Pular para o conteúdo

Maca Peruana e seus Benefícios para a Saúde

A Maca Peruana Ajuda a perder peso, prevenir diabetes, fortalecer a saúde e a imunidade do coração, fornecer energia, estabilizar o humor, fortalecer os ossos, melhorar a fertilidade e, o mais importante, é um afrodisíaco.

A maca peruana é rica em proteínas, cálcio, ferro, ácidos graxos, ômega 3 e 9, carboidratos, fibras, magnésio, fósforo, vitaminas e zinco, entre outros. Tem muitas propriedades nutricionais excelentes: ajuda a prevenir a diabetes porque reduz a absorção de glicose no sangue. O ômega 3 nele contido ajuda a combater doenças cardiovasculares e regular os níveis de colesterol. O ferro, outro componente importante da maca, previne a anemia.

Uma grande quantidade de cálcio contida nele ajuda a fortalecer os ossos e a combater a osteoporose. Além de todas essas características, essa planta também pode atuar controlando os níveis hormonais para prevenir muitas doenças e minimizar os efeitos de alterações como a menopausa.

Maca Peruana emagrecer?

Muitas fibras e carboidratos fazem desta planta a favorita para quem quer perder peso. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os carboidratos são essenciais na dieta porque podem fornecer a energia de que o corpo necessita. No que diz respeito às fibras, o mais importante é que podem regular o estômago e dar uma sensação de saciedade. Portanto, Maca é um excelente alimento para quem quer perder peso.

Não há dúvidas sobre os benefícios desta planta para a sua saúde. As vantagens estão listadas abaixo:

  1. Combate à anemia
  2. Fortalece a imunidade
  3. Combate à osteoporose
  4. Ajuda na menopausa
  5. Melhora a fertilidade
  6. Produz bem-estar
  7. Ajuda no emagrecimento
  8. Aumenta a libido
  9. Previne a diabetes
  10. Ajuda na saúde do coração

Ajuda a tratar a anemia

O ferro é um nutriente essencial para a síntese de glóbulos vermelhos e transporte de oxigênio. Para aumentar a biodisponibilidade dos nutrientes no corpo, lembre-se de consumi-lo com uma certa vitamina C para ajudar na absorção. Por ser rico em ferro, a MACA é excelente no combate à anemia. A planta contém aproximadamente 166 mg de ferro por 100 gramas.

Fortalece a imunidade

A maca peruana também pode desempenhar um papel na promoção das funções corporais. É chamado de adaptogen. Como o nome sugere, ajuda a se adaptar a condições ambientais desfavoráveis ​​e aumenta a força e resistência muscular. Pode rejuvenescer, combater a fadiga, fortalecer a força e fornecer energia e melhorar a resistência muscular. Vale lembrar que o teor de proteína da maca é muito alto, chegando a 13% do seu peso, o que explica em certa medida o efeito dessa estimulação e redução da fadiga.

Combate à osteoporose

Um fato importante: 100 gramas de leite contém cerca de 100 mg de cálcio. No caso da maca, são 150 mg desse nutriente por 100 gramas. Portanto, pode fortalecer os ossos e prevenir doenças como a osteoporose especialmente em mulheres na pós-menopausa, esse é um grande problema quando o nível de estrogênio, um hormônio que protege os ossos do corpo, diminui.

Ajuda a Ameniza os efeitos da menopausa

Maca regula os níveis hormonais e ajuda a controlar os sintomas da menopausa, como ondas de calor. Além disso, não há efeitos colaterais tão característicos dos produtos fabricados para essa finalidade.

Melhora a fertilidade

Um estudo da Universidad Peruana Cayetano Heredia constatou que os homens tiveram um aumento na quantidade de sêmen após consumir a planta. Nas mulheres, houve melhora da libido e diminuição dos níveis de estresse. Além disso, há uma melhora no fluxo sanguíneo no corpo, inclusive na região pélvica.

Produz bem-estar

Ao aumentar a energia, resistência e ajudar a estabilizar o humor, a planta também ajuda a promover a felicidade. A Maca também pode ajudar a combater a depressão, ansiedade e perda de memória.

Ajuda a na perda de peso

Para quem busca perder peso de forma saudável, preste atenção nas calorias e siga uma dieta e um plano de exercícios. Como a maca é rica em carboidratos – carboidratos essenciais para o corpo humano e fibras que ajudam a regular o intestino e aumentar a saciedade, ela tem um excelente efeito de perda de peso. Além disso, tem muito poucas calorias. Duas colheres de chá de pó de maca têm apenas 30 calorias.

Aumenta a libido

Atuando no hipotálamo, que, regula os níveis de estresse e o comportamento sexual, e as glândulas supra-renais, que ajudam a regular o metabolismo, promovem esse aumento do desejo sexual. Cientistas peruanos já comprovaram o poder estimulante dessa planta na libido.

Previne a diabetes

A maca peruana pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes de duas maneiras: ela retarda a absorção de glicose pelo corpo devido ao seu alto teor de fibras e também inibe a ação de uma enzima envolvida no processo digestivo. As fibras presentes na maca ajudam a desacelerar a absorção de glicose pelo corpo e evitar que o corpo libere grandes quantidades de insulina, um hormônio que ajuda a metabolizar os carboidratos, ao mesmo tempo.

Ajuda na saúde do coração

A maca peruana contém ômega 3, que pode proteger a saúde cardiovascular devido aos seus efeitos de vasodilatação e regulação do colesterol. O Omega 9 nele presente também pode atuar sobre o colesterol, reduzir o nível de colesterol total e colesterol ruim (LDL) e aumentar a proporção de colesterol bom (HDL). Além disso, os aminoácidos da maca peruana também estão envolvidos no controle dos lipídios do sangue e da hipertensão.

Informação Nutricional (porção de 100 gramas)

Calorias 325 kcal 16%
Carboidratos 71,4g 24%
Proteínas 14,3g 29%
Gorduras totais 3,6g 5%
Gorduras saturadas
Gorduras monoinsaturadas
Gorduras poliinsaturadas
Fibra alimentar 7,1g 29%
Cálcio 250mg 25%
Ferro 14,8mg 82%
Potássio 2000mg 57%
Cobre 6mg 300%
Vitamina C 285mg 475%
Vitamina B6 1,1mg 57%

 

Contraindicações

A maca peruana é contra-indicada para pessoas com doenças como câncer de mama, câncer cervical e endometriose. Além disso, comer raiz também não é recomendado para mulheres grávidas e lactantes, devido à falta de dados que confirmem a segurança durante esses períodos.

Ela pode ser consumida nos formatos:

  • em cápsulas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *