Dor de garganta refere-se a dor, coceira ou inflamação na garganta. Dor de garganta é o principal sintoma da inflamação na garganta. Quando você tenta engolir, a situação pode piorar e você pode ter dificuldade em engolir alimentos e líquidos.
Você pode ter experimentado os sintomas de dor de garganta durante toda a sua vida. A dor de garganta pode durar pouco, como durante um resfriado ou gripe, ou pode ser duradoura, o que é mais comum em pacientes com amigdalite.
Saiba mais sobre: Qual é a Melhor Solução para uma Dor de Garganta?
Veja também: Como acabar com chulé
Veja também: Descubra se sua glicose está alta com estes 4 sinais
Geralmente, você pode encontrar alívio através de remédios caseiros. Aqui estão algumas maneiras de se sentir melhor quando você tem dor de garganta:
- 2 colheres de mel enriquecido com 5 gotas de própolis;
- Chá de gengibre com canela;
- Gargarejos com cascas de romã;
Quando a dor de garganta é frequente e há pus, o médico pode até recomendar uma cirurgia para remover as amígdalas.
Dor de garganta em crianças
Dor de garganta é uma doença comum na infância. Eles geralmente são causados por vírus e melhoram dentro de quatro a cinco dias. Se o seu filho tiver febre acima de 38,3 ° C, consulte um pediatra. A febre pode ser um sinal de infecção na garganta.
Como o strep é causado por bactérias, ele precisa ser tratado com um antibiótico.
Você pode usar medicamentos como acetaminofeno (Tylenol para crianças) ou ibuprofeno (Adil para crianças, Motrin para crianças) para aliviar a dor de garganta do seu filho.
Se seu filho tiver menos de seis meses, entre em contato com seu pediatra primeiro. Não administre aspirina (Bufferin) a crianças com menos de 18 anos, pois isso pode causar uma doença rara, mas grave, ou seja, a síndrome de Reye.
Aqui estão algumas outras maneiras de aliviar a dores na garganta do seu filho:
- Misture 1/4 a 1/2 colher de chá de sal e 300 ml de água morna e faça com que seu filho gargareje com ele. Crianças acima de 6 anos de idade geralmente têm idade suficiente para gargarejar sem engolir.
- Dê ao seu filho líquidos quentes, como caldo de galinha ou chá. Crianças com mais de um ano de idade podem misturar um pouco de mel no chá para acalmar a garganta.
Evite usar sprays de dor de garganta em crianças. Esses produtos contêm o anestésico benzocaína (Anbesol), que pode causar reações alérgicas em algumas crianças.
Tratamento para dor de garganta na gravidez
Não é recomendável tomar medicamentos durante a gravidez e a amamentação, pois eles podem causar complicações na gravidez e serem transmitidos ao bebê através do leite materno; portanto, nesse caso, você deve consultar seu médico antes de decidir tomar medicamentos para a dores de garganta.
O medicamento mais seguro para o alívio da dor durante a gravidez é o paracetamol, mas só deve ser tomado se recomendado por um médico.
Além disso, as mulheres grávidas podem optar por remédios caseiros mais seguros, como chá de limão e gengibre.
Para fazer o chá, basta colocar 1 casca de 4 cm de 1 limão e 1 cm de gengibre em 1 xícara de água fervente e esperar cerca de 3 minutos. Depois deste tempo, adicionar 1 colher de chá de mel, deixar amornar e beber até 3 xícaras do chá por dia. Em alternativa, fazer gargarejos com água, limão e sal.
Quando consultar um médico
Você não precisa sofrer de dores de garganta. Muitos tratamentos e remédios caseiros vendidos sem receita podem ajudar a aliviar a dor e o desconforto.
Se a dor não melhorar, consulte seu médico.
- sentir dor intensa ao engolir
- desenvolver febre alta
- sentir náusea ou vômito
Prevenção
Uma maneira de impedir a exposição a bactérias que causam dores de garganta é lavar as mãos com água morna e sabão ao longo do dia.
Se você não puder usar a pia, use um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Tente evitar estar com aqueles que estão doentes. Não compartilhe itens pessoais, como escovas de dentes, copos e utensílios com outras pessoas.