Vulcão de Chocolate com Calda de Caramelo é uma sobremesa requintada que desperta os sentidos em cada mordida e é simples de fazer. Foi criado em 1981 pelo chef francês Michael Brass, após dois anos de trabalho árduo, ele conseguiu recriar a magia e o calor do chocolate quente em um pão de ló que esconde o chocolate derretido.
Hoje, essa sobremesa foi invertida inúmeras vezes, resultando em um vulcão de chocolate amargo com calda de caramelo. Também conhecido como “soffiato”, o vulcão de chocolate é apresentado como um bolo de chocolate amargo com chocolate derretido, mas desta vez o recheio é uma calda de caramelo que brota quando o bolo é cortado.
Veja também: Precauções antes de levar as crianças para a piscina
Ingredientes:
- 170 gramas de chocolate amargo 60% de cacau;
- 170 g de açúcar moreno;
- 85 g de farinha;
- 85 gramas de manteiga;
- 6 ovos;
Para a calda de caramelo:
- 200 ml de creme de leite;
- 160 g de açúcar;
- 60 gramas de manteiga;
Preparação do vulcão de chocolate:
Para fazer isso, aqueça o creme líquido em uma panela até ferver e reserve. Em outra panela, cozinhe o açúcar em fogo baixo. Quando começar a borbulhar, adicione o creme líquido e a manteiga. Mexa bem até obter um molho homogêneo.
Quando o caramelo começar a ferver, retire do fogo e deixe esfriar completamente. Para fazer um pão de ló, derreta o chocolate e a manteiga juntos em banho-maria. Alternativamente, peneire a farinha em uma tigela, adicione o açúcar e misture.
Adicione o chocolate derretido à tigela e mexa até que os ingredientes estejam combinados. Adicione os ovos e misture com a ajuda de um batedor. Unte as forminhas de biscoito com um pouco de manteiga e reserve. Despeje a mistura entre as assadeiras, deixando espaço para adicionar a calda de caramelo.
Coloque a forma na geladeira por algumas horas, depois pré-aqueça o forno a 180ºC. Quando os biscoitos estiverem firmes e a calda de caramelo estiver fria, coloque-os em um saco de confeitar. Em seguida, enterre-os no centro de cada molde e recheie-os com calda de caramelo.
Quando terminar, coloque o molde no forno e asse por cerca de 15 ou 20 minutos. Desenforme e desfrute do seu sabor delicado enquanto quente. Para a apresentação final, polvilhe com açúcar de confeiteiro ou cacau e decore o bolo com frutas vermelhas e folhas de hortelã. Você também pode acompanhar esta sobremesa com um delicioso sorvete de baunilha.
Gostou desta receita? Compartilhe com seus amigos e familiares!