×

Óleo Essencial de Eucalipto para aromaterapia

Óleo Essencial de Eucalipto

Óleo Essencial de Eucalipto para aromaterapia

O óleo essencial de eucalipto é um óleo essencial puro com utilizações práticas e industriais, bem como propriedades curativas. É destilado a partir de folhas secas de eucalipto e é um líquido incolor com um forte cheiro amadeirado doce.

Os principais ingredientes químicos do Eucalyptus radiata são o eucaliptol e o alfaterpineol, o que o torna um óleo ideal para aliviar a sensação das vias respiratórias e para uso em massagens. O eucalipto possui propriedades de limpeza que podem ser benéficas para a pele e o ar. A pesquisa mostra que o eucalipto é eficaz na redução da sensação de tensão.

Informações básicas dobre o óleo essencial de eucalipto

  • Descrição Aromática: Canforado, arejado
  • Método de Extração: Destilação a vapor
  • Parte da Planta: Folha/Caule
  • Principais Componentes Químicos: Eucalyptol, alpha-terpineol
  • 55–85% 1,8-cineol – (eucaliptol) 1–15% Terpineol
  • Sistemas do Corpo: Nervoso e Respiratório.

Usos de óleo essencial

O óleo de eucalipto diluído pode ser útil no tratamento de tosse, bronquite, sinusite e infecções respiratórias. Além disso, ele também pode agir como um impedimento contra insetos e ajudar a curar feridas, queimaduras e úlceras.

É conhecido por ter propriedades anti-sépticas, antibacterianas, antivirais, antibacterianas e antifúngicas. O óleo de eucalipto é frequentemente adicionado a estes produtos:

  • Perfumes e cosméticos (como uma fragrância)
  • Produtos dentários, como enxaguantes bucais e cremes dentais
  • Linimentos e pomadas
  • Pastilhas para tosse e pastilhas

O óleo de eucalipto pode ajudar a tratar a dor e a inflamação e a aliviar as membranas mucosas, especialmente sob a influência de doenças como alergias e asma. No entanto, em alguns casos, o óleo de eucalipto pode ser misturado com outros óleos essenciais para facilitar a absorção.

Um dos métodos mais populares de uso do óleo de eucalipto é o aromático. Para fazer isso, adicione uma gota de óleo de eucalipto a uma massa de algodão orgânico e cheire várias vezes ao dia, ou misture algumas gotas de óleo em água ou spray para terapia a vapor. Finalmente, você também pode misturá-lo com a água do banho.

Para uso tópico, misture uma gota de óleo de eucalipto com 1 a 3 colheres de chá de óleo transportador (como óleo de coco, amêndoa doce ou óleo de jojoba) ou adicione algumas gotas à sua mistura de óleo de massagem favorita.

Você pode aumentar a quantidade de óleos essenciais conforme necessário, mas para tomar óleo de eucalipto internamente, consulte primeiro um terapeuta holístico para encontrar a dosagem certa para seus problemas de saúde.

Benefícios do óleo essencial de eucalipto

  • Propriedades antibacterianas – O óleo de eucalipto pode ajudar a combater bactérias patogênicas no trato respiratório superior devido às suas capacidades antibacterianas.
  • Saúde dental – O óleo exibe atividade antibacteriana contra bactérias que causam cáries (cáries dentárias) e doenças periodontais. Até pesquisas sobre periodontite publicadas em jornais enfatizaram que adicionar extrato de eucalipto à goma de mascar pode ajudar a melhorar a saúde bucal.
  • Alívio da dor – O óleo essencial de eucalipto tem efeito analgésico. Os pesquisadores aplicaram o eucalipto na pele do antebraço de 10 pessoas em um estudo. Os resultados mostram que “produz uma resposta fisiológica significativa, pode aliviar a dor e é útil para atletas como uma forma passiva de aquecimento”.
  • Estimula a resposta do sistema imunológico – Finalmente, o extrato de óleo de eucalipto pode promover respostas imunológicas inatas mediadas por células.

Além disso, o óleo essencial de eucalipto demonstrou ajudar as pessoas que estão mentalmente exaustos, o que é atribuído ao seu efeito refrescante. Conforme enfatizado no livro “Yoga da Restauração”, este óleo essencial pode atuar como um estimulante, ajudando a eliminar o cansaço e o retardo mental, e “deixar o paciente revigorado”.

Mais importante ainda, o óleo de eucalipto também pode ajudar a aumentar a atividade intelectual do cérebro e o fluxo sanguíneo. Devido a essas descobertas, o óleo de eucalipto é cada vez mais benéfico para a aromaterapia.

Como funciona o óleo de eucalipto?

Este óleo essencial funciona de maneiras diferentes. Na terapia a vapor com vaporizadores, o óleo de eucalipto pode ser usado para tratar problemas respiratórios, como ajudar a melhorar a concentração ou deter os insetos.

Além disso, você pode diluir algumas gotas de óleo essencial na água do banho ou misturá-lo com óleo de massagem para potencialmente tratar problemas de saúde, como:

O óleo de eucalipto também pode ser usado topicamente porque você pode adicioná-lo a conservantes ou cremes ou loções terapêuticas para ajudar a reduzir a dor ou acelerar a cicatrização de feridas e úlceras.

Você pode aplicar óleo de eucalipto em picadas ou feridas de insetos, mas tome cuidado para evitar efeitos indesejáveis. Além disso, óleo de eucalipto altamente diluído pode ser adicionado à garganta como um sedativo para dor de garganta.

Finalmente, você pode combinar óleo de eucalipto com qualquer um desses outros óleos essenciais para uma mistura harmoniosa, por exemplo: benjoim, tomilho, lavanda, capim-limão, limão, hortelã, alecrim, hortelã-pimenta, sândalo e pinho.

Os óleos essenciais como o óleo de eucalipto são geralmente seguros, mas requerem precauções especiais. Embora o óleo de eucalipto seja geralmente seguro quando aplicado na pele de um adulto, você deve evitar aplicar o óleo, pomada ou óleo no rosto ou nariz de seu filho devido a possíveis efeitos colaterais. Finalmente, mulheres grávidas e amamentando também devem evitar o uso do óleo, pois há poucas evidências de sua segurança para esses grupos de mulheres.