Pular para o conteúdo

Saúde digestiva – conheça 5 dicas para evita esse problema

A digestão é essencial para manter uma boa saúde. Este é o processo de conversão dos alimentos consumidos em energia para nos ajudar a realizar as tarefas diárias.

Isso significa que, quando há um problema de saúde do sistema digestivo, o corpo não consegue obter a energia de que necessita.

A seguir, explicaremos como melhorar a saúde do sistema digestivo por meio de alguns bons hábitos.

A indigestão também é causa de doenças como gastrite ou refluxo gástrico. O sistema digestivo e seu comportamento estão diretamente relacionados a vários fatores ambientais, alimentação e estresse.

Lembre-se dessas chaves para melhorar a saúde do seu sistema digestivo de forma natural e rápida.

Veja Como Usar Chá Verde Para Curar o Refluxo Ácido

Como melhorar a saúde digestiva

1. Consuma fibras

A fibra é um ingrediente vegetal, bom para a digestão dos alimentos. Quando ingerido na quantidade certa, pode ajudar o corpo a processar melhor os alimentos, evitando assim a constipação.

A fibra é encontrada em vegetais, grãos e frutas. Um estudo publicado no Jornal Cubano de Medicina Integral  conclui que uma dieta contendo fibras é benéfica na prevenção de doenças como diabetes e obesidade.

Da mesma forma, a fibra também é usada para promover o controle de peso, conforme detalhado em um estudo publicado na Nutrition. Isso ocorre porque ele cria uma sensação de saciedade e evita que você coma demais.

2. Mastigue bem a comida

Temos a tendência de pensar que o processo de digestão começa no momento em que o alimento chega ao estômago. Isso é incorreto, porque assim que você colocar comida na boca, seu cérebro começará a salivar.

A forma e o tempo de mastigação dos alimentos são extremamente importantes para melhorar a saúde do sistema digestivo. Por meio desse processo, começa a digestão e a absorção dos nutrientes.

Quando você mastiga muito rápido, não dá tempo ao seu cérebro para enviar um sinal de plenitude, conforme explicado em um artigo no Boletim Médico do Hospital Infantil do México.

Isso se traduz em maior ingestão de alimentos do que o necessário. O ideal é saborear e mastigar com calma.

3. Beba bastante água

Beber a quantidade certa de água pode melhorar a saúde digestiva, pois entre as muitas outras funções citadas nesta pesquisa publicada na Nutrition Review, ajuda a eliminar resíduos e estimula a limpeza do intestino, pâncreas, rins e outros órgãos. Ao mesmo tempo, ajuda a ter uma pele mais saudável e lisa.

4. Gerencie o estresse

De acordo com pesquisas publicadas na Individual Difference Research, o estresse geralmente se reflete na saúde do sistema digestivo. Hoje em dia, é comum que esse problema ocorra devido a maus hábitos.

Além disso, quando nos sentimos ansiosos, tendemos a comer alimentos não saudáveis, como doces, refrigerantes ou alimentos fritos.

Para combater o estresse, aqui estão alguns passos que você pode tomar:

  • Aumente a quantidade e a frequência dos exercícios. Quantos exercícios você costuma fazer? Se você é do tipo que nunca faz nada ou caminha apenas uma ou duas vezes por semana, aumente a frequência para meia hora por dia. Isso ajudará a reduzir os níveis de ansiedade e estresse, de acordo com um estudo publicado pela Universidade Autônoma de Barcelona.
  • Coma poucos alimentos fritos. Atendendo a esse desejo, escolha um bom punhado de sementes oleaginosas ou uma porção de frutas. Se você escolher a segunda alternativa, é recomendável comer a fruta inteira. A maior parte da fibra natural é perdida no suco.

5. Defina os horários das refeições e siga-os

Jejum intermitente – as pessoas estão fazendo tudo errado

Muitas pessoas seguem sua dieta para perder peso e pular refeições ou jejuar por longas horas, o que é errado. Desta forma, você priva seu corpo dos nutrientes de que precisa para viver e atrapalha o funcionamento do sistema digestivo.

Portanto, não é incomum ouvir falar de pessoas que não comem por várias horas e, quando o fazem, ficam com dor de estômago. Também há quem comece a ter problemas de azia ao meio-dia. Isso pode ser porque o corpo sabe que precisa comer ocasionalmente e está se preparando para isso.

Se você não lhe der a comida que ele esperava, o ácido estomacal causaria grande desconforto. Para evitar isso, tente comer uma pequena porção de comida saudável a cada quatro a cinco horas. Desta forma, você vai melhorar a saúde do seu sistema digestivo e manter o seu metabolismo funcionando normalmente.

Claro, a exceção seria seguir um protocolo elaborado e supervisionado por um nutricionista. Nesse caso, o profissional saberá quais suplementos você precisa para que não faltem.

Melhorar a saúde digestiva não é o mesmo que perder peso

Há quem acredite que uma boa saúde digestiva não é uma prioridade e que evitará problemas ao perder alguns quilos a mais. A realidade é completamente diferente.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

É verdade que manter um peso saudável é muito benéfico para a saúde digestiva. No entanto, isso não significa que os problemas irão desaparecer magicamente.

O melhor conselho é que você coloque esses hábitos em prática e preste atenção a quaisquer mudanças. Se você sentir um desconforto significativo, procure um médico. Ele poderá dizer se há um problema específico e determinar o tratamento que você deve tomar.