×

YAZ : Como tomar o anticoncepcional pela primeira vez!

Yaz

YAZ : Como tomar o anticoncepcional pela primeira vez!

YAZ é um contraceptivo oral que é uma combinação de dois hormônios: estrogênio (etinilestradiol) e progesterona (drospirenona). É usado para prevenir a gravidez. Atua principalmente evitando que um óvulo seja liberado durante o ciclo menstrual.

Como tomar o anticoncepcional YAZ pela primeira vez?

Como faço para tomar o anticoncepcional YAZ pela primeira vez? O Yaz é tomado uma vez ao dia com ou sem alimentos. Deve ser tomado à mesma hora todos os dias, de preferência após o jantar ou ao deitar. Tome os comprimidos da seguinte maneira:

Mesmo que ainda esteja sangrando, tome o primeiro comprimido no domingo após o início do seu ciclo menstrual.

Antes de tomar 7 pílulas, certifique-se de usar um método anticoncepcional de reserva, como um preservativo.

Tome o primeiro comprimido nas primeiras 24 horas do início do seu período. Com este método, você não precisa usar um método de apoio porque a pílula é eficaz desde a primeira dose.

Caso sinta dor de estômago depois de tomar Yaz, tente tomá-lo com alimentos ou à noite.

Como funciona o Yaz?

Sabemos como tomar a pílula anticoncepcional YAZ pela primeira vez e agora é importante saber seu efeito. Yaz previne a gravidez de duas maneiras.

Em primeiro lugar, os hormônios sintéticos das pílulas impedem que os ovários liberem óvulos. Em segundo lugar, os hormônios podem causar alterações no revestimento do colo do útero, o que também ajuda a prevenir a gravidez.

O muco cervical mais espesso torna difícil para as células espermáticas chegarem ao óvulo, e o revestimento uterino mais fino dificulta a entrada de um óvulo fertilizado.

Como devo tomar Yaz?

É importante saber como tomar a pílula anticoncepcional YAZ pela primeira vez. Tome Yaz exatamente como indicado pelo seu médico.

Siga todas as instruções no rótulo da receita. Você não deve tomar Yaz em mais ou menos quantidades ou por mais tempo do que o recomendado.

Tome a primeira pílula no primeiro dia ou no primeiro domingo após o início da menstruação. Ao começar a usar este medicamento, pode ser necessário usar contraceptivos de reserva, como preservativos com espermicida.

Um comprimido deve ser tomado diariamente, com não mais de 24 horas de intervalo. Quando os comprimidos acabarem, comece uma nova cartela no dia seguinte. Você pode engravidar se não tomar um comprimido por dia.

Pode ocorrer sangramento, especialmente nos primeiros 3 meses. Deve informar o seu médico se a hemorragia continuar ou se for muito forte.

Que efeitos colaterais podem ocorrer?

Como todos os medicamentos, o Yazi também pode causar efeitos colaterais ,embora eles não ocorram em todas as pessoas que usam essa medicação.

Deve ser lembrado que os benefícios esperados do uso do anticoncepcional geralmente são maiores do que dos efeitos colaterais.

Veja Também: Sibutramina pode desregular a menstruação?

O uso de anticoncepcionais hormonais combinados pode estar associado a uma série de efeitos colaterais, incluindo alguns potencialmente fatais:

  • Distúrbios tromboembólicos venosos e / ou arteriais (incluindo infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, ataque isquêmico transitório, trombose venosa, embolia pulmonar)
  • Hipertensão;
  • Tumores dependentes de hormônio (fígado, tumores de mama);
  • Início ou agravamento do curso clínico da doença de Crohn, colite ulcerosa, epilepsia, enxaqueca, miomas uterinos, porfiria, lúpus eritematoso sistêmico, coréia de Sydenham, síndrome
  • hemolítico-urêmica, icterícia colestática (colestático);
  • Cloasma;
  • Disfunção hepática aguda ou crônica, que pode exigir a interrupção da preparação até que os parâmetros da função hepática voltem ao normal;
  • Hipertrigliceridemia;
  • Em mulheres com angioedema hereditário, os estrogênios podem desencadear ou piorar o angioedema.

Contraindicações:

Antes de tomar o anticoncepcional YAZ pela primeira vez, informe-se sobre as contra-indicações. Os comprimidos de Yaz não devem ser usados ​​por mulheres grávidas, amamentando ou alérgicas a qualquer um dos ingredientes do medicamento.

Se você for diagnosticado com coágulos sanguíneos após um derrame ou ataque cardíaco, como enxaquecas, problemas hepáticos, cardíacos ou renais, diabetes, pressão alta, colesterol alto, manchas ou histórico de condições médicas, você também não deve usá-los.