Ouvir música todos os dias melhora sua saúde mental, as músicas são um verdadeiro alimento para a alma e para o coração, você provavelmente tem um estilo ou melodia favorita que alude a uma lembrança feliz de sua vida. Quando o som começa a tocar, vários sentimentos são revelados, felicidade, alegria, raiva, gratidão e outras infinitas possibilidades, até mesmo colocando uma marca triste para afogar mágoas. Mas em um dia marcado pelo tédio, uma música pode mudar o clima.
Vontade de cantar ou dançar conforme indicado, sentir-se aliviado após um dia agitado ou se divertir no fim de semana. O ambiente está mudando e até parece inexplicável, pois essa arte é difundida há milhares de anos e até existe no mundo animal em pássaros canoros. Um estudo publicado pela Rede JAMA descobriu que pode ser estabelecida uma ligação entre a boa autoestima e o hábito de desfrutar de múltiplas composições.
A música por si só conduz à transformação do estado mental das pessoas?
O estudo utilizou 26 comparações para estabelecer determinados critérios e avaliou dados de 779 pessoas, chegando à hipótese de que, sim, há uma melhora em vários indicadores emocionais ao adotar a prática musical no dia a dia. No entanto, embora seja eficiente, não substitui completamente os treinos projetados para queimar calorias ou acelerar o metabolismo, mas sua ação pode ajudar a estimular um excelente desempenho.
Por isso, uma tendência mundial é treinar ouvindo sons animados que estimulam o movimento do corpo. Então, isoladamente, a música ajuda a melhorar algumas habilidades cognitivas, principalmente se o idioma estiver sendo usado para aprender um novo idioma. Porém, aliada à atividade, entre estudar, correr, limpar a casa, seus benefícios são ainda maiores e de grande valia.
confira: Aos 45 anos, Luana Piovani descobre que está com piolho: “Peguei dos meus filhos”