Pular para o conteúdo

Vinagre de romã e seus benefícios a saúde

O vinagre de romã é feito de suco de romã selvagem que é naturalmente fermentado e amadurecido em barris de madeira e misturado com xarope balsâmico concentrado.

O vinagre é um líquido ácido obtido da fermentação do vinho ou de qualquer álcool. Nesse processo, o álcool é oxidado porque as bactérias do gênero Acetobacter e a levedura aeróbia trabalham para converter o vinho em ácido acético.

Mais precisamente, esta é uma solução diluída com adição de sal e extrato para dar uma qualidade diferente de outras soluções. Existem vinagres de diferentes frutas ou grãos, como maçãs e arroz. Em qualquer caso, o açúcar é a base da produção. Como fazer vinagre de romã? Quais são seus benefícios? continue lendo!

Preparação do vinagre de romã

Cada vinagre passa por dois processos bioquímicos diferentes, ambos produzidos pela ação de diferentes microrganismos. A primeira é a fermentação do álcool, que converte o açúcar em álcool e dióxido de carbono. A segunda é a combinação de bactérias de ácido acético com oxigênio e álcool.

No caso específico de fazer vinagre de romã, você vai precisar do seguinte:

  • 3 romãs grandes.
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavo (60 g).
  • Água.
  • Liquidificador.
  • Um recipiente grande.
  • Tecido fino.

Orientações

  • Para prepará-lo, é preciso descascar a fruta para tirar a película de dentro.
  • Em seguida, coloque as sementes com a polpa no liquidificador.
  • Transfira para uma tigela grande e adicione um litro de água e açúcar mascavo.
  • Cubra com um pano fino para evitar a entrada de poeira ou insetos. Coloque em um local escuro em temperatura ambiente.

A fermentação é um processo espontâneo. Isso acontece quando os microrganismos se alimentam de compostos orgânicos e os convertem em compostos simples. Dependendo do tempo, isso levará de seis a oito semanas.

O álcool é produzido primeiro e, em seguida, a fermentação do ácido acético é realizada para formar o vinagre.

Com o tempo, o nível de acidez e aroma deve ser verificado. Em seguida, filtre com um pano cobrindo o líquido e guarde em um frasco limpo com tampa.

Você deve deixá-lo descansar por algumas semanas, fechado. É importante não cobrir o recipiente.

veja mais sobre Como perder peso usando a romã

Benefícios do vinagre de romã

Uma revisão comparativa publicada no Journal of the Science of Food and Agriculture descobriu que o vinagre de romã “tem atividade antioxidante e um conteúdo fenólico semelhante ao dos vinagres de vinho tinto e melhor do que a maioria dos vinagres de vinho branco testados”.

Portanto, incluí-lo em sua dieta regular contribui para uma boa saúde. Em particular, reduz os efeitos negativos dos radicais livres e o risco de doenças. Vamos examinar suas vantagens mais importantes em detalhes.

1. Ajuda a combater a gordura corporal

Em um estudo animal relatado no Lipids in Health and Disease, a administração de vinagre de romã diminuiu a porcentagem de gordura corporal, peso corporal e oxidação de ácidos graxos no fígado.

Os estudos foram realizados em ratos, que foram divididos em 5 grupos. Eles receberam vinagre de romã por 16 semanas. Tudo indica que as mudanças ocorreram pelo fato de a dieta estimular a enzima AMPK, que se refere à proteína quinase ativada. Responsável pela regulação do metabolismo e redução de lipídios.

2. Melhora a saúde do fígado

Como apontado no estudo com ratos, o vinagre ajuda a reduzir a gordura do fígado. Isso ocorre em parte porque o ácido acético faz com que o fígado oxide a gordura, evitando assim que o fígado engorde. Esta doença ocorre quando a gordura se acumula no fígado. Pode ter motivos alcoólicos ou não alcoólicos.

Quando você bebe muito, o álcool pode danificar o fígado. Quando a gordura se acumula neste órgão, ocorre o não-alcoólico. É sabido que quem tem sobrepeso, diabetes ou alto teor de gordura é mais suscetível a esta doença.

Existem vários tratamentos, mas a dieta é o protagonista. Portanto, suplementos como vinagre de romã podem ajudar. No entanto, deve-se considerar que as evidências são limitadas e não devem ser usadas como a solução preferida.

Como adicionar o vinagre de romã à dieta?

Sua versatilidade é uma característica interessante desse alimento. É perfeito para temperar saladas, pratos de carne, bebidas, sobremesas e vinagretes. Aqui está uma receita simples.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de vinagre de romã (15 ml).
  • 1 colher de sopa de mel (15 g).
  • Sal e pimenta a gosto.
  • 1 colher de sopa de azeite (15 ml).
  • Sementes de romã.

Preparação

  • Adicione todos os ingredientes em uma tigela e misture bem.
  • Deve-se sempre testar a acidez; se ficar muito ácido, adicione mais água ou óleo. Tudo depende de como você gosta deste molho.

Apesar de suas propriedades, o vinagre de romã não pode ser usado como remédio para curar doenças. É importante incluí-lo em uma dieta saudável e balanceada para obter seus benefícios.