Pular para o conteúdo

Plantas medicinais para primeiros socorros

As plantas medicinais podem resolver várias situações que requerem primeiros socorros. As ervas podem fornecer alívio rápido e eficaz em muitos acidentes familiares, como:

  • Dores de cabeça e de estômago
  • Ferimentos
  • Picada de insetos
  • Queimaduras comuns

Lista de plantas medicinais com propriedades curativas que podem ajudá-lo a tratar de forma rápida e fácil.

Babosa

Babosa, também conhecido como aloe vera, tem efeitos anti-inflamatórios e terapêuticos. Portanto, ajuda a tratar e aliviar a dor de queimadura e a cicatrizar feridas.

Para fazer isso, corte as folhas da planta ao meio, retire o gel e aplique-o diretamente na área afetada de 1 a 3 vezes ao dia. No entanto, se ocorrer uma queimadura de terceiro grau, você deve consultar um médico.

Camomila

Plantas medicinais

​A camomila tem propriedades que ajudam a acalmar o sistema nervoso e o sistema digestivo. Isso mantém o corpo relaxado e proporciona uma sensação de conforto e tranquilidade.

Contém diversos agentes químicos e antioxidantes, o que o torna um ótimo agente anti-inflamatório. Além disso, a camomila, graças às suas propriedades calmantes, ajuda a combater a insônia, a reduzir o estresse e a ansiedade.

Para preparar o chá, primeiro ferva uma xícara de água e, em seguida, adicione três colheres de sopa de camomila. Cubra e deixe descansar por cinco minutos. Em seguida, filtre, adicione mel para adoçar e retire.

Erva-cidreira

A erva-cidreira ajuda a aliviar várias doenças que afetam o trato gastrointestinal. As doenças que a planta ajuda a tratar incluem:

  •  Azia
  • Inchaço
  • Cólica
  • Indigestão
  • Náusea

Além disso, a erva-cidreira tem um efeito calmante e calmante, ajudando a reduzir os problemas de insônia, ansiedade e estresse. O chá de erva-cidreira também pode ser usado para aliviar cólicas menstruais e a síndrome pré-menstrual (TPM).

Para o preparo do chá de erva-cidreira, recomenda-se usar apenas as folhas que podem ser frescas ou secas. Primeiro, coloque três colheres de sopa de folhas no prato, despeje um copo de água fervente, tampe e deixe descansar por cinco minutos. Em seguida, coar, adoçar com mel – se preferir – e beber de três a quatro xícaras deste chá por dia.

Alecrim

Alecrim Planta medicinal

O alecrim é rico em cálcio, fósforo, magnésio, potássio e sódio, minerais bons para a diurese. O chá de alecrim tem efeitos digestivos e sudorese, ajuda a aliviar os sintomas de indigestão e ajuda a desintoxicar o fígado.

Por seu efeito carminativo, a infusão de alecrim também é indicada para a redução dos gases intestinais e o alívio das cólicas menstruais. Graças ao conteúdo de ácido carnósico, substância com propriedades antioxidantes necessárias ao sistema nervoso, ajuda a enfrentar situações de stress.

Finalmente, pode aumentar o fluxo sanguíneo, relaxar os nervos e acalmar os músculos. Para preparar o chá de alecrim, primeiro ferva 250ml de água e depois adicione as folhas da erva – uma colher de sopa.

Cubra e deixe fermentar por dez minutos. Coe, espere ficar morno e consuma sem adoçar, três a quatro vezes ao dia.

Hortelã

Hortelã Planta medicinal

A hortelã tem um efeito calmante que atua diretamente no cérebro, ajudando o corpo a relaxar com mais facilidade. A erva também reduz a fadiga e, portanto, é adequada para pessoas que costumam passar por situações estressantes.

Além disso, o efeito vasodilatador da hortelã-pimenta ajuda a melhorar a circulação sanguínea do corpo e a aliviar várias dores dos pacientes com enxaqueca, incluindo dores de cabeça. A planta tem propriedades que ajudam a relaxar os músculos, aliviar as cólicas e as náuseas.

Finalmente, o chá de hortelã-pimenta também pode ter um efeito diurético muito bom. Além de aliviar o inchaço no corpo, ele também pode prevenir a retenção de líquidos e prevenir a geração de gases. Ao preparar a infusão, ferva um copo d’água, acrescente algumas folhas de hortelã, tampe e deixe descansar por cinco minutos. Se quiser, pode adicionar mel e açúcar antes de tomá-lo.

Gengibre

Gengibre Planta medicinal

Quando se trata de doenças estomacais, o gengibre pode ser usado como referência. Ajuda a combater enjoo, gases, indigestão, náuseas, protege o fígado e auxilia na digestão de alimentos gordurosos.

Veja Mais: 10 chás para eliminar gordura no fígado

Além disso, devido aos seus efeitos anti-inflamatórios, o gengibre ajuda a aliviar a dor da artrite, dores musculares, infecções respiratórias, tosse, asma e bronquite. Para preparar o chá, lave bem a raiz de gengibre – um pedaço tem cerca de três centímetros de comprimento.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Coloque uma xícara de água em uma panela, adicione o gengibre em fatias finas e ferva por cinco minutos. Desligue o fogo, feche a tampa e deixe descansar por dois minutos. Use mel para adoçar antes de tomá-lo.

Lavanda

Um dos principais benefícios da lavanda são suas propriedades calmantes. Ela contém linalol, uma substância causadora de odor que atua na redução da ansiedade e dos sintomas de estresse e ansiedade.

Além disso, seu óleo essencial também pode ser aplicado na pele para aliviar queimaduras de sol e picadas de insetos. E quando você aplica esse óleo nas têmporas, ele ajuda a aliviar as dores de cabeça tensas e a insônia. Por fim, se você não tem óleo essencial, mas quer uma boa noite de sono, pode colocar alguns galhos de flores em seu quarto à noite.

Confrei

O confrei é uma planta com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, adstringentes e anti-reumáticas. Também ajuda a desintoxicar e revitalizar ossos e articulações. As principais ações farmacológicas do confrei são:

  • Cicatriza feridas
  • Reduz inflamações
  • Combate entorses
  • Trata artrite e artrose
  • Desinflama contusões
  • Trata rompimento de ligamentos
  • Auxilia na recuperação de fraturas

Para usar o pó no tratamento dessas doenças, amasse as folhas frescas da planta e aplique na área dolorida em forma de gesso. Além disso, você também pode usar a pomada.

Echinacea

Echinacea (ou “Echinacea”) é um antibiótico natural com efeitos anti-inflamatórios e antialérgicos. Resiste a picadas de insetos, eczema, inflamação, psoríase, infecções de pele e cicatrização de feridas. Dilua a tintura de equinácea e use-a como uma loção nas feridas cutâneas mencionadas acima.

Tanchagem

A tanchagem é uma erva com propriedades calmantes, anti-histamínicas, antibacterianas, desintoxicantes, analgésicas, anti-inflamatórias e cicatrizantes.Sua folha contém muco, substância que ajuda a combater a prisão de ventre e a sensação de gases.

Para usar tanchagem para cicatrizar, arranhões, picadas de insetos e irritações na pele, esmague as folhas frescas e aplique na área afetada. Para usar contra a constipação, faça chá com duas colheres de sopa (sopa) de folhas secas de banana e um litro de água, consumindo-o durante o dia.

Como as plantas medicinais são para uso doméstico, ninguém as mede – afinal, é impossível verificar os jardins de todas as casas.Algumas pesquisas científicas comprovaram o efeito terapêutico das plantas medicinais.