Saiba o que é e como tratar a queda de cabelo pós covid-19. A queda de cabelo, uma das características da covid-19 persistente, costuma ocorrer depois que os pacientes se recuperam da doença e afeta 25% das pessoas com infecção confirmada.
A queda de cabelo tem sido uma das principais queixas dos infectados com a covid-19. Conhecido como eflúvio telógeno, será uma das manifestações mais comuns da covid-19 persistente, com os pacientes continuando a apresentar sintomas da doença mesmo meses após a recuperação e afetando até 25% dos infectados. Estudos realizados na Europa, EUA, Austrália, Egito e México.
Se essa é a sua situação e você está desesperado, calma! Existe uma cura para a queda de cabelo da Covid e é muito simples.
O que causa a queda de cabelo depois da covid-19?
Segundo um dermatologista especializado em tricologia – Dr. Larissa Magoga Biselli Boarini, Não é necessariamente a covid-19 que causa a queda de cabelo, mas pode desencadear mecanismos que levam à queda excessiva dos fios. “Quando algo acontece com o corpo, nosso organismo deixa de enviar nutrientes para o cabelo porque prioriza os órgãos vitais. É por isso que após um período de doença, geralmente em torno de 3 meses, o cabelo começa a cair. febre ou infecções do trato urinário.”
Também, de acordo com o Dr. Fabiane Brenner, dermatologista de cabelos e unhas e coordenadora da Sociedade Brasileira de Dermatologia, disse que os pacientes que desenvolvem mais sintomas, como febre alta ou internação, tendem a perder os cabelos mais tarde.
Os medicamentos disponíveis para tratar a doença, como anticoagulantes e anti-inflamatórios, e o estresse causado pela doença também podem causar queda de cabelo.
Para entender melhor como isso funciona, “Os fios de cabelo têm um ciclo de vida: anágeno (crescimento), repouso e queda, fase de repouso. Cerca de 84% do nosso cabelo está na fase de crescimento”. E são essas cadeias crescentes que são afetadas pela covid-19 porque está interrompida.
“No caso da covid-19, esse declínio ocorre mais rapidamente, às vezes um mês após o paciente ter se recuperado do vírus. Alguns estudos mostraram que na semana 4 ou 5, notou-se um aumento no declínio”, acrescentou.
Tratamentos para queda de cabelo por Covid-19
O telógeno causado pela covid-19 pode ser tratado com vitaminas e outros tratamentos administrados no consultório médico. “Precisamos encontrar a causa da queda e tratar a partir daí. Se for por causa da covid, podemos ajudar o cabelo usando vitaminas e fazendo procedimentos como a mesoterapia capilar, que é injetar drogas como minoxidil no couro cabeludo”, explicou .
Independentemente disso, uma vez que você perceba um aumento na perda de cabelo, é imperativo consultar um dermatologista para um tratamento adequado. Isso ocorre porque às vezes os pacientes podem ter doenças subjacentes, como alopecia androgenética, alopecia areata, etc., que requerem outros tipos de tratamento sem saber. “Na maioria das vezes, a perda de cabelo é temporária, mas alguns pacientes têm condições subjacentes das quais não sabiam antes do COVID-19 e reclamam que o cabelo não voltou ao normal muito tempo depois da doença”, alerta a Dra. Fabiane.
Quanto tempo dura a queda?
A perda de cabelo severa geralmente dura até 6 meses. “Demora para perceber que o cabelo volta ao normal, pois o cabelo cresce 1 cm por mês. Mas desde o início, o paciente vai percebendo a melhora aos poucos até que, depois de uma hora, volta ao padrão normal de queda”.
A empresária Cris Di Leva está passando por esse processo. Ela foi diagnosticada com covid-19 no início de março de2022 e, um mês depois, começou a notar queda de cabelo. “Até hoje cai muito cabelo todos os dias, quando lavo o cabelo, quando esfrego com as mãos, vejo que o chão do chuveiro está cheio, e mechas de cabelo saem. dia de limpar o ralo, a quantidade de gotas. Fora isso, quando escovo o cabelo, quando saio do banho, tem mais cabelo na escova, muito cabelo… enchendo as mãos…” ela disse.
