×

Laxantes naturais que não irritam o intestino

laxantes naturais

Laxantes naturais que não irritam o intestino

Os laxantes naturais é a alternativa mais saudável e eficaz que não irritam o intestino,ao contrario dos laxantes químicos a maioria deles esvazia o intestino irritando o órgão, o que, a longo prazo, pode levar a problemas mais sérios e irreversíveis..

Laxantes naturais que não irritam

A maioria dos laxantes, químicos ou naturais, são irritantes para o intestino. Por esta razão, eles devem ser usados ​​apenas ocasionalmente.

Na verdade, muitos deles já indicam no rótulo do produto que não podem ser usados ​​no dia a dia. Como dissemos, este não é apenas o caso dos laxantes químicos, alguns laxantes naturais como o sena, a babosa e a cascara sagrada também são irritantes.

Eles precisam ser usados ​​muito esporadicamente. Se usado com freqüência, você pode desenvolver intestino preguiçoso ou outros problemas.

Quando tomá-los?

Vamos escolher outro tipo de laxante para tratar a constipação, tem efeito mais brando, mais regulador, é propício ao transporte intestinal, sem causar irritação ou dependência.

A melhor hora para ingerir esses alimentos laxantes é depois de beber um copo de água com o estômago vazio pela manhã.

Entre 5h e 7h da manhã é o melhor horário para facilitar a evacuação. Você pode se revezar para ver como qual laxante é o melhor para o seu organismo.

1. Maçã com casca

Os laxantes osmóticos naturais incluem maçãs com casca, ou seja, substâncias que puxam água para os intestinos para amolecer as fezes e facilitar seu transporte.

Esta fruta é rica em fibras solúveis e insolúveis, benéficas para a regulação natural do trato intestinal em casos de prisão de ventre e diarreia.

Para comer sua casca, você deve escolher maçãs orgânicas. Desta forma, garantimos que está isento de pesticidas, ceras e outras substâncias nocivas à saúde.

2. Psyllium

Psyllium é uma combinação de fibra de casca de semente solúvel e insolúvel tradicionalmente usada na Índia e no Paquistão. Incluído em laxantes ricos em muco que atraem água, incham como a gelatina e melhoram o movimento das fezes.

Psyllium deve ser sempre misturado com um bom copo de água. Em alguns segundos, veremos como se forma a textura gelatinosa que podemos comer.

3. Sementes de linho

As sementes de linhaça também fazem parte do mesmo tipo de laxante natural da banana-da-terra, da mesma forma, destacam-se pelo alto teor de muco.

As sementes também devem ser embebidas por várias horas para funcionar corretamente. Outra ideia é combiná-los ou intercambiá-los com sementes de chia que têm efeitos semelhantes.

4. Kiwi

Comer um ou dois kiwis muito maduros com o estômago vazio pela manhã tem um efeito surpreendente e quase imediato em muitas pessoas que têm tendência à prisão de ventre. Por exemplo, eles são uma escolha muito boa para crianças.

Para quem não gosta desse sabor, pode-se fazer smoothies com outras frutas como pêra, maçã ou coco. Desta forma, mais água e fibra também são adicionadas.

5. Ameixas

As ameixas ou passas, assim como as maçãs, são consideradas excelentes opções de laxantes naturais osmóticos. Devido ao seu alto teor de fibras, esses alimentos devem ser considerados indispensáveis para todos, devido ao seu valor nutricional significativo.

Cada 100 gramas de ameixa contém aproximadamente 16 gramas de fibras, tornando-se uma escolha saudável para a promoção da regularidade intestinal.

A dose recomendada desses laxantes naturais é de 4 a 6 ameixas secas por dia. É importante ressaltar que as ameixas com caroço retêm melhor os nutrientes, portanto, é aconselhável escolher essas variedades ao adquiri-las.

Ao consumir esses laxantes naturais não irritantes, é fundamental garantir a ingestão adequada de água ao longo do dia. Isso se deve ao fato de que as fibras presentes nas ameixas absorvem água em nosso trato digestivo. Não cumprir com essa recomendação pode até mesmo agravar o problema de constipação.

Em suma, as ameixas e passas são opções saudáveis e eficazes para ajudar a combater a constipação. Seu valor nutricional, rico em fibras, torna-as alimentos indispensáveis para promover a regularidade intestinal.

Ao incorporar esses laxantes naturais na dieta, é fundamental manter-se hidratado, bebendo água ao longo do dia. Assim, é possível desfrutar de todos os benefícios que esses alimentos oferecem para a saúde do sistema digestivo.