×

Menstruação escura o que significa? Veja 9 causas

Menstruação escura

Menstruação escura o que significa? Veja 9 causas

Na maioria dos casos, a menstruação escura é normal. Geralmente ocorre no final do ciclo, porque durante esse período, o sangue que sai de várias partes do útero foi parcialmente oxidado e fica “mais velho”.

Durante a ovulação, manchas e secreções marrons às vezes aparecem no meio do ciclo. Isso é mais comum entre jovens que começaram a menstruação e mulheres que começaram a usar anticoncepcionais ou estão se aproximando da menopausa.

Quando se preocupar

Se ocorrer sangramento no meio do ciclo, você pode precisar consultar seu médico. Além disso, o conselho de um especialista deve ser procurado quando a menstruação escura é acompanhada por sintomas como períodos com duração de mais de uma semana, dor vaginal, dor pélvica, febre e fadiga.

Você também deve estar ciente se o corrimento marrom aparece menos de 21 dias entre os períodos ou mais de 35 dias entre os períodos; se a secreção surgir no meio de um período perdido de mais de três meses; se ocorrer após a relação sexual, se ocorrer após a menopausa; se for acompanhada de sangramento além do ciclo normal; se ocorrer após a inserção de um dispositivo intrauterino (DIU) e se você estiver usando tamoxifeno para tratar câncer de mama.

Principais causas da menstruação escura!

Menstruação escura

Síndrome dos ovários policísticos (SOP)

A síndrome do ovário policístico (SOP) também pode causar secreção marrom durante a menstruação. Pode estar relacionada a ciclos irregulares, obesidade, acne, infertilidade, manchas na pele e cistos ovarianos.

Se cólicas menstruais forem acompanhadas por esses sintomas, procure assistência médica. A SOP não tratada pode causar diabetes tipo 2, infertilidade e doenças cardíacas.

Menstruação escura também podem ser um sinal de infecção por candidíase, gonorréia ou clamídia. Em casos raros, pode ser causado por câncer cervical.

Gravidez

O sangramento marrom durante a gravidez pode ser perigoso. Sangramento leve ou corrimento marrom no início da gravidez é comum, mas você deve consultar seu médico ou doula para aconselhamento durante a gravidez, pois pode ser um sinal de aborto espontâneo. Durante a gravidez, você precisa se preocupar se a secreção é acompanhada de dor abdominal, cólica, dor no ombro, tontura, fraqueza, desmaio e náusea.

Veja mais: Chá de sene faz menstruação descer?

Certas substâncias, incluindo cigarros, álcool e drogas ilegais, como maconha e cocaína, podem causar abortos espontâneos. Recomenda-se evitar todas essas substâncias completamente durante a gravidez.

Após o parto, pode aparecer uma secreção de cores semelhantes e diferentes, denominada lóquios. Siga as instruções do seu médico ou parteira para acompanhamento.

Alterações emocionais

Certas mudanças no estado emocional da mulher, como estresse excessivo ou depressão, podem afetar a estrutura do útero, reduzindo assim a espessura da parede uterina.

A esfoliação do tecido uterino (endométrio) geralmente apresenta um volume de fluxo variável que aumenta gradualmente ou repentinamente. O sangramento menstrual também difere na cor (de sangue escuro e vivo), duração e textura. A textura do sangue menstrual apresenta essa variação devido à descamação do tecido endometrial que pode sair como coágulos sanguíneos.

Alterações hormonais e menopausa

A secreção marrom é comum no início da menopausa, que é a perimenopausa. A menopausa começa oficialmente 12 meses após o último período menstrual.

Após esse período, nenhuma secreção escura é comum. O sangramento após a menopausa pode ser um sinal de problemas como vaginose atrófica, pólipos uterinos ou câncer. Nesse caso, consulte um médico.

Doenças sexualmente transmissíveis

Doenças sexuais causadas por bactérias, como gonorreia ou clamídia, decompõe o sangue menstrual mais rapidamente, fazendo com que escureça.

Além disso, esse tipo de menstruação costuma ser acompanhado de mau cheiro, corrimento marrom antes ou depois da menstruação, dor pélvica e febre acima de 38 ° C.

Endometriose e outras condições

Endometriose é o crescimento de tecido endometrial fora do útero. Esse tipo de problema e outras condições, como a adenomiose, podem causar dor intensa na região pélvica e sangramento escuro como borra de café, que pode ocorrer tanto dentro quanto fora da menstruação.

Nestes casos, a menstruação além de escura também é mais prolongada, podendo demorar mais de 7 dias para acabar.

Em caso de suspeita deve-se ir ao ginecologista para que ele possa observar, pedir exames e indicar os antibióticos que poderá tomar, ou outra forma de tratamento, como a cirurgia, por exemplo.

Doenças sexualmente transmissíveis

As doenças sexuais causadas por bactérias, como gonorreia ou clamídia, por exemplo, decompõem o sangue menstrual mais rapidamente. Sangue menstrual mais escuro.

Além disso, esse tipo de menstruação costuma ser acompanhado por um cheiro desagradável, uma secreção marrom antes ou depois da menstruação.

Endometriose e outras condições

Endometriose é o crescimento de tecido endometrial fora do útero. Esse tipo de problema e outras condições, como a adenomiose, podem causar fortes dores na região pélvica e sangramento escuro, como borra de café.

Nesses casos, a menstruação também é mais longa e pode demorar mais de 7 dias. Se você tiver alguma suspeita, vá ao ginecologista para que ele observe, faça exames e prescreva antibióticos ou outro tratamento.

Pós-parto

Outro momento em que os períodos de menstruação escura são normais é o período pós-parto, quando o útero leva cerca de 45 dias para se recuperar. Portanto, o sangramento ocorre durante este período.

Nesta fase, o sangramento não é exatamente menstruação, mas a cor é escura e pode confundir muitas mulheres. Às vezes, essa é uma situação normal e esperada.

Quando deve ir ao médico

Alterações no sangramento menstrual são geralmente normais e não indicam problemas, mas você deve consultar seu ginecologista se sentir outros sintomas ou sinais, como:

Menstruação que dura mais de 7 dias;
Ficar sem menstruar por mais de 3 meses;
Ter sangramentos de escape;
Dor na região íntima;
Febre acima de 38 °C;
Tonturas;
Palidez na pele ou abaixo das unhas.

Se você suspeitar de gravidez, o aparecimento de sangramento escuro em pedaços ou em grandes quantidades também é um motivo para consultar o seu médico.

Como pode ser um aborto espontâneo e pode ser necessário fazer curetagem para limpar o útero.

Menstruação escura o que significa? Veja 9 causas