×

Varizes – Conheça as causas, sintomas e tratamentos

varizes

Varizes – Conheça as causas, sintomas e tratamentos

Varizes apresentam sintomas como veias visíveis, dor nas pernas e inchaço. Principalmente nas mulheres, as varizes são muito comuns. Cerca de 25% de todos os adultos do mundo já têm ou tiveram algum problema com varizes. Na maioria das vezes, esse problema é observado nos membros inferiores e causa muitos desconfortos e dores.

Vamos mostrar quais são os tipos remédio para varizes mais usados e citar alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o problema.

Varizes

As varizes são uma condição que ocorre quando as veias aumentam de tamanho, se dilatando e se enchendo de sangue. Geralmente, as varizes são bem visíveis e aparecem inchadas e saltadas sob a pele, além de apresentar uma cor vermelho-azulada ou púrpura. Muitas vezes, elas vêm acompanhadas de muita dor no local.

As varizes geralmente são observadas quando as veias não estão funcionando da maneira correta. As veias apresentam válvulas unidirecionais que impedem que o sangue flua no sentido contrário. Quando essas válvulas falham, o sangue pode começar a acumular nas veias em vez de continuar seguindo seu fluxo normal em direção ao coração. Diante desse acúmulo, as veias dilatam para suportar o volume de sangue e aumentam de tamanho.

Esse problema é observado principalmente na região das pernas, que têm as veias mais distantes do coração, o que dificulta muito o fluxo sanguíneo até ele. E é aí que mora o perigo dessa condição.

Causas

As varizes costumam se desenvolver nos casos e condições abaixo:

  • Gravidez;
  • Menopausa;
  • Idade acima de 50 anos;
  • Ficar muito tempo em pé;
  • Obesidade;
  • Histórico familiar de varizes.

Sintomas

Os principais sintomas de varizes são bem visíveis. Os principais incluem:

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Veias dilatadas;
  • Descoloração da perna;
  • Manchas na perna;
  • Úlceras, em casos mais graves.

Diagnóstico

O diagnóstico de varizes costuma ser bem simples e fácil. O médico provavelmente começará examinando as veias visíveis da sua perna e perguntando sobre dores e sintomas.

Um exame de ultrassom pode ser solicitado para verificar o fluxo de sangue. Esse exame não é invasivo e utiliza ondas sonoras de alta frequência para avaliar como o sangue está fluindo em suas veias.

Dependendo da localização, um venograma pode ser feito para avaliar melhor a situação. Durante esse teste, um corante é injetado nas pernas e um raio-X é registrado. Devido ao corante, o médico consegue ter uma imagem de como o sangue está fluindo.

Geralmente, os exames como a ultrassonografia e o venograma são exames complementares ao diagnóstico. Servem para investigar se não há outro distúrbio, como um coágulo sanguíneo ou um outro bloqueio que esteja causando a dor ou inchaço nas pernas.

Tratamento

Os dias de sofrimento com inchaço nas pernas e varizes dolorosas acabaram. Conheça as Meias de compressão Zip

Geralmente, o tratamento para varizes é mais conservador. Provavelmente, antes de indicar um remédio ou cirurgia, o médico irá te aconselhar a fazer algumas alterações no estilo de vida, em vez de tentar tratamentos mais agressivos.

Tipos de remédio para varizes mais usados

Dentre os medicamentos prescritos para varizes, os mais usados são:

1. Daflon

O Daflon é muito utilizado no tratamento de varizes e outras condições que afetam os vasos sanguíneos. Ele atua através de dois princípios ativos: a diosmina e a hesperidina. Esses compostos ajudam a proteger as veias afetadas e a relaxá-las.

Dentre os efeitos colaterais relatados, estão a diarreia, náusea, vômito, coceira, tontura, inchaço no rosto e mal estar.

2. Venalot

Este medicamento também é indicado para tratamento de varizes. Ele atua melhorando a circulação sanguínea e reduzindo o inchaço na região das varizes.

Os efeitos adversos relatados incluem problemas estomacais, desconfortos intestinais, problemas no fígado e dores de cabeça.

3. Antistax

O Antistax é um remédio para varizes que atua através de uma substância extraída das folhas da planta de uva vermelha. Essa substância apresenta atividade anti-inflamatória, além de reforçar as paredes dos vasos sanguíneos e de melhorar a circulação do sangue.

Os principais efeitos colaterais relacionados com o uso de Antistax incluem náusea, vômito, coceira, urticária, manchas na pele e dor de barriga.

4. Varicell

O Varicell é um remédio para varizes que atua aliviando a sensação de fadiga e evita o desenvolvimento de novas varizes. Seu princípio ativo é a queratina, que atua diminuindo a dor, reduzindo o inchaço e melhorando a circulação sanguínea.

Além de comprimidos, é possível encontrar esse medicamento na forma de gel, o que ajuda a aliviar os sintomas além de massagear, hidratar e melhorar a aparência das varizes.

Os efeitos colaterais envolvem o aparecimento de dor de cabeça e de desconfortos estomacais e intestinais.

4. Novarrutina

A Novarrutina é um fitoterápico cujo princípio ativo é a castanha da Índia, que atua aliviando sintomas como dor, queimação e fadiga nas pernas.

Os efeitos adversos incluem desconfortos gastrointestinais, náusea, dor de cabeça, tontura e espasmos musculares.

Remédio caseiro para varizes

Os remédios para varizes naturais descritos a seguir consistem em substâncias que promovem o alívio e a melhora da situação das varizes bem como em medidas alternativas que podem ser adotadas para melhorar o problema.

1. Compressão

O médico pode indicar o uso de meias de compressão especiais. Essas meias são encontradas em qualquer farmácia ou loja de suprimentos médicos e servem para colocar pressão suficientes nas pernas para forçar o sangue a fluir mais facilmente até o seu coração. Elas também ajudam a diminuir o inchaço.

2. Óleos essenciais

Os óleos essenciais podem ser usados para massagear a região das varizes. Eles são muito úteis para ajudar a desinflamar e melhorar a circulação sanguínea devido às suas propriedades anti-inflamatória.

3. Uvas

Uma boa pedida é tomar suco de uva. Isso porque a uva contém resveratrol, que é uma substância com propriedades que ajudam a melhorar a circulação do sangue.

4. Alho

O alho traz diversos benefícios para as varizes, ajudando a desinflamar e melhorar a circulação. É possível consumir o alho na própria dieta ou aplicar na forma de uma pomada preparada com dente de alho amassado e álcool. É recomendado usar a pomada até 4 vezes por semana no local afetado.

5. Babosa (Aloe vera)

A Aloe vera tem propriedades terapêuticas e anti-inflamatórias que agem no tratamento das varizes. É possível aplicar a babosa por meio de compressas quentes na região.

6. Vinagre

O vinagre também pode ser um remédio caseiro para varizes que traz alívio para a condição. Geralmente, ele pode ser aplicado diretamente sobre a pele com com varizes usando um pano limpo molhado com vinagre, de preferência de maçã.

7. Argila verde

A argila verde tem sido usada em tratamentos alternativos por suas propriedades interessantes contra problemas de pele. Ela também pode ser aplicada na forma de pomada na região das varizes promovendo alívio da dor. Recomenda-se deixar a pomada agir por até 30 minutos e enxaguar a região.

8. Restos de café

A popular borra de café tem propriedades anti-inflamatórias e estimulantes que melhoram a circulação sanguínea e ajudam a diminuir o inchaço das veias dilatadas. Para aplicar sobre a pele, basta umedecer os restos de café com água ou um pouco de azeite de oliva e massagear a pele com o produto. É recomendado usar até 3 vezes por semana por cerca de 15 minutos e depois limpar a região.

9. Infusão de folhas

É possível preparar uma infusão com água fervente de certas folhas como o hortelã, a salsinha ou louro e a camomila. Após cerca de 5 a 10 minutos de infusão, é recomendado mergulhar os pés e parte das pernas em um balde. Tal remédio caseiro para varizes deve ser usado com cuidado pois pode irritar a pele. Também é possível fazer o mesmo com água, sal e vinagre de maça.

10. Castanha da Índia

A castanha da Índia, que é inclusive um princípio ativo de um remédio para varizes que citamos acima, pode ser usada como tratamento caseiro da condição. Basta ferver cerca de 50 gramas da casca da castanha em um litro de água. O chá preparado deve ser consumido imediatamente para promover melhor circulação do sangue e desinflamar as veias afetadas.

Mudanças de estilo de vida

As seguintes alterações de estilo de vida podem ajudar a evitar a formação ou o agravamento de suas varizes. Estas mudanças incluem:

  • Evitar ficar em pé por longos períodos;
  • Perder peso e/ou manter um peso saudável;
  • Praticar exercícios físicos para melhorar a circulação sanguínea;
  • Usar meias de compressão;
  • Elevar as pernas sempre que estiver descansando ou dormindo.

Cirurgia

A cirurgia de varizes só é indicada se todas as alterações de estilo de vida e remédios caseiros não estiverem funcionando e o problema continua a prejudicar sua saúde. Durante o procedimento mais tradicional que necessita de anestesia, o cirurgião faz cortes na pele, corta a veia e a remove através de incisões. Porém, é um procedimento muito invasivo, que só é feito se realmente houver necessidade.

Outros tratamentos

  • Escleroterapia: Trata-se da injeção de um líquido ou espuma química para bloquear uma veia dilatada.
  • Microscleroterapia: Tem o mesmo princípio que o procedimento anterior. Porém, serve para bloquear veias menores.
  • Cirurgia a laser: Já existem cirurgias menos invasivas que usam energia luminosa para bloquear a veia com problema.
  • Terapia de ablação endovenosa: É um procedimento que utiliza ondas de calor e radiofrequência para desobstruir a região das varizes.
  • Cirurgia de veias endoscópicas: Essa cirurgia usa um pequeno espaço iluminado inserido através de uma pequena incisão na pele para bloquear a veia.

De um modo geral, as varizes tendem a piorar ao longo do tempo se o problema não for tratado. Na maioria dos casos, apenas mudanças no estilo de vida e soluções caseiras ajudam a diminuir o problema e não desencadeiam problemas sérios de saúde. Porém, se seu caso for grave, as varizes podem desenvolver úlceras, feridas e problemas no coração, podendo levar até a um rompimento das veias.

Assim, ao tentar soluções caseiras e não observar melhoras, é importante consultar um médico para verificar a situação com cautela e propor o melhor tratamento para o seu caso.

Referências adicionais: