O que é metformina? Por que usá-lo para tratar diabetes? A diabetes é uma doença silenciosa que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Estima-se que mais de 12 milhões de pessoas tenham sido diagnosticadas no Brasil.
É determinada pela hiperglicemia, um aumento do açúcar no sangue, que ocorre devido à falha na produção ou atividade do hormônio insulina produzido pelas células beta do pâncreas.
Veja também: Sucos detox: São ótimos para começar bem o dia
O hormônio insulina permite que a glicose entre no sistema celular do corpo e, quando esse hormônio é defeituoso ou difícil de produzir, o corpo começa a sofrer com um acúmulo de glicose no sangue, conhecido como diabetes. Um dos tratamentos para essa condição é a metformina, nos dando uma ideia de como ela reage no organismo e para que serve.
O que é metformina e como ela reage no organismo?
A metformina é um medicamento oral que controla o açúcar no sangue. Também ajuda as células do corpo a usar adequadamente a insulina produzida pelo pâncreas.
É um dos medicamentos utilizados para controlar o diabetes tipo 2, condição em que o organismo do paciente não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz, ou seja, o organismo não consegue controlar os níveis de açúcar no sangue.
É importante notar que a metformina, um medicamento usado sozinho ou em combinação com outros medicamentos, é usado apenas para tratar diabetes tipo 2 porque ajuda a insulina produzida a ser usada adequadamente.
No entanto, quando o corpo não consegue produzir insulina, conhecida como diabetes tipo 1, outros tipos de medicamentos são necessários.
Metformina é somente para quem possui diabetes tipo 2?
Embora a metformina seja mais comumente usada para tratar ou prevenir diabetes tipo 2, em alguns casos também é usada em mulheres grávidas diagnosticadas com diabetes gestacional. Segundo os médicos, até agora tem se mostrado um tratamento seguro, sem efeitos negativos durante a amamentação.
No entanto, a metformina também é utilizada no tratamento da SOP (síndrome dos ovários policísticos), mas é um medicamento off-label, ou seja, não foi desenvolvido para esse fim, mas auxilia no tratamento. Vale ressaltar a falta de conclusões científicas sobre esse uso. E não se esqueça, não use medicamentos, sejam eles quais forem, sem orientação e supervisão médica.
A metformina possui contraindicações?
O medicamento é considerado seguro se o conselho médico for seguido, porém algumas pessoas não podem usar a metformina, são elas: pessoas com doença renal crônica, pessoas com doença hepática, pessoas com diabetes não controlada, pessoas em tratamento para insuficiência cardíaca ou pessoas com teve um ataque cardíaco recente, pessoas com alcoolismo e problemas respiratórios.
Efeitos colaterais
Sintomas como diminuição do apetite, dor de estômago, diarreia, gosto metálico na boca ou náusea geralmente estão presentes quando o tratamento com metformina é iniciado.
Algumas pessoas associam a metformina à perda de peso devido aos efeitos colaterais que eventualmente aparecem no início do tratamento, que se normalizam com o tempo.
Este artigo é somente para propósitos de informação. Lembre-se, nunca se automedique e sempre siga as orientações médicas para o tratamento adequado.