×

Pintei o cabelo, mas não gostei. Posso pintar de novo? veja como consertar

Pintei o cabelo, mas não gostei. Posso pintar de novo? veja como consertar

Pintei o cabelo, mas não gostei. Posso pintar de novo? Algumas coisas podem afetar o resultado final da coloração do cabelo, como a falta de orientação do colorista, certas químicas ou maus resultados de procedimentos caseiros.

Quando dá errado, o desespero se instala. Mas não entre em pânico, é corrigível. Mas pintar uma cor que você não gosta é a solução?

Pintei o cabelo e não gostei. O que eu faço?

A solução depende do seu problema. Veja o que fazer no seu caso:

Pintei o cabelo e ficou muito escuro. Como clarear?

Em alguns casos, pode-se usar removedor de tintura de cabelo, que remove alguns pigmentos aplicados sem danificar as fibras. Porém, dependendo da intensidade da cor, se a cor for mais escura, são necessárias mais sessões, resultando em ressecamento.

Se você tingiu o cabelo com um tônico, ele deve ficar mais claro após algumas lavagens. Usar uma máscara hidratante à base de óleo pode ajudar. Mas você vai precisar de um pouco de paciência para fazer os fios acenderem.

Outra ideia é o shampoozada. Usando shampoo neutro, descolorante e água oxigenada, esta técnica corrige e clareia com sucesso os cabelos em até 3 tons. Mas atenção: se seus fios estiverem muito fracos e danificados, você precisará restaurá-los um pouco antes de aplicar a química novamente. Consulte um profissional e adote uma rotina de hidratação e reconstrução.

Pintei o cabelo e ficou muito claro. E agora?

Nesse caso, a solução pode ser mais fácil. Existem opções que não danificam tanto o fio, como usar um tonalizante mais escuro ou misturar as raízes com uma cor mais escura. Assim, a transição fica mais natural conforme o cabelo cresce.

Mas antes de fazer qualquer outra coisa, faça um teste de mechas para garantir que a cor fique boa e que seu cabelo não quebre no processo.

Fiz luzes e não gostei. Posso pintar por cima?

Aqui, deve-se ter cuidado para não danificar o cabelo pintando-o novamente, nem manchar.

Tudo depende da sombra da luz. Se estiverem muito claros, você tem a opção de fazer um destaque inverso e misturar as raízes. Você também pode aumentar o tom da luz aos poucos.

Outra opção é usar um tônico escuro que não danifique o cabelo. No entanto, é necessário corrigir a cada 15 ou 30 dias. Em qualquer caso, você precisa ser paciente e sempre fazer um teste de cadeia primeiro. Se o fio estiver muito danificado, o processo deve ser sempre mais lento.

Como neutralizar o cabelo que ficou muito vermelho?

O vermelho ideal não é fácil de conquistar, e se der errado é preciso neutralizar a cor. Lembre-se, por exemplo, que apenas uma pincelada de tinta mais clara não resolverá o problema. Você precisará aprender qual tom irá neutralizar seu tom atual para obter o resultado desejado.

Se a cor for muito escura, quase bordô, você pode usar o vermelho dourado.

Raiz claras e pontas escuras: como corrigir?

Se a raiz for mais clara que as pontas, o que não é o que você deseja, uma solução é escurecer um pouco as pontas para uniformizar a cor do cabelo.

Mas se você deseja cabelos mais claros, opte por uma limpeza colorida com pó descolorante, pó oxidante e xampu de limpeza. A mistura deve ser aplicada nos fios mais escuros.

O ideal é que você faça o procedimento no seu cabeleireiro, pois um bom profissional sabe a quantidade correta de cada produto para a sua situação.

Lembre-se também de que seu cabelo precisa estar forte e saudável antes de receber outra dose de química. Você pode ter que esperar alguns dias ou até semanas para uniformizar a cor do cabelo.

Pintei o cabelo e ficou manchado. O que fazer?

Ao pintar o cabelo, você pode usar um shampoo anti-resíduos em casa para remover gradualmente as camadas irregulares de pigmento e uniformizar a cor. Mas essa estratégia só funciona se você estiver usando um toner ou corante temporário e fácil de remover.

Se você tingiu com um corante de maior duração, seu estilista precisará avaliar sua situação para decidir como corrigir a cor. Ele poderá reaplicar a tinta nas partes que ficaram manchadas ou, em casos mais graves, passar pelo processo de decapagem, que retira a coloração artificial dos fios.

Pintei o cabelo e não gostei. Quando posso pintar novamente?

Talvez você não tenha pressa em consertar a tinta errada. Mas ele também não ficou muito feliz com o resultado final. Nesses casos, saiba que o intervalo ideal entre uma cor e outra é de 45 dias em média. A pintura regular pode prejudicar a saúde do seu cabelo, deixando-o seco e quebradiço.

Que tal aprender a estilizar estilos de cabelo como coques, tranças e rabos de cavalo, ou acessórios como tiaras, cachecóis, chapéus e gorros enquanto espera pela próxima cor? Assim, os fios não vão incomodá-lo.

Dicas para a correção de cor do cabelo

1. Procure ajuda especializada

Quando se trata de pintar o cabelo ou fazer mechas, o barato pode sair caro. Se você não tem prática, procure ajuda especializada. Um bom profissional de confiança saberá prevenir desastres e sanar problemas que tenham surgido.

Peça conselhos aos amigos e verifique o Instagram do seu estilista para garantir que eles tenham os resultados desejados. Alguns profissionais se especializam em ruivas, enquanto outros fazem mechas platinadas como todo mundo. Escolha o mais recomendado para a sua situação.

2. Cuidado com receitas caseiras

Eles são sedutores e prometem remover a cor indesejada do cabelo. Existem receitas online que sugerem o uso de sabão em pó, vinagre e bicarbonato de sódio para remover a tintura de cabelo. Mas não se engane! Não há comprovação científica e não são fiscalizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão que libera os produtos para comercialização.

3. Invista em bons tratamentos para a saúde dos fios

A partir do momento em que seu cabelo recebe química, você precisará de uma rotina de cuidados mais intensa para mantê-lo forte e saudável. Cabelos descoloridos podem ficar muito secos e até quebradiços, por isso cuidados específicos são importantes.

Você também pode montar um tratamento capilar caseiro, um programa de três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Na hidratação, o objetivo é repor a água perdida do fio. A fase vegetativa é utilizada para reposição lipídica. Já a reconstrução é a etapa em que a massa da fibra capilar é reposta.

Confira: Guia completo antifrizz: Como acabar com o frizz do cabelo

Publicar comentário