Vale a pena pintar o cabelo com henna? Saiba como a tecnologia funciona e os prós e contras de tais produtos.Para quem está acostumada a pintar o cabelo, já deve ter ouvido falar que a henna pode ser uma alternativa à coloração sem danificá-lo.
Até a popularidade do uso de henna no cabelo foi acompanhada de ideias mais agressivas para as tinturas tradicionais.
Por isso, cabelos sem henna requerem mais cuidados hidratantes e nutricionais, ao contrário dos cabelos tingidos com pigmentos naturais, que podem ser mantidos macios, bonitos e brilhantes com pouco esforço.
Mas a henna é realmente indicada para fios? Trabalharemos com especialistas para responder a essas e outras perguntas sobre os tópicos abaixo!
Afinal, o que é a henna?
Henna é o nome árabe para um arbusto chamado Lawsonia inermis, o extrato da folha desta planta produz um pigmento avermelhado. O pó de henna é usado e vendido em várias formas como corante para tatuagens temporárias, para tonificar ou colorir cabelos e sobrancelhas a longo prazo.
Segundo a tricologista e terapeuta capilar Kátia Santana, o interessante da henna é que ela não pode ser considerada um corante.
“O pó precisa ser dissolvido em água para formar uma pasta de coloração que funciona entre as cutículas do cabelo. Esse mecanismo é muitas vezes confundido com a coloração semipermanente, mas o pó de henna não causa nenhuma alteração química na estrutura do cabelo”, explica. Na verdade, é por isso que os pigmentos são mais agressivos do que outros tipos de corantes.
É indicado para quais tipos de cabelos?
Não há muitas restrições ao uso da henna e ela pode ser usada em todos os tipos de cabelo. Altamente recomendado para quem tem cabelos finos e quebradiços, pois confere brilho e melhora e fortalece a estrutura das fibras capilares.
Como tintura, a henna é ótima para quem quer colorir os cabelos com tons ruivos por mais tempo.
Como escolher a cor da henna para o cabelo?
Na hora de escolher a cor de cabelo de henna ideal, uma dica é escolher um tom mais escuro que a cor do seu cabelo, pois a henna não tem o efeito clareador das tinturas comuns.
Por exemplo, para quem quer usar henna para um tom vermelho acobreado, precisa clarear um pouco o cabelo antes de aplicá-lo.
Como preparar e aplicar a henna no cabelo?
Quer pintar o cabelo com henna mas não sabe como fazer passo a passo? Mostramos abaixo como colorir os fios com corantes naturais!
- Misture a henna com água morna para formar uma pasta cremosa e homogênea.
- Pegue uma mecha de cabelo para um teste de mecha.
- Certifique-se de que a temperatura esteja adequada para evitar lesões ou queimaduras no couro cabeludo.
- Usando luvas para proteger a pele das mãos, use um pente para aplicar a mistura da raiz às pontas, isso garantirá uma cor uniforme.
- Deixe o produto agir no cabelo por cerca de uma hora, depois lave e hidrate o cabelo como de costume.
Quais os riscos de usar henna?
Embora seja considerado um produto de cabelo melhor do que outro corante à base de produtos químicos, a henna pode ter algumas contra-indicações relacionadas à saúde física.
Por exemplo, as mulheres grávidas no início da gravidez são aconselhadas a evitá-lo porque a henna que encontramos no mercado não é um produto completamente puro e pode conter toxinas na fórmula.
Vale ressaltar que a henna, que não é totalmente natural, traz riscos à saúde. Segundo os especialistas, “o pó de hena, se for feito de substâncias ativas naturais extraídas de plantas, não é arriscado, mas existem pastas ou géis em pó de hena no mercado que passam pelo processo de fabricação de outras substâncias quimicamente ativas”.
Por isso, essa versão da henna pode fazer com que os fios se quebrem e prejudiquem a saúde do cabelo devido aos ativos químicos adicionados à fórmula. Recomendamos que você leia os ingredientes do produto antes de comprá-lo ou usá-lo.
Principais dúvidas sobre a henna
Quer saber mais sobre corantes naturais? Veja abaixo as principais perguntas e respostas sobre o uso de henna no cabelo.
Quanto tempo dura a henna de cabelo?
Depende do tipo de henna usado. As versões em pó dos produtos tendem a durar seis meses sem retoques. Com henna em creme, a cor dura cerca de um mês, dependendo da frequência e intervalo das lavagens.
Pode passar a henna em cabelos tingidos?
Sim, mas de acordo com especialistas: “Recomenda-se realizar um teste de mecha antes para analisar a compatibilidade dos produtos químicos aplicados anteriormente no fio de extensão para evitar o corte químico.
Embora seja um produto natural, algumas formulações contêm ingredientes ativos relacionados, o A estrutura da fibra pode ser alterada para torná-la mais quebradiça, elástica e/ou porosa, alterando assim o resultado desejado.”
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Qual a diferença entre henna em pó e em creme?
Além da duração, a composição também é diferente. O creme de henna é usado principalmente como corante e é mais prático. No caso da henna, tende a ser mais natural.
O que é melhor henna ou tonalizante?
Isso depende de suas necessidades. O toner é um corante semipermanente que é mais prático e há muitas tonalidades no mercado.
A henna, por outro lado, é um pigmento mais durável, e uma vez aplicado, retirar o pigmento dos fios é mais complicado do que apenas pintar o cabelo de um tom avermelhado.
Usar henna pode causar queda de cabelo?
não. Segundo os tricologistas, “geralmente a queda de cabelo está relacionada a um problema sistêmico ou ao uso de produtos químicos capilares para alterar a estrutura ou a cor”, explica.
Dito isto, a henna como pigmento natural não causa problemas. Se sentir que o seu cabelo está a cair mais do que o habitual, recomendamos que consulte um especialista.
Confira também: Cabelos quebradiços? Descubra o tratamento ideal para cabelos danificados