Algumas sobremesas têm muita história por trás de sua criação, e as tronco de Natal são uma delas. Embora a tradição de fazê-lo tenha sido adotada por muitas famílias no Natal, é uma receita típica do país vizinho, a França, onde é servida na véspera de Natal.
O tronco de Natal é muito semelhante ao tradicional rocambole, mais típico do nosso país, é composto por pão-de-ló genovês, creme de chocolate, creme de torrone ou massa folhada recheada de mil formas diferentes. creme. Nesta receita, algumas gotas de chocolate enfeitam os seios.
Veja também: Erupção cutânea repentina: o que é e como tratar?
Você verá que são fáceis de preparar, espalhe uma fina camada de chocolate em papel manteiga, enrole e deixe esfriar. Ao desenrolar o papel, o chocolate se desfaz em pedaços e forma flocos, dando ao tronco a textura de casca.
Ingredientes
- 4 ovos;
- 120 gramas de açúcar;
- 120 gramas de farinha;
- 1 pitada de sal;
PARA O CREME DE CONFEITEIRO
- 500 mililitros de leite;
- 125 gramas de açúcar;
- 4 gemas;
- 35 gramas de farinha de milho;
- 1 ramo de baunilha;
PARA DECORAR
- 200 gramas de fondant de chocolate preto;
- 5 morangos;
- Açúcar de confeiteiro;
Modo fazer:
1. Cubra a assadeira com papel manteiga. Pré-aqueça o forno a 170°. Quebre os ovos em uma tigela e bata com o açúcar e um batedor elétrico até dobrar de volume.
2. Adicione a farinha peneirada e o sal e misture delicadamente até incorporar. Despeje a massa em um prato e use uma espátula para formar um retângulo.
3. Asse por 10-12 minutos. Retire o bolo do forno e coloque-o, com o lado do pergaminho para cima, sobre um pano levemente umedecido.
4.Retire com cuidado o papel e enrole o bolo com um pano para que fique em um rolo que não quebre ao desenrolá-lo.
5. Leite morno com baunilha. Quando começar a ferver, retire do fogo e deixe em infusão por alguns minutos. Retire a baunilha.
6. Coloque o açúcar, o amido de milho e os ovos em uma tigela e bata com a batedeira até ficar homogêneo. Despeje o leite nesta mistura pouco a pouco até combinado.
7. Leve ao fogo, mexendo enquanto cozinha, até engrossar. Retire do fogo, deixe esfriar e cubra com filme plástico.
8. Desenrole a forma de pão de ló, cubra com creme frio (reserve um pouco para a cobertura) e enrole. Corte um pedaço e prenda-o de um lado como se fosse um galho. Reserve na geladeira.
9. Derreta o chocolate para decorar e espalhe em uma camada fina sobre papel manteiga. Embrulhe e deixe descansar na geladeira por ½ hora. Desdobre para obter os flocos e use-os para decorar o baú. Adicione alguns morangos no meio e sirva frio.
Truques para um creme de confeiteiro perfeito
- Ao despejar o leite, retire rapidamente o recipiente do fogo quando perceber que ele começou a ferver. Cubra-o por alguns minutos para deixar os sabores do tempero penetrarem e reduza um pouco o fogo.
- Bata os ovos com o açúcar e o amido de milho, a mistura deve ficar bem incorporada e fofa.
- Depois de reaquecer as natas, não pare de mexer, principalmente quando começar a engrossar, para que não fiquem grumos.
- Na hora de esfriar, lembre-se que é importante cobrir com filme plástico, ou seja, ele fica em contato com a superfície do creme. Qualquer ar preso formará uma crosta fétida.
Confira: Pão de queijo feito com tapioca