A obesidade é uma doença que, além de causar a morte, pode levar a diversas complicações de saúde nas pessoas. Portanto, é um dos problemas que a sociedade moderna deve resolver.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “em 2016, mais de 1,9 bilhão de adultos com 18 anos ou mais estavam acima do peso, e mais de 650 milhões deles eram obesos”. Por conta desses números, a entidade vê a obesidade como uma doença que merece prioridade de política pública.
Várias autoridades classificam como epidemias os locais onde a obesidade é frequente.
Confira quais são os alimentos mais inflamatórios para a obesidade
Confira essa lista de alimentos que mais causam inflamação no corpo e podem desencadear obesidade em qualquer pessoa:
1 – Alimentos fritos e assados: Alguns alimentos, como batatas industrializadas, são feitos com gorduras trans, que podem ser prejudiciais à saúde. Conforme observado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA MedlinePlus, estes incluem “óleos líquidos convertidos em gorduras sólidas”, como a margarina. Alguns exemplos são: Preparar batatas fritas no forno ou frigideira.
2 – Doces: O National Institutes of Health garante que a ingestão de açúcar é um dos maiores fatores que afetam o excesso de peso de uma pessoa. Ele também afirma que o corpo obtém glicose decompondo alimentos como proteínas e carboidratos. Por isso, ele desaconselha potencializá-lo com alimentos açucarados, como refrigerantes ou sobremesas. Esta é uma forma de combater a obesidade.
3 – Carne embutida: Um artigo da Organização Mundial da Saúde de 2011 vinculou o consumo de carne vermelha processada ao câncer colorretal. Segundo a mesma organização, é um dos cânceres mais comuns no mundo. Por este motivo, os enchidos não são os mais recomendados para consumo, pois podem condicionar – consoante a entidade – este tipo de situações. Além disso, o excesso de gordura e outras substâncias também podem levar à obesidade.
Ao saber desses tres alimentos que mais afetam a vida, que tal subitituir esses tipos de alimentos por outros mais saudáveis?
Confira: Alimentos que promovem a perda de peso, mesmo em dietas calóricas, mostra estudo