Sistema imunológico | Como impulsionar em tempos de pandemia

Estamos continuamente expostos a organismos que são inalados, engolidos ou habitam nossa pele e membranas mucosas. A decisão de determinar se esses organismos levam ou não a doenças pela integridade dos mecanismos de defesa ou sistema imunológico do nosso corpo.

Quando nosso sistema imunológico está funcionando corretamente, nem percebemos. Mas quando temos um sistema imunológico sub ou super ativo, corremos um risco maior de desenvolver infecções e outras condições de saúde.

Se você está se perguntando como aumentar o seu sistema imunológico, saiba que isso não acontece necessariamente da noite para o dia. É uma questão de fortalecer sua resposta imune com mudanças no estilo de vida e o uso de ervas antimicrobianas e antivirais que estimulam o sistema imunológico.

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O que é o sistema imunológico?

O sistema imunológico é uma rede interativa de órgãos, glóbulos brancos e proteínas que protegem o corpo contra vírus e bactérias ou quaisquer substâncias estranhas. O sistema imunológico trabalha para neutralizar e remover patógenos como bactérias, vírus, parasitas ou fungos que entram no corpo, reconhecer e neutralizar substâncias nocivas no meio ambiente e combater as células do próprio corpo que são alteradas devido a uma doença.

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Nosso sistema imunológico trabalha para nos proteger todos os dias, e nós nem percebemos isso. Mas quando o desempenho do nosso sistema imunológico é comprometido, é quando enfrentamos doenças.

Além disso, pesquisas indicam que a subatividade do sistema imunológico pode resultar em infecções graves e tumores de imunodeficiência, enquanto a hiperatividade resulta em doenças alérgicas e autoimunes.

Para que as defesas naturais do nosso corpo funcionem sem problemas, o sistema imunológico deve ser capaz de diferenciar entre células, organismos e substâncias “auto” e “não-auto”.

Aqui está um detalhamento das diferenças:

  • Substâncias “não-próprias” são chamadas antígenos, que incluem as proteínas nas superfícies de bactérias, fungos e vírus. As células do sistema imunológico detectam a presença de antígenos e trabalham para se defender.
  • As substâncias “auto” são proteínas na superfície de nossas próprias células. Normalmente, o sistema imunológico já aprendeu, em um estágio anterior, a identificar essas proteínas das células como “eu”, mas quando identifica seu próprio corpo como “não-eu” e o combate, isso é chamado de reação auto-imune.

O incrível do sistema imunológico é que ele está constantemente se adaptando e aprendendo para que o corpo possa combater bactérias ou vírus que mudam com o tempo. Existem duas partes do sistema imunológico:

  • Nosso sistema imunológico inato funciona como uma defesa geral contra patógenos.
  • Nosso sistema imunológico adaptativo tem como alvo patógenos muito específicos com os quais o corpo já tem contato.

Esses dois sistemas imunológicos se complementam em qualquer reação a um patógeno ou substância nociva.

Doenças do Sistema Imune

Antes de aprender exatamente como melhorar seu sistema imunológico, primeiro entenda que a maioria dos distúrbios imunológicos resulta de uma resposta imune excessiva ou de um ataque auto-imune. Os distúrbios do sistema imunológico incluem:

  • Alergias e asma: as alergias são uma resposta inflamatória imunomediada a substâncias ambientais normalmente inofensivas, conhecidas como alérgenos. O corpo reage exageradamente a um alérgeno, causando uma reação imune e sintomas de alergia. Isso pode resultar em uma ou mais doenças alérgicas, como asma, rinite alérgica, dermatite atópica e alergias alimentares.
  • Doenças de Imunodeficiência: Uma doença de imunodeficiência ocorre quando o sistema imunológico está faltando uma ou mais de suas partes e reage muito lentamente a uma ameaça. As condições de imunodeficiência, como o HIV / AIDS e a imunodeficiência induzida por medicamentos, são causadas por um comprometimento grave do sistema imunológico, que leva a infecções que às vezes ameaçam a vida.
  • Doenças auto-imunes: As doenças auto-imunes fazem com que o seu sistema imunológico ataque as células e os tecidos do seu corpo em resposta a um gatilho desconhecido. Exemplos de doenças autoimunes incluem artrite reumatoide, lúpus, doença inflamatória intestinal, esclerose múltipla e diabetes tipo 1.

Impulsionadores do sistema imunológico

Ao pesquisar como melhorar seu sistema imunológico, procure essas ervas, alimentos, suplementos, óleos essenciais e fatores do estilo de vida.

Ervas para melhorar o sistema imunológico

1. Echinacea

Muitos dos constituintes químicos da echinacea são poderosos estimulantes do sistema imunológico que podem fornecer um valor terapêutico significativo. A pesquisa mostra que um dos benefícios mais significativos da echinacea são seus efeitos quando usados ​​em infecções recorrentes.

Um estudo de 2012 descobriu que a echinacea mostrou efeitos máximos em infecções recorrentes, e os efeitos preventivos aumentaram quando os participantes usaram a echinacea para prevenir o resfriado comum.

Um estudo de 2003, após revisar várias dezenas de experimentos em seres humanos, incluindo vários ensaios clínicos randomizados, os pesquisadores indicam que a echinacea tem vários benefícios, incluindo a estimulação imunológica, especialmente no tratamento de infecções respiratórias agudas superiores.

2. Sabugueiro

As bagas e flores da planta mais antiga são usadas como remédio há milhares de anos. Até Hipócrates, o “pai da medicina”, entendeu que esta planta era essencial para impulsionar seu sistema imunológico. Ele usou sabugueiro por causa de sua ampla gama de benefícios à saúde, incluindo sua capacidade de combater resfriados, gripes, alergias e inflamações.

Vários estudos indicam que o sabugueiro tem o poder de impulsionar o sistema imunológico, especialmente porque provou ajudar a tratar os sintomas do resfriado e gripe comum.

Um estudo mostra que, quando os sabugueiros eram usados ​​nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, o extrato reduzia a duração da gripe, com alívio dos sintomas em média quatro dias antes. Além disso, o uso de medicamentos de resgate foi significativamente menor naqueles que receberam extrato de sabugueiro em comparação ao placebo.

3. Raiz de astrágalo

O astrágalo é uma planta da família dos feijões e leguminosas que tem uma história muito longa como impulsionadora do sistema imunológico e combatente de doenças. Sua raiz tem sido usada como adaptógeno na medicina tradicional chinesa há milhares de anos.

Embora o astrágalo seja uma das ervas menos estimulantes do estudo, existem alguns ensaios pré-clínicos que mostram atividade imune intrigante.

Uma revisão recente constatou que os tratamentos com astrágalo mostraram uma melhora significativa na toxicidade induzida por drogas como imunossupressores e quimioterápicos do câncer.

Os pesquisadores concluíram que o extrato de astrágalo tem um efeito benéfico no sistema imunológico e protege o corpo contra inflamações e cânceres gastrointestinais.

4. Ginseng

Raízes, caules e folhas de ginseng foram usados ​​para manter a homeostase imune e aumentar a resistência a doenças ou infecções.

O ginseng melhora o desempenho do seu sistema imunológico, regulando cada tipo de célula imunológica, incluindo macrófagos, células assassinas naturais, células dendríticas, células T e células B. Além disso, também foi demonstrado que possui compostos antimicrobianos que funcionam como um mecanismo de defesa contra infecções bacterianas e virais.

Um estudo publicado sugere que o extrato de ginseng induz com sucesso respostas de anticorpos específicos ao antígeno quando administrado por via oral. Finalmente, os anticorpos se ligam a antígenos, como toxinas ou vírus, e os impedem de entrar em contato e prejudicar as células normais do corpo.

Devido à capacidade do ginseng de desempenhar um papel na produção de anticorpos, ajuda o organismo a combater microorganismos invasores ou antígenos patogênicos.

Alimentos para melhorar o sistema imunológico

5. Caldo de Osso

O caldo de osso suporta a função imunológica, promovendo a saúde do seu intestino e reduzindo a inflamação causada pela síndrome do intestino solto. O colágeno e os aminoácidos (prolina, glutamina e arginina) encontrados no caldo ósseo ajudam a selar aberturas no revestimento intestinal e sustentam sua integridade.

Sabemos que a saúde intestinal desempenha um papel importante na função imunológica; portanto, consumir caldo ósseo funciona como um excelente alimento para impulsionar o sistema imunológico.

6. Gengibre

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A medicina ayurvédica depende da capacidade do gengibre de estimular o sistema imunológico antes da história registrada. Acredita-se que o gengibre ajuda a quebrar o acúmulo de toxinas em nossos órgãos devido aos efeitos do aquecimento. Também é conhecido por limpar o sistema linfático, nossa rede de tecidos e órgãos que ajudam a livrar o corpo de toxinas, resíduos e outros materiais indesejados.

A raiz do gengibre e o óleo essencial de gengibre podem tratar uma ampla gama de doenças com suas respostas à imunonutrição e drogas anti-inflamatórias. A pesquisa mostra que o gengibre tem potencial antimicrobiano, o que ajuda no tratamento de doenças infecciosas.

Também é conhecida por sua capacidade de tratar distúrbios inflamatórios causados ​​por agentes infecciosos, como vírus, bactérias e parasitas, além de agentes físicos e químicos, como calor, ácido e fumaça de cigarro.

7. Chá verde

Estudos que avaliam a eficácia do chá verde mostram que ele contém propriedades antioxidantes e imunomoduladoras. Funciona como um agente antifúngico e antivírus e pode ser útil para pacientes imunocomprometidos.

Fortaleça seu sistema imunológico bebendo diariamente um chá verde de boa qualidade. Os antioxidantes e aminoácidos deste chá ajudarão seu corpo a combater os germes e melhorar.

8. Alimentos com vitamina C

Alimentos com vitamina C, como frutas cítricas e pimentões, melhoram a saúde do seu sistema imunológico, fornecendo propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Estudos mostram que a ingestão suficiente de vitamina C (juntamente com zinco) em sua dieta pode ajudar a reduzir os sintomas de infecções respiratórias e a duração de doenças como resfriado comum e bronquite.

Os melhores alimentos para adicionar vitamina C a um forte sistema imunológico incluem: frutas cítricas, incluindo laranja, limão e toranja, groselha preta, goiaba, pimentão verde e vermelho, abacaxi, manga, finalmente, salsa.

9. Alimentos com beta-caroteno

O beta-caroteno possui uma poderosa atividade antioxidante, reduzindo a inflamação e combatendo o estresse oxidativo. Em vez de tomar suplementos de beta-caroteno, os pesquisadores propõem que o beta-caroteno pode promover a saúde quando tomado em níveis alimentares, ingerindo alimentos ricos em carotenóides.

As fontes mais ricas de beta-caroteno são frutas, legumes e verduras amarelos, laranja e vermelhos. Adicionar os seguintes alimentos à sua dieta pode ajudar a promover um forte sistema imunológico: suco de cenoura, abóbora, batata doce, pimentão vermelho, damasco, espinafre e couve, por exemplo.

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