Pular para o conteúdo

Sinais precoces de insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca, também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva, ocorre quando o coração não bombeia sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. Como resultado, o fluido pode se acumular nas pernas, pulmões e outros tecidos do corpo.

Se nossas células não são nutridas adequadamente, o corpo não pode funcionar normalmente e os efeitos são perceptíveis. Os sintomas associados a esta doença são graves e reduzem significativamente a qualidade de vida do paciente.

A insuficiência cardíaca é uma das doenças mais comuns e incapacitantes na população adulta, especialmente em pessoas com mais de 65 anos.

Embora a doença geralmente seja crônica, em muitos casos, devido à medicação correta e ao bom acompanhamento médico, uma qualidade de vida adequada pode ser mantida.

No entanto, outros devem ser submetidos a cirurgia para obter a ajuda de um pequeno desfibrilador. É um dispositivo semelhante a um marca-passo que pode monitorar continuamente sua freqüência cardíaca.

Quando esses tipos de complicações cardíacas ocorrerem, a vida mudará radicalmente. Eles são comuns, mas também chocam os pacientes, suas famílias e seu ambiente pessoal.

Agora, os sintomas iniciais devem ser compreendidos. Nos estágios iniciais, é comum que as anormalidades geralmente relacionadas à fadiga ou ao estresse sejam ignoradas.

A seguir, recomendamos que você se lembre desses dados simples. Sabê-los nunca fará mal nenhum, se os encontrar, consulte o seu médico.

Sinais precoces de insuficiência cardíaca

1. Necessidade de urinar à noite

Levantar-se para urinar à noite mais de duas vezes não é comum.

Embora este sintoma possa ser devido a várias causas (um problema renal, uma infecção, problemas na próstata…), a insuficiência cardíaca também é um fator que deve ser levado em consideração.

  • Quando nos deitamos, o líquido que se acumulou nas pernas devido à insuficiência cardíaca pode retornar à corrente sanguínea e ser absorvido pelos rins e excretado na urina.
  • Não vamos esquecer que essa doença tende a aumentar as câmaras do coração em uma tentativa quase desesperada de bombear mais sangue. No entanto, também causa retenção de líquidos.
  • Se você notar mudanças em seus hábitos de micção durante a noite, é melhor consultar seu médico.

2. Perda de apetite

Este é outro sintoma, que pode estar relacionado a muitas outras doenças ou problemas, mas não muito sério.

No entanto, quando o coração para de bombear sangue normalmente, o acúmulo de líquido também ocorre no sistema digestivo e no fígado.

É muito comum sentir-se saciado sem comer. Na verdade, estamos satisfeitos com a diminuição do valor.

3. Cansaço constante

Na ausência de um esforço considerável, apareceu a fadiga. Antes não nos custava um centavo, mas agora exige muito esforço, o que nos deixa sem fôlego, quase sem fôlego.

  • Subir escadas, levantar pesos, fazer compras e até mesmo conversar por muito tempo pode ser exaustivo.
  • A insuficiência cardíaca reduz a capacidade do coração de bombear sangue; portanto, menos sangue chega aos músculos.
  • Já podemos imaginar o que isso significa para o nosso corpo: obtemos menos oxigênio e menos nutrientes.
  • Os músculos ficam sobrecarregados, e cãibras, dores e fadiga extrema aparecem.

Lei também: Como posso saber se eu tenho má circulação? – Causas, Sinais e Sintomas

4. Ganho de peso inexplicável

Isso parece contraditório, porque se comemos menos, por que engordamos? A resposta novamente é a retenção de fluidos.

  • A maior parte desse volume corporal não se deve à gordura, mas aos fluidos.
  • Se você descobrir que ganhou cerca de um quilo em menos de uma semana, consulte seu médico imediatamente.
  • É importante saber que, com tratamento e dieta adequados, esses quilos extras irão desaparecer.

5. Tornozelos inchados

Não há dúvida de que o inchaço do tornozelo pode ser devido a vários motivos (excesso de peso, gravidez, varizes …). Agora, se é um problema que ocorre com frequência em nosso dia a dia, devemos saber que não é normal. É necessário um diagnóstico para descobrir a razão por trás disso.

Esse inchaço pode se espalhar dos tornozelos para as pernas. Na maioria dos casos, é um sinal de insuficiência cardíaca, renal ou hepática. São problemas que devemos relatar ao nosso médico.

6. A dispneia é um dos sinais precoces de insuficiência cardíaca

A dispneia não é apenas sobre o acúmulo de fluidos; também estamos falando sobre congestão pulmonar.

  • É importante lembrar que, se acumularmos líquido nos pulmões, é impossível fazer a troca de oxigênio.Neste caso, já estamos falando de um sintoma grave.
  • É comum que a dispneia apareça inicialmente em determinadas situações: quando fazemos exercícios, mesmo quando nos levantamos.
  • Quando nos deitamos, o líquido tende a “encher” os pulmões; portanto, quando nos sentamos, a respiração fica mais difícil.

Não devemos tratar essa situação como normal. Se você sentir falta de ar por alguns segundos ao acordar todos os dias, não há problema em consultar um médico.

Conheça 5 alimentos que afetam o coração

Em suma, é importante informar sempre os nossos profissionais de saúde sobre quaisquer problemas. Para a nossa saúde, vale a pena mencionar qualquer detalhe que seja incomum em nosso dia a dia e que nos torne incapazes de levar uma vida normal.