A escritora Mayara Vellardi demorou mais para cair. Ela contraiu o vírus no final de novembro de 2020, mas a queda de cabelo só começou em março. Apareceu do nada e de repente os caroços começaram a cair, o que foi assustador porque até tive alguns defeitos. Sempre tive muito cabelo e percebi que estava caindo e ralo. Acho que pelo menos 1/3 do cabelo caiu. Ainda está caindo, mas está melhorando agora. “
Já a jornalista Adriana de Oliveira contraiu o coronavírus no início de janeiro e começou a notar queda de cabelo ainda se recuperando da doença. “Meu cabelo começou a cair horrivelmente até que fiquei careca no topo da cabeça, o que foi muito frustrante. Hoje meu cabelo está quebradiço e fino e parece palha. Tenho tentado de tudo para fazer o tratamento, mas é muito cedo para vejam os resultados. Então, eu tenho tentado esconder as falhas e estou rezando para meu cabelo não cair e crescer mais forte porque estou até pensando em comprar extensões de cabelo para quando eu tiver que sair usar quando ”, desabafa ela.
Embora o período de queda de cabelo causado pela covid-19 possa parecer desesperador, seu cabelo voltará ao normal. Mas você tem que ser paciente. um monte de. Segundo a Dra. Fabiane, a densidade do cabelo no couro cabeludo pode ser reduzida em mais de 50%. No entanto, a densidade perdida pode ser recuperada quando a fase de descida é interrompida. Segundo os profissionais, isso pode levar até 2 anos para pessoas com cabelos longos.
Como saber se o meu cabelo está caindo mais do que o normal?
Não há regras gerais para saber se você está perdendo mais do que o normal e isso varia de pessoa para pessoa. Sinais de alerta, de acordo com o Dr. Larissa, é quando você percebe uma mudança nos padrões de queda. “Sabemos que todos os dias cai um pouco de cabelo, mas quando você percebe uma mudança e mais queda de cabelo, é hora de procurar um profissional”, diz.
Cuidados com o cabelo
Em casa, os cuidados são os mesmos de sempre: lave o cabelo com produtos de qualidade, não durma com o cabelo molhado, evite químicas e tenha uma alimentação saudável. “É muito comum a paciente deixar de lavar o cabelo ou lavar menos o cabelo porque perde muito cabelo ao lavar. Mas é importante explicar que isso é errado porque quando ela lava, o cabelo vai caindo e aqueles os fios se soltaram e não importa o que ela faça, eles vão cair”, avisa o Dr. Larissa.
Também, Dr. Fabiane recomenda redobrar os cuidados com a hidratação e o uso de produtos leave-in, evitando ferramentas de calor como secadores e chapinhas.
Estudos sobre a queda de cabelo depois da covid-19
Mesmo enfrentando uma pandemia há mais de dois anos, muitas dúvidas sobre o assunto ainda estão sendo esclarecidas.
Em relação à queda de cabelo, um estudo realizado na Itália investigou a relação entre a covid-19 e a alopecia areata, que aparece na barba de um paciente sem predisposição genética ou qualquer outra doença.
Um estudo brasileiro analisou 10 pacientes e descobriu que todos apresentaram queda de cabelo após a covid-19, mas tinham alopecia androgenética pré-existente. Ainda assim, após o outono, todos os couros cabeludos recuperaram o crescimento do cabelo.
Por fim, um estudo realizado por pesquisadores dos Centros Japoneses de Controle e Prevenção de Doenças analisou 63 pacientes com idade média de 48 anos. Destes, 24,1% relataram queda de cabelo após a covid-19, que começou em média 58 dias após a doença.
Veja também: Confira 7 dicas para tratar pontas ressecadas