Uma dieta para ganhar massa muscular costuma ser muito comum entre atletas e fisiculturistas, por exemplo, que sempre fazem muito exercício.
Por ser uma dieta geralmente rica em proteínas, carboidratos e calorias, o consumo de suplementos pode dar uma contribuição significativa para um melhor desenvolvimento muscular, promovendo o desempenho.
Alimentos para ganhar massa muscular

Existem vários alimentos que contribuem para uma dieta geral, especialmente uma dieta que visa aumentar a massa muscular. Entre os principais estão, por exemplo, arroz, batata doce, inhame, feijão, manga, banana, abacate, feijão, mamão papaia, melancia, cereja e abacaxi.
Além disso, é importante ressaltar que além de manter uma alimentação balanceada, quem busca desenvolver a massa muscular também deve manter uma atividade física diária equilibrada. Desta forma, alimentação e exercícios se complementam e o efeito é melhor.
veja mais:
Dieta para ganhar massa muscular
Uma dieta para ganho muscular, via de regra, deve ser preparada por um nutricionista. Após avaliar a individualidade do paciente, ele pode determinar a melhor estratégia para atingir o objetivo pretendido.
A demanda por carboidratos, proteínas e gorduras não é a mesma para todos.
Eles dependem de fatores como rotina, peso, altura, metabolismo, tipo e frequência de atividade física, rotina e possível doença.
No entanto, existem algumas informações de domínio público básicas e comuns na Internet.
Em geral, um plano nutricional para ganhar músculos (ou perder peso) e perder gordura inclui o controle da ingestão de carboidratos, proteínas e gorduras. Portanto, a recomendação pode ser formulada da seguinte forma:
- 30% do total de kcal diário alocado em proteínas – o que corresponde a aproximadamente 150 g (com base em uma dieta de 2.000 kcal / dia);
- 50% do total diário de Kcal de carboidratos alocados – que é aproximadamente 275 g (com base em uma dieta de 2.000 kcal / dia); Dieta);
- 20% do total de kcal diárias destinado às gorduras — o que seria equivalente a aproximadamente 33g (considerando uma dieta de 2000kcal/dia).
Cardápio dessa dieta
Para quem deseja ganhar massa corporal magra, também é importante avaliar a composição corporal, exercícios diários, frequência, intensidade e duração.
Procure orientação de um nutricionista, pois cada pessoa é única e, na hora de preparar o cardápio, é importante levar em consideração a situação específica de cada pessoa.
Ter um cardápio fechado é muito complicado porque vai variar de acordo com o resultado dos exames que seu médico solicitar.
Mas aqui estão algumas dicas:
Café da manhã: cuscuz + ovo mexido + mamão com aveia + café com leite
Almoço: arroz + feijão + filé de frango + salada cozida de batata, cenoura e brócolis
Jantar: omelete com queijo + salada crua + suco de uva integral
Suplementos que ajudam a ganhar massa muscular

Para suplementos que ajudam a aumentar a massa muscular, a proteína do soro do leite(whey protein) e a creatina são duas alternativas interessantes.
A definição do melhor produto dependerá da estratégia, prática e alimentação. Portanto, é fundamental fazer a escolha com o apoio de uma nutricionista.