimento fornecidos aos animais para acelerar o crescimento.

Kombucha pode reduzir o risco de doença cardíaca

Estudos descobriram que o Kombuchá pode melhorar muito os sinais de colesterol LDL e HDL em apenas 30 dias.

Mais importante ainda, o chá, especialmente o chá verde, protege as partículas de colesterol LDL da oxidação, que se acredita causar doenças cardíacas.

Na verdade, os bebedores de chá verde têm até 31% menos risco de desenvolver doenças cardíacas, o que também deve ser notado ao consumir kombuchá.

O Kombucha pode ajudar a controlar o diabetes tipo 2

Um estudo em ratos diabéticos descobriu que o kombuchá retarda a digestão dos carboidratos, o que reduz os níveis de açúcar no sangue. Também melhora a função hepática e renal.

Kombuchá feito de chá verde pode ser ainda mais benéfico porque o chá verde sozinho reduz os níveis de açúcar no sangue.

Na verdade, uma pesquisa com quase 300.000 pessoas descobriu que os bebedores de chá verde tinham um risco 18% menor de desenvolver diabetes.

Kombucha pode ajudar a proteger contra o câncer

Em estudos de tubo de ensaio, o kombuchá ajudou a prevenir o crescimento e a disseminação de células cancerosas devido à sua alta concentração de polifenóis e antioxidantes do chá.

Devido às suas propriedades anticancerígenas, os efeitos dos polifenóis do chá não são bem compreendidos.

No entanto, acredita-se que os polifenóis bloqueiam as mutações genéticas e o crescimento das células cancerosas enquanto promovem a morte das células cancerosas.

Por este motivo, você descobrirá que os bebedores de chá têm muito menos probabilidade de desenvolver vários tipos de câncer.

Para evitar efeitos negativos, é recomendável que você beba uma pequena quantidade de kombucha.

Como fazer Kombucha em casa

Para preparar a base do kombucha, também chamada de primeira fermentação, deve-se fazer os seguintes passos:

Ingredientes para a Primeira Fermentação:

  • 3 L de água mineral
  • panela de aço inoxidável, vidro ou cerâmica
  • 1 xícara de açúcar refinado (açúcar branco)
  • 5 sachês de chá preto
  • 1 cogumelo de kombucha, também chamado Scoby
  • 1 recipiente de vidro escaldado com água quente
  • 300 ml de kombucha pronto, equivalente a 10% do volume total de kombucha a ser produzido (opcional)

Modo de preparo:

Lave bem as mãos e utensílios com água quente e vinagre para eliminar qualquer contaminação microbiana.

Despeje a água na panela e aqueça. Quando a água ferver, acrescente o açúcar e misture bem.

Em seguida, desligue o fogo e acrescente os saquinhos de chá, deixando a mistura descansar por 10 a 15 minutos.

Coloque o chá em uma jarra de vidro e deixe esfriar até a temperatura ambiente. Em seguida, adicione o cogumelo do kombuchá e 300 ml do kombuchá acabado, cobrindo o frasco de vidro com um pano e um elástico que permitirá que o ar circule sem deixar a mistura exposta.

Guarde a garrafa em local arejado e escuro por cerca de 6 a 10 dias, quando a bebida final estiver pronta, sem vinagre e sem sabor.

Ao final do processo, uma nova colônia de Kombuchá será formada na primeira colônia, que poderá ser mantida na geladeira ou doada a terceiros.