Os distúrbios da tireoide são condições que afetam o funcionamento adequado da glândula e podem colocar todo o corpo em risco.
Estima-se que 60% da população brasileira formará algum nódulo nodular na tireoide, sejam crianças, adultos ou idosos.
Veja também: Receita de sorvete de pera e menta delicioso
A glândula tireoide tem forma de borboleta localizada no pescoço que produz, armazena e envia os hormônios necessários para o funcionamento do corpo.
Mudanças neste processo podem ter um grande impacto intermediário. Hoje, discutiremos como as doenças da tireoide afetam nosso humor.
A maioria das pessoas sabe que a glândula tireoide afeta o metabolismo, mas poucos sabem que ela também controla a frequência cardíaca, e poucas pessoas sabem como os distúrbios da tireoide afetam o humor.
Os distúrbios da tireoide e o humor
Antes de nos aprofundarmos em como as doenças da tireoide afetam o humor, devemos primeiro esclarecer algumas idéias gerais. As doenças da tireoide são chamadas de um grupo de condições que ocorrem quando há alterações nas glândulas. Os mais comuns são os seguintes:
- Hipertireoidismo
- Hipotireoidismo
- Bócio (tireoide aumentada).
- Câncer de tireoide
- Nódulos ou caroços na glândula.
A inflamação da tireoide (tireoidite) também pode ser chamada de condição comum. Se não mencionarmos condições específicas, quando falamos sobre a relação entre a tireoide e as emoções, vamos considerar todas essas doenças.
A relação causal entre doenças da tireoide e alterações de humor é conhecida há cerca de 200 anos. Em 1825, Caleb Hillier Parry foi um dos primeiros a registrar danos nos nervos em pacientes com tireoide.
Hoje, a comunidade médica concorda que as doenças da tireoide afetam o humor.
Vejamos alguns exemplos concretos.
Depressão
De acordo com um artigo de 2012 no Journal of Thyroid Research, a doença da tireoide desenvolve uma série de sintomas neuropsiquiátricos. A depressão é uma das mais comuns, afetando entre 31% e 69% dos pacientes (varia com a idade e outras variáveis).
A depressão causada por doenças da tireoide também é acompanhada por irritabilidade, irritabilidade geral, instabilidade emocional e até mesmo incapacidade de concentração.
Os diagnósticos subclínicos de hipotireoidismo e hipertireoidismo apresentam menos casos de depressão, portanto, estão relacionados à gravidade do diagnóstico.
Muitas vezes, os pacientes procuram ajuda para tratar a depressão e descobrem que têm distúrbios da tireoide. De acordo com a American Thyroid Association, até 60% das pessoas afetadas não sabem que têm a doença.
As evidências sugerem que a depressão e as alterações de humor da tireoide também podem ocorrer durante a gravidez. Eles se manifestam durante e após a gravidez e podem afetar a relação entre a mãe e o bebê.
Ansiedade
A ansiedade é outro problema dos distúrbios da tireoide. Um estudo de 2015 publicado na Social Psychiatric and Psychiatric Epidemiology encontrou uma associação entre hipotireoidismo não tratado e o desenvolvimento de episódios de ansiedade.
É por isso que alguns especialistas descobriram uma ligação entre os pacientes com transtorno do pânico e os transtornos da tireoide e de ansiedade.
Há evidências de que a ansiedade também pode aumentar durante o diagnóstico subclínico de hipotireoidismo e hipertireoidismo.
A ansiedade associada às doenças da tireoide é uma realidade que atinge os pacientes independentemente de sua gravidade (embora seja maior nos casos graves).
Por todas essas razões, os especialistas recomendam que testes de função tireoidiana sejam realizados em pacientes com fobia social, transtorno do pânico e transtorno de ansiedade generalizada.
Declínio cognitivo
Outra ligação entre as doenças da tireoide e o humor é o comprometimento cognitivo. Estudos têm demonstrado que tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo estão relacionados ao comprometimento da função cognitiva.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
No entanto, o último inclui mais casos de risco de demência.
Esta tese é confirmada por outros estudos nesta área. A maioria dos casos de comprometimento cognitivo é reversível, embora os casos de demência não o sejam.
Por exemplo, há evidências de uma ligação entre a função tireoidiana e a doença de Alzheimer.
Nesse ponto, é importante lembrar a proporção de pacientes que não sabem que têm distúrbios da tireoide: 60%. Embora, é claro, nem todos os casos possam ser explicados dessa maneira, muitos diagnósticos de comprometimento cognitivo e doença de Alzheimer, entre outros, são devidos a alterações não tratadas na função tireoidiana.
Por que os distúrbios da tireoide afetam o humor?
Evidências científicas apoiam o fato de que as doenças da tireoide afetam o humor. A gravidade do diagnóstico determina em grande parte a manifestação e o tipo da doença. Mas como a função da tireoide regula nossas emoções?
Alguns pesquisadores acreditam que a interação do sistema tireoidiano e certos neurotransmissores (norepinefrina e serotonina) pode desempenhar um papel fundamental nesse sentido.
Tudo isso sem falar da interação dos hormônios tireoidianos com outros sistemas neurotransmissores. Por exemplo, processos pós-receptor de dopamina.
Como você provavelmente sabe, a dopamina, a norepinefrina e a serotonina são agentes reguladores do humor essenciais.
Se você costuma sofrer de ansiedade, depressão, irritabilidade, deficiência cognitiva, etc., é melhor descartar uma possível disfunção da tireoide.
Isso é especialmente verdadeiro se esses episódios forem acompanhados por outros sintomas típicos relacionados à tireoide (ganho de peso, fadiga, constipação, sensibilidade ao frio, etc.).