Pular para o conteúdo

Osteoporose Descubra como funciona os tratamentos

A osteoporose é uma doença caracterizada por uma diminuição gradual da massa óssea, o que torna os ossos mais fracos e sujeitos a fraturas.

No geral, as mulheres têm mais probabilidade de desenvolver osteoporose do que os homens. Mas, além desse fator, existem outros que aumentam o risco desse problema.

Os principais fatores de risco para osteoporose:

  • fumar;
  • beber álcool em excesso;
  • diabetes;
  • alimentar-se mal;
  • não tomar sol;
  • sedentarismo;
  • tomar medicamentos com corticoides por longos períodos;
  • problemas na glândula tireoide.

Causas da osteoporose?

osteoporose
Créditos da imagem Freepik

Conforme o corpo humano envelhece, ele perde massa muscular e óssea com maior força. Além disso, é difícil para o corpo absorver nutrientes dos alimentos e da luz solar – contribui para a produção de vitamina D.

Adicione esses fatores a uma dieta pobre em cálcio. O cálcio é o principal elemento de formação óssea, e a osteoporose tem maior probabilidade de ocorrer.

Portanto, todas essas causas, juntas ou separadamente, estão entre as causas da osteoporose.

Quais são os tratamentos para osteoporose?

Alimentos ricos em cálcio e outros nutrientes são essenciais para o tratamento eficaz da osteoporose.

Queijos, leite integral, iogurte, nozes, carnes de frango e peixe, frutas, verduras e legumes devem estar no cardápio diário.

No entanto, além de consumir alimentos mais saudáveis ​​em suas refeições diárias, outras refeições devem ser omitidas.

Alimentos gordurosos, ricos em açúcar e sal, bebidas industriais, bebidas não alcoólicas e alcoólicas devem sair da rotina.

Praticar exercícios físicos

Além de manter uma boa saúde óssea, os exercícios ajudam a melhorar a resiliência física e o equilíbrio corporal. Outro ponto positivo das atividades desse tipo é a melhora da absorção de nutrientes pelo organismo.

As atividades que podem ser realizadas com segurança por pessoas que vivem com osteoporose incluem caminhadas, hidroginástica, ioga, Pilates e musculação.

Praticar exercícios 2 a 3 vezes por semana durante meia hora a cada vez é suficiente para um bom tratamento da osteoporose.

Tomar sol

A luz solar ativa o corpo para produzir vitamina D, e o próprio corpo não consegue produzir o suficiente dessa substância.

Para que esse tratamento para osteoporose funcione, os pacientes devem tomar banho de sol pelo menos 20 minutos por dia. Use um chapéu ou boné e proteja o rosto para evitar manchas na pele.

Além disso, apenas o sol antes das 10h e depois das 16h é mais seguro. Porque a luz neste momento não é mais tão forte.

Tomar Suplementos

Produtos como suplementos vitamínicos contendo cálcio e vitamina D fazem parte do tratamento da osteoporose e podem alcançar bons resultados em um curto período de tempo.

Usar alguns medicamentos

Se o seu médico achar que certos medicamentos são necessários, como calcitonina e ranelato de estrôncio, ele pode prescrevê-los. Essas drogas causam, respectivamente, o controle do cálcio no sangue e o aumento da massa óssea.

Fazer fisioterapia

As sessões de fisioterapia são muito úteis no tratamento da osteoporose, pois restauram o equilíbrio e a firmeza do corpo. Obter mais saúde e vida plena face a esta falha de saúde.

Diante desse distúrbio que afeta a saúde óssea, é imprescindível iniciar os tratamentos para que eles tenham efeito rapidamente.

Para obter mais saúde nesse ritmo, o uso de suplementos é muito útil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *