Remédios caseiros para aliviar a inflamação de garganta. Uma dor de garganta também pode ser sinônimo de muitos outros sintomas, como dor de cabeça, febre, mal-estar e mal-estar, devido à superexposição ao resfriado ou infecção, como amigdalite ou gripe.
Em casos mais simples, a inflamação pode ser tratada em casa com medidas simples, como repouso, evitar exposição a mudanças bruscas de temperatura, ou mesmo remédios caseiros e bochechos.
No entanto, se a sua inflamação não melhorar, é recomendável consultar um médico, que irá receitar alguns medicamentos mais adequados para a sua inflamação, como anti-inflamatórios e até antibióticos para casos mais graves.
Remédios caseiros para garganta inflamada
No caso de tratar uma infecção em casa, algumas receitas caseiras podem ser úteis, confira abaixo as mais indicadas.
Gargarejo com sal e água morna
Ao misturar água morna com sal, você obterá propriedades antibacterianas que podem ajudá-lo a tratar a dor de garganta em casa, pois gargarejar com essa mistura eliminará todos os micróbios e outros sintomas da garganta.
Para esta mistura, deve-se adicionar uma colher de sopa de sal a um copo de água morna e misturar até que se dissolva o máximo possível, sendo também recomendado que faça gargarejos pelo menos 3 vezes ao dia.
Chá de limão com mel e gengibre
Outro remédio caseiro muito bom e eficaz é o chá de limão com mel e gengibre, que tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias e é rico em vitamina C, que aumenta as defesas naturais do corpo.
Um chá que deve ser tomado pelo menos duas vezes ao dia é preparado da seguinte forma: coloque 1 rodela de limão e 1 cm de gengibre em um copo de água fervente, espere 15 minutos, coe, acrescente mel para adoçar e coma.
Vitamina de morango com mel
Os smoothies de morango e mel também são outro remédio caseiro para infecções de garganta, pois os morangos são ricos em vitamina C e o mel ajuda a reduzir a dor e a infecção.
Muito simples, você tem que bater no liquidificador: 1 xícara de leite, 6 morangos e 1 colher de mel.
Remédios de farmácia para garganta inflamada
Além das receitas caseiras, a medicação também é importante, principalmente em casos de fortes dores e desconfortos, que demoram mais de três dias para desaparecer e que na maioria das vezes vem acompanhada de febre.
Como já mencionado, nesses casos é aconselhável consultar um médico que recomendará o tratamento com alguns dos seguintes remédios, dependendo do seu caso:
- Anti-inflamatório: ibuprofeno ou naproxeno;
- Analgésico: paracetamol ou a dipirona;
- Antibiótico: amoxicilina e ácido clavulânico.
Portanto, além de iniciar o tratamento, o paciente é orientado a não se expor ao frio excessivo para que possa tratar sua infecção da melhor forma possível.
Veja também: Principais remédios para queda de cabelo