Veja os erros que podem estar desacelerando seu metabolismo. Nossos corpos têm uma série de processos que convertem os nutrientes que ingerimos dos alimentos em energia, os movem e mantêm todos os sistemas funcionando.
A taxa metabólica precisa estar em boas condições de funcionamento para garantir uma saúde equilibrada. Um metabolismo lento pode ser perigoso, especialmente se seu objetivo é perder peso.
Existem muitos fatores que podem fazer com que seu metabolismo caia. Veja quais erros podem desacelerar seu metabolismo.
Principais erros que desaceleram o metabolismo
Restrição alimentar
Seria errado dizer que comer menos ou restringir alimentos ajuda a perder peso. Quando a ingestão de calorias é extremamente reduzida, a queima de calorias diminui.
Estudos mostraram que consumir quantidades muito pequenas de calorias (menos de 1.000 calorias por dia) reduz sua taxa metabólica à medida que seu corpo se adapta a essa redução de calorias, o que acaba diminuindo seu gasto de energia. Portanto, uma dieta muito rigorosa pode não levar a bons resultados para perda de peso.
Não comer proteína
O consumo de proteínas ajuda a prolongar a saciedade e a taxa metabólica, aumentando assim o gasto calórico. Assim acelerando o metabolismo, um processo que ocorre após uma refeição é chamado de TEF (Efeito Térmico dos Alimentos).
O efeito termogênico da proteína é muito maior do que o efeito de carboidratos ou gorduras. Evidências científicas afirmam que comer proteína resulta em um aumento de 20 a 30% no metabolismo, enquanto a ingestão de carboidratos aumenta em 5 a 10% e a ingestão de gordura em 3% ou menos.
Não se exercitar
Estudos descobriram que fazer movimentos básicos como limpar a casa, caminhar várias vezes ao dia, subir escadas e ficar em pé pode acelerar a queima de calorias. Essas atividades simples são ótimas para manter seu metabolismo acelerado.
Dormir mal
Não dormir o suficiente para repor a energia perdida é extremamente prejudicial ao metabolismo. Vários especialistas alertam que o corpo humano precisa de pelo menos 4 horas de sono por dia. A falta de sono pode aumentar o risco de desenvolver doenças metabólicas, como diabetes, depressão e doenças cardíacas.
Consumir bebidas açucaradas
Bebidas adoçadas industriais e até extratos de frutas são ricos em frutose. A frutose pode aumentar o risco de resistência à insulina, diabetes e obesidade. Durante um período de 12 semanas, os pesquisadores controlaram 25% das pessoas obesas e com sobrepeso que bebiam mais bebidas à base de frutose. A taxa metabólica caiu significativamente.
Há evidências científicas de que o consumo excessivo e prolongado de frutose pode levar ao acúmulo de gordura visceral e hepática.
Não treinar
Fazer treinamento de força, como musculação, pode ajudar a aumentar sua taxa metabólica, especialmente em repouso. O estudo descobriu que os fisiculturistas que fizeram cerca de 11 minutos de treinamento de força por dia tiveram um aumento de cerca de 7,4% em sua taxa metabólica, além de queimar uma média de 125 calorias extras por dia durante um período de 6 meses.
Confira: 6 chás para desinchar e te ajudar a emagrecer de forma saudável