Toda pessoa com diabetes tipo 2 sabe a importância de manter uma dieta equilibrada. Ou seja, é rica em vegetais, frutas, legumes, proteínas magras. Além disso, você deve ficar longe de alimentos açucarados.
No entanto, todo diabético deve evitar frutas e seus sucos. No entanto, precisamos entender isso melhor, nem todas as frutas têm uma concentração natural de açúcar, e nem todas as frutas são prejudiciais para um paciente com diabetes tipo 2.
Veja também: Por que abusamos da comida durante a noite?
Para entender, vamos falar sobre isso hoje.
De acordo com pesquisas realizadas pelo departamento de nutrição da Universidade de Oxford, a romã, e mais precisamente as sementes, têm substâncias e propriedades que podemos usar como insulina natural.
A romã é comumente usada para tratar várias doenças, como osteoartrite, doenças cardíacas e até câncer.
A romã é uma fonte inesgotável de vitaminas e minerais. Fornece vitaminas como as vitaminas A, B5, C e E. É rica em cálcio, potássio e ferro. Também, contem fibras que ajuda na melhor função intestinal e digestão.
A fruta comestível têm demonstrado importante papel nas pesquisas realizadas. Portanto, listamos abaixo 3 razões importantes pelas quais os pacientes com diabetes tipo 2 devem consumir sementes de romã todos os dias.
Aumento da produção de insulina
O suco de romã, orgânico ou fresco, tem a capacidade de melhorar o funcionamento das células beta, as células que produzem insulina.
Portanto, quanto mais suco de romã você consome, mais provável é que essas células aumentem a produção de insulina.
Conforme aumenta a produção de insulina, o corpo usa mais açúcar naturalmente. Isso significa que é um fator totalmente benéfico para pacientes com diabetes.
Os jovens que sofrem de um aumento repentino do açúcar, especialmente em jejum, são aconselhados a beber um copo de suco de romã puro.
Reduz o colesterol LDL
Estudos recentes mostraram que o suco de romã também pode ser usado por diabéticos, para reduzi o risco de doenças cardíacas. Neste estudo, os participantes consumiram suco de romã fresco por quase três meses e observaram:
Durante o estudo observou-se uma redução no risco de desenvolver aterosclerose. No entanto, a aterosclerose é uma doença perigosa em que as artérias endurecem com o tempo. Além disso, concluímos que o suco de romã pode reduzir a absorção do colesterol LDL (colesterol ruim).
Na verdade, as pessoas com diabetes tipo 2 têm um risco aumentado de aterosclerose, que pode causar muitas doenças cardíacas, como derrame e ataque cardíaco.
De acordo com este estudo, os antioxidantes contidos no suco de romã realmente reduzem o risco de doenças cardíacas relacionadas ao diabetes.
As sementes de romã são ricas em antioxidantes, que podem combater os radicais livres e ter um efeito positivo na prevenção de doenças cardiovasculares e tumores cancerígenos.
Reduz os níveis de glicose no sangue
Foi realizado um estudo no qual os participantes ingeriram 1,5 ml de suco de romã por quilo de seu próprio peso corporal.
Os participantes que consumiram o suco experimentaram uma queda dramática no açúcar no sangue em jejum. Além disso, os cientistas observaram e concluíram que a romã é uma excelente aliada no controle dos níveis de glicose no sangue.
A romã, ao contrário de outras frutas, também contém açúcar natural.No seu caso, entretanto, os açúcares presentes estão contidos em antioxidantes, que atuam de maneiras importantes no combate aos radicais livres.
Como consequência, o corpo acaba absorvendo o melhor da fruta, ou seja, suas propriedades curativas, concluíram cientistas e pesquisadores.
Dessa você não sabia – A romã ajuda a emagrecer
A romã é uma aliada na perda de peso. Consumir suco de romã como suplemento dietético ajuda a eliminar toxinas e aumentar os níveis de energia, melhorando assim os efeitos da dieta e dos exercícios.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Conclusão
Pesquisas mostram que a romã é uma grande aliada da saúde, principalmente para quem sofre de diabetes. Vale ressaltar, porém, que suco ou fruta não substituem o tratamento.
Além disso, o médico deve ser informado do tratamento com a romã e em caso de dúvidas, ele irá orientar você sobre a patologia.