×

Náuseas na gravidez Como lidar

Náuseas na gravidez

Náuseas na gravidez Como lidar

Embora nem todas as mulheres sofram de náusea durante a gravidez, é verdade que este é um dos sintomas mais comuns durante o primeiro trimestre. Ocasionalmente, pode ocorrer mesmo após a vigésima semana de gravidez.
No entanto, é possível lidar com náuseas durante a gravidez: a chave é seguir uma dieta equilibrada e consultar um médico quando necessário. A causa da náusea é realmente uma combinação de diferentes fatores. Estes atuam no corpo da mulher em diferentes níveis. Esse sintoma está presente em 70% das gestantes, causando vômito em 30 a 50% dos casos.
Uma das causas da náusea matinal em mulheres grávidas é a liberação de maiores quantidades de hormônios. É o caso da progesterona ou da gonadotrofina coriônica humana; o último aumenta consideravelmente durante os primeiros meses de gravidez.
Além disso, sua presença no corpo geralmente coincide com as datas de início de tontura e vômito. Por outro lado, o estresse é um fator psicológico associado a esse tipo de sintomas, e isso geralmente é comum entre as mulheres grávidas.

Dicas para lidar com náuseas na gravidez

Náuseas na gravidez pela manhã
Embora a maioria das mulheres grávidas supere esses sintomas após doze semanas de gestação, é possível que elas apareçam novamente mais tarde. Na pior das hipóteses, eles podem persistir até o momento do parto. Nesse caso, é melhor consultar o seu médico para iniciar um tratamento que o ajudará a lidar com náuseas durante a gravidez.
Por outro lado, é importante lembrar que náuseas e vômitos desaparecem quando o corpo é capaz de regular o nível de hormônios durante a gravidez. No entanto, da mesma maneira, existem certas medidas que você pode tomar para lidar com a náusea durante a gravidez.

Veja também: Bromoprida utilize para tratar enjoos

1. Alimentação saudável

O primeiro ponto que você deve levar em consideração ao lidar com náuseas durante a gravidez é que elas aparecem quando o estômago está vazio ou quando você come demais. É melhor seguir uma dieta balanceada com base nas suas necessidades calóricas e nas necessidades do seu bebê.

Em geral, você deve seguir uma dieta equilibrada e variada. Isso deve incluir:

  • Cereais
  • Proteínas animais e vegetais
  • Verduras
  • Frutas da estação
  • Sementes e frutos secos
  • Gorduras saudáveis ​​como ômega 3, 6 e 9
  • Laticínios e seus derivados
Da mesma forma, você deve ficar longe de cafeína, álcool e gorduras saturadas. Ou seja, sua dieta deve ser o mais saudável possível. Lembre-se de que uma nova pessoa está crescendo dentro de você. Seu desenvolvimento depende muito do que você come.

Assim como é importante escolher a qualidade dos alimentos também é preciso seguir algumas indicações durante as refeições:

  • Estabeleça um horário de refeições.
  • Coma 3 pratos fortes e 2 lanches.
  • Não coma com pressa. Dedique algum tempo para cada uma de suas refeições.
  • Evite ficar muitas horas sem comer.
  • Jante cedo e não se esqueça do café da manhã.

2. Mastigar devagar ajuda a evitar náuseas na gravidez

Não importa o quão ocupado seja o seu dia. Ao comer, você deve dedicar 100% de sua concentração e, acima de tudo, seu tempo. A comida deve ser um momento relaxante. Caso contrário, você terá má digestão e provavelmente sentirá náuseas ao final de suas refeições. Se você mastigar devagar, esmagará a comida na boca. Portanto, quando atinge o estômago, não deve gastar tanta energia em desfazer o que os dentes não processaram. Além disso, mastigar lentamente acalma e alivia o possível estresse que podemos ter naquele momento.

3. Mantenha-se hidratada para evitar náuseas na gravidez

Se você tiver dores de estômago e começa a sentir náuseas, é muito provável que perca muitos líquidos e fique desidratado. Portanto, é altamente recomendável que você beba bastante água, infusões de chá ou cubos de gelo para reabastecer seu corpo e ajudá-lo a se sentir melhor. Tente beber os líquidos lentamente, para não estimular o desejo de vomitar.

4. Evite odores fortes

Você pode pensar que tomar um banho de espuma pode ser uma boa opção para lidar com náuseas durante a gravidez. No entanto, durante a gravidez, o olfato se intensifica consideravelmente. Como resultado, os aromas que antes pareciam agradáveis ​​durante a gravidez podem fazer você querer vomitar.
Perfumes muito intensos pioram seu estômago. Em geral, evite fragrâncias com aromas muito fortes. O sentido do paladar e do olfato estão conectados, de modo que um cheiro forte fará com que você se sinta tão mal quanto é ruim. Portanto, o mais aconselhável é manter sempre as janelas abertas para permitir a circulação de ar fresco e evitar náuseas devido a odores intensos.

5. Evite ambientes abafados e quentes

Para lidar com náuseas durante a gravidez, é melhor evitar espaços muito apertados e ambientes quentes. Da mesma forma, é importante que, ao se vestir, escolha roupas que o mantenham fresco. A insolação pode ser muito comum durante a gravidez, e isso se deve principalmente às alterações hormonais que você experimenta nesse estágio. Além disso, altas temperaturas podem causar tonturas e náuseas.

6. Controle sua mente

A mente tem controle do corpo. Para lidar com náuseas na gravidez, é importante deixar de lado a ansiedade e as preocupações. Lembre-se de que o estresse pode causar e até intensificar náuseas e tonturas. Se você se sentir sobrecarregado, é melhor praticar uma atividade relaxante, como meditação ou ioga para mulheres grávidas.

Conclusão

Náuseas e vômitos geralmente aparecem durante os primeiros três meses de gravidez, mas, em alguns casos, podem se prolongar e se tornar um inconveniente para ganhar peso. Se este for o seu caso, você não deve se alarmar. A natureza é sábia e seu corpo não causaria nenhuma reação prejudicial ao bebê, mas é recomendável consultar seu médico.

Se uma mulher grávida não puder se alimentar normalmente por causa de náuseas e vômitos, a criança continuará crescendo. Fará isso extraindo as substâncias essenciais das reservas do organismo materno.