Os alimentos ricos em ferro: Veja como você pode incluir regularmente em sua rotina

O ferro é um mineral encontrado em abundância em nosso planeta e desempenha um papel importante tanto no desenvolvimento da civilização atual quanto em nosso organismo. É um nutriente essencial para nossa vida e transporta oxigênio por todo o corpo através da formação de hemoglobina.

A deficiência de ferro pode levar a uma variedade de consequências, como o enfraquecimento do nosso sistema imunológico, tornando-nos vulneráveis ​​a inflamações e infecções, além de causar queda de cabelo, palidez, tontura, fraqueza, perda de apetite, cansaço extremo e dificuldade de concentração.

Portanto, consumir ferro suficiente para alimentar o corpo é muito importante para nos mantermos saudáveis. Vale ressaltar também que o ferro auxilia na síntese do DNA, o que é bom para o metabolismo energético e previne a anemia.

Deixe-nos saber quais alimentos ricos em ferro você precisa adicionar à sua dieta regularmente.

Alimentos ricos em ferro que você precisa consumir regularmente

Sem dúvida, o alimento mais rico em ferro é a carne vermelha, mas não podemos esquecer de opções como frango, ovos, peixe, pois também são boas fontes de proteína rica em ferro.

Outros alimentos, como vegetais, grãos, feijões e vegetais, são fontes de ferro, mas absorvem menos. Vale ressaltar que, para aumentar a absorção de ferro, o ideal é tomá-lo com um pouco de vitamina C.

Cereais

Alimentos granulados que você pode incluir em sua dieta incluem macarrão integral, cevada, trigo, aveia e quinoa. Existem aproximadamente 5 miligramas por 100 gramas de grãos. Devido à grande variedade de grãos, recomenda-se comer com moderação e variar o tamanho da porção de cada um.

Beterraba

A beterraba ajuda a manter o coração, os ossos, o cérebro e também ajuda a equilibrar o índice glicêmico.

Peixes

Os peixes são um alimento essencial na dieta, pois além de serem ricos em ômega 3, também são ricos em ferro. Para você entender melhor, temos cerca de 0,5 a 1 mg de ferro por 100 gramas de peixe.

Leguminosas

Se você não gosta de feijão ou lentilha, saiba que está perdendo uma boa fonte de fibra, proteína e ferro. Uma porção de feijão contém cerca de 2 mg de ferro por porção de 100 gramas. O ideal para não adoecer e aproveitar toda a nutrição desses alimentos é consumir variedade.

Vegetais-verdes-escuros

Alimentos como espinafre, couve e brócolis são excelentes fontes de ferro. Fornece cerca de 3,1 mg de ferro por 100 gramas. Mas para que você possa desfrutar plenamente da nutrição, o ideal é comê-lo cru.

Temperos

Podemos encontrar ferro em alguns temperos, como o coentro, que tem cerca de 81,4 mg de ferro por 100 gramas (bastante, né?). Outra opção muito interessante é o cominho, que contém 66,4 mg de ferro por 100 gramas.

Carnes vermelhas 

A carne vermelha é a campeã de fornecimento de ferro, e temos cerca de 5 mg do mineral por 100 gramas. No entanto, opções como carne de fígado, coração e rim contêm altas concentrações de ferro.

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