Mirtilo

Mirtilo e seus benefícios para saúde

mirtilo pode melhorar os níveis de colesterol e açúcar no sangue, além prevenir inflamações.

A fruta chamada mirtilo é bastante saborosa. Tem cores e um sabor muito exótico e específico. É semelhante ao tamanho da jabuticaba e pertence à família das bagas (como o cranberry e o goji berry).

Seu consumo na América do Norte, Europa e outros continentes é grande, mas é pouco conhecido no Brasil. Como é frequentemente usado em doces e outras receitas, agora é mais fácil encontrar frutas.

Para que serve o mirtilo

Sabendo que a fruta tem muitos benefícios, o normal é ter curiosidade a respeito de todos eles e de que forma ele pode ser aplicado para melhorar a saúde das pessoas.

Dessa forma, preste atenção em todos eles:

  • Atua contra o envelhecimento precoce
  • Controla a pressão arterial
  • Estimula e protege o cérebro
  • Beneficia os vasos sanguíneos
  • Faz bem para os ossos
  • Poder anti-inflamatório
  • Melhora a ação da insulina
  • Faz bem para os olhos
  • Previne infecções do trato urinário
  • Rica em nutrientes

Depois de aprender sobre todas as principais propriedades dos mirtilos, é hora de descrever cada um deles em detalhes. Em caso de dúvida sobre os benefícios, é melhor consultar um médico ou nutricionista.

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Atua contra o envelhecimento precoce

O mirtilo é uma fruta rica em antioxidantes naturais, ou seja, uma de suas principais funções é impedir o envelhecimento natural das células. Dessa forma, ajuda você a permanecer jovem por mais tempo.

Ainda atuando como antioxidante, o mirtilo também reduz as chances de outras doenças resultantes de danos às células oxidativas causadas por radicais livres, como câncer e doenças cardiovasculares.

Controla a pressão arterial

Graças a uma substância conhecida como antocianina, o mirtilo reduz o nível de colesterol ruim no sangue e triglicerídeos. Equaliza a pressão sanguínea. A fruta também trabalha contra a formação de placas ateroscleróticas.

Rica em nutrientes

O mirtilo é Rico em nutrientes que ajudam o corpo inteiro a funcionar corretamente. Esses nutrientes são componentes essenciais de várias vitaminas e minerais.

Dentre todas as substâncias presentes nas frutas, as antocianinas se destacam. É um pigmento flavonoide responsável pela cor da fruta e seu efeito antioxidante eficaz.

Previne infecções do trato urinário

Os mirtilos podem tratar infecções do trato urinário e são uma solução muito eficaz. Isso ocorre porque sua natureza impede a fixação e o desenvolvimento de bactérias, e a E. coli é uma das principais causas desse problema.

Faz bem para os olhos

O consumo regular de mirtilos é muito benéfico para a saúde ocular. As antocianinas presentes nos ingredientes do mirtilo são importantes para manter a saúde e a função ocular.

De fato, os mirtilos são altamente recomendados para idosos e pessoas propensas a desenvolver doenças na retina, precisamente porque protege os mirtilos.

Melhora a ação da insulina

Outro benefício de comer mirtilos regularmente é melhorar a ação da insulina no organismo. A insulina é um hormônio responsável pelo transporte de glicose para as células e por manter o corpo funcionando adequadamente.

Poder anti-inflamatório

Os mirtilos têm muitas propriedades que podem ajudar a combater doenças causadas por infecções e impedir o seu desenvolvimento. Além disso, seu uso é muito preventivo de problemas infecciosos.

Faz bem para os ossos

Os mirtilos são ricos em minerais e vitaminas, que ajudam a manter os ossos. Contém ferro, fósforo, cálcio, magnésio, zinco, manganês e vitamina K. Todas essas substâncias são boas para a estrutura óssea.

Beneficia os vasos sanguíneos

Esta fruta também tem um grande potencial para proteger e melhorar a vasodilatação. Isso ajuda a prevenir doenças associadas ao sistema, como colesterol alto, aterosclerose, congestão cardíaca e má circulação sanguínea.

Estimula e protege o cérebro

Uma grande quantidade de fenol de mirtilo, especialmente o ácido gálico, faz dos mirtilos uma fruta muito benéfica para o cérebro. A fruta é considerada um “neuroprotetor” porque protege o cérebro da degeneração.

Ainda nesta situação, os mirtilos são resistentes ao estresse oxidativo e à neurotoxicidade. Tudo isso mantém o cérebro longe de possíveis problemas e funciona com mais eficiência.

Mirtilo serve para emagrecer?

De todos os benefícios associados aos mirtilos, não há dúvida de que o poder de fazer dos mirtilos um excelente alimento para perda de peso os torna proeminentes. Portanto, é bom saber que os mirtilos podem realmente ajudá-lo a perder peso!

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Os mirtilos têm muito poucas calorias, baixo índice glicêmico e alto teor de fibras. Este ingrediente traz benefícios para o corpo e ajuda a perder peso.

Os alimentos com baixo índice glicêmico são absorvidos mais lentamente pelo organismo. Eles permanecem mais tempo no aparelho digestivo e, por isso, são chamados de ‘carboidratos lentos’.

Por outro lado, a fibra contida nos mirtilos ajuda na digestão, o grau de absorção e remoção pelo organismo está aumentando cada vez mais e tem mais saciedade. Isso reduzirá o apetite ao comer, para que comemos menos.

No entanto, você deve estar ciente de que apenas adicionar mirtilos ao menu não tem medidas de redução. Nesse caso, você deve ajustar sua dieta e exercício.

Como consumir o mirtilo

Para quem optar por incluir mirtilos no menu, é bom saber que existem várias maneiras de fazer isso. Além disso, para que a fruta continue a ter todas as propriedades benéficas para o corpo humano, o excesso de fruta pode ser prejudicial.

De acordo com a avaliação dos nutricionistas, recomenda-se consumir mirtilos diariamente, a ingestão não deve exceder 25 gramas.

“Os mirtilos podem ser consumidos frescos na forma de geleia e transformados em saladas. Se congelados, podem ser usados ​​para produzir sucos, sorvetes, iogurtes, tortas e temperos para vários pratos”.

Dessa forma, você pode misturar uma pequena porção de frutas com iogurte natural na hora do lanche. Quando se trata de sobremesas, o truque é preparar um delicioso xarope, comê-lo com um bolo ou preparar uma deliciosa geleia.

A seguir, você vai aprender a fazer um delicioso suco de mirtilo, laranja e hortelã. Confira:

Suco de mirtilo, laranja e hortelã

No liquidificador, adicione 1 xícara de suco de laranja, ½ xícara de mirtilos e ½ xícara de água. Bata tudo até ficar homogêneo. Adicione 6 folhas de hortelã picadas e 3 cubos de gelo. Bata novamente e o suco estará pronto para o consumo.

Como preparar o chá de mirtilo

Além de serem consumidos frescos ou usados ​​para fazer doces e sobremesas, os mirtilos também estão disponíveis em forma de chá, como parte do menu. É importante notar que todos os benefícios da fruta também estão incluídos na infusão.

Para preparar o chá de mirtilo, você precisará de 500 ml de água e duas xícaras de mirtilos com casca e purê de batatas. Deixe ferver a água e adicione a fruta. Defina por 10 minutos e depois desligue o aquecedor. Espere esfriar e beba quente.

Como consumir e aproveitar de todos os benefícios do mirtilo

O mirtilo é uma fruta, por isso, se for incluída em sua vida diária, já será um ingrediente inofensivo, principalmente após a leitura deste artigo. Nele, você pode ver os benefícios das frutas e ajudar a prevenir vários problemas de saúde.

Não há dúvida de que é melhor recorrer a profissionais. Ele tem conhecimento suficiente para recomendar o consumo responsável de mirtilo de acordo com suas necessidades específicas.

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