×

Propriedades e benefícios da Folha de oliveira para a saúde humana

Propriedades e benefícios da Folha de oliveira

Propriedades e benefícios da Folha de oliveira para a saúde humana

A oliveira sempre desempenhou um papel importante na cultura e na medicina mediterrânea. Além disso, suas folhas foram usadas pela primeira vez no antigo Egito e acredita-se que tenham poderes sagrados.

As folhas de oliveira são utilizadas como extrato, chá de ervas ou pó. Ou seja, eles contêm muitos compostos com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, e ajudam a baixar o açúcar no sangue e a concentração – semelhante ao azeite.

Com o tempo, muitos estudos comprovaram as propriedades curativas das folhas de oliveira. Entre eles encontramos benefícios para o sistema cardiovascular (excelente para baixar o colesterol alto) e para o sistema imunológico, aumentando a energia e regulando a pressão arterial.

No início do século 19, as folhas das oliveiras eram cortadas e usadas para reduzir a febre. E na segunda metade deste século, eles também foram usados ​​como remédios para combater a malária. Hoje, a medicina tradicional marroquina usa infusões de folha de oliveira para estabilizar o açúcar no sangue e controlar o diabetes.

[maxbutton id=”1″ url=”https://bemaisaude.com.br/camomila-e-canela-uma-mistura-natural-que-regula-a-glicose/” text=”Camomila e canela: uma mistura natural que regula a glicose” ]

Por que usar as folhas de oliveira?

Na Itália, Espanha, França, Marrocos, Líbano, Síria e outros países, as azeitonas são consumidas geralmente na forma de frutas ou azeite. No entanto, devido a pesquisas recentes sobre as características da folha de oliveira, o seu consumo também está se expandindo para além das áreas de olivicultura tradicional.

A oliveira pertence à família Oleaceae; é uma planta perene nativa do Mediterrâneo, Ásia e África, raramente ultrapassando os 15 metros de altura. Suas folhas são verdes prateadas, com 4 a 10 centímetros de comprimento e 1 a 3 centímetros de largura. Os cientistas acreditam que a oliveira nasceu há cerca de 7.000 anos em uma região correspondente à antiga Mesopotâmia.

A oleuropeína, um dos principais compostos encontrados nas folhas da oliveira, é conhecida há algum tempo pelas suas propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas. Bem, é um poderoso antioxidante que previne doenças cardiovasculares e regula a pressão arterial. Além disso, pode desempenhar um papel importante na redução de certos tipos de câncer.

Nomeadamente, a oleuropeína constitui 6 a 9% do peso seco das folhas. Além disso, outros ingredientes biologicamente ativos incluem secairidóides, flavonóides e triterpenos, metabólitos com atividade antioxidante que protegem as células.

3 benefícios do consumo das folhas da oliveira

Ou seja, existem vários benefícios comprovados pela ciência da folha de oliveira. O primeiro é baixar a pressão arterial. No entanto, um estudo de 2011 comparou o extrato de folha de oliveira com uma droga comumente usada para combater a hipertensão.

O extrato de folha de oliveira provou ser um excelente remédio natural para reduzir a pressão arterial de maneira semelhante aos medicamentos disponíveis no mercado. Além de causar diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue.

Um estudo do Australian College of Biomedicine provou que o segundo benefício é a melhora da função cardiovascular. Ou seja, a pesquisa realizada em ratos incluiu cobaias recebendo dieta rica em gorduras e carboidratos por quatro meses.

No entanto, as cobaias tratadas com extrato de folha de oliveira mantiveram melhores funções cardiovasculares, hepáticas e metabólicas do que o grupo controle. Além disso, em alguns casos, até melhora do estado inicial. A pesquisa sugere que o extrato de folha de oliveira pode cancelar o estresse cardiovascular e reduzir a inflamação.

O terceiro benefício está relacionado ao diabetes. Um estudo na Grécia avaliou o efeito do extrato de folha de oliveira na formação de produtos de glicação avançada (AGEs). Substâncias que desempenham um papel no desenvolvimento de diabetes e outras doenças crônicas.

No entanto, a inibição da formação de AGE é um alvo terapêutico e profilático para pacientes diabéticos. Um estudo de 2013 descobriu que o extrato de folha de oliveira foi capaz de fazer isso agindo como um tratamento natural para o diabetes.

Assim como o extrato de folha de oliveira, também é capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue. Continuamos a nos aprofundar nos benefícios das folhas de oliveira.

Benefícios únicos da oliveira

Por outro lado, o quarto benefício está relacionado aos tumores. As folhas de oliveira desempenham um papel importante no tratamento do câncer. Isso porque inibem a angiogênese, que estimula o crescimento de tumores.

Outro estudo na Grécia em 2009 mostrou pela primeira vez que as propriedades antioxidantes da emergência da folha de oliveira podem inibir o crescimento do câncer e a proliferação das células endoteliais.

Da mesma forma, o extrato de folha de oliveira retarda o crescimento de células associadas a tumores de mama, bexiga e cérebro. Outro efeito positivo das folhas de oliveira é o seu efeito na função cerebral.

Além disso, estudos demonstraram que a oleuropeína é um dos principais componentes das folhas de oliveira, o que pode reduzir a ocorrência de sintomas e doenças relacionadas com a idade. Por exemplo, demência ou doença de Alzheimer.

A pesquisa mostra que isso se deve à ligação entre os radicais livres e a doença de Alzheimer – as folhas da oliveira têm propriedades antioxidantes, por isso ajudam a combater os danos dos radicais livres e protegem o cérebro da perda de memória.

O sexto efeito está relacionado à artrite, uma doença que causa dor e inchaço nas articulações. O inchaço indica inflamação e as folhas da oliveira têm um efeito antiinflamatório natural. Portanto, atuam como um remédio natural para a artrite, melhorando a qualidade de vida das pessoas afetadas.

Chá de folhas de oliva: onde comprar?

As folhas de oliveira costumam ser encontradas em farmácias especializadas em produtos naturais. Além disso, no uso de farmácias. Em algumas feiras de produtos naturais, também podemos encontrar folhas secas para fazer chá.

Contraindicação

No geral, o extrato de folha de oliveira não tem efeitos colaterais importantes. Em pessoas que sofrem de pressão arterial baixa, ela pode continuar a cair e fazer você se sentir tonto. Além disso, doses elevadas podem causar irritação gástrica, diarreia e ácido estomacal.

O extrato de folha de oliveira não é recomendado durante a gravidez. Portanto, devemos evitar durante a gravidez e a amamentação. Não devemos tomá-lo com medicamentos anti-hipertensivos ou anticoagulantes.

Isso ocorre porque eles podem aumentar seu efeito. Em caso de dúvida, é sempre aconselhável consultar um médico. Esperamos que os benefícios da folha de oliveira sejam úteis